Formação de Professor|Cultura Educacional |Educação E Blog

No princípio, este Blog seria sobre História, Educação, Arte, Ciência e Tecnlogia. Agora é qualquer coisa que a cabeça pensa, o coração sente e os dedos teclam na redondeza e que possa contribuir para a formação do professor no Brasil.

A Mídia Virou Partido, Ou Sempre Foi Assim?

Filed Under Tecnologias da Informação e Comunicação | Posted on Setembro 8, 2009



A Mídia Virou Partido, Ou Sempre Foi Assim?

 

 

midia-politica.jpgUm exercício de aprendizado interessante hoje em dia é analisar como a Mídia no Brasil vem se comportando na formatação da cultura, política e economia brasileira. Lembro-me de uma professora, no primeiro ano do Curso de Licenciatura em História, que dizia de sua indignação com o “Plin Plin” da Rede Globo de Televisão. Justamente no momento do ouvinte expectador poder pensar na notícia, vinha o tal “Plin Plin”, produzindo sua distração.

 

Uma idéia fundamental para se pensar os meios de comunicação e como eles decidem o que veicular é sempre encará-los, ou seja, tomar o que dizem e como dizem, como suspeito. Sim, suspeito, pois a notícia é uma produção como qualquer outra mercadoria no sistema capitalista. Ela tem um produtor empresário e é veiculada para se ganhar dinheiro, de alguma forma que seja. Aprendemos isso na universidade, não é? Imagino que uma parte de quem fez curso superior sim, para ser um pouco otimista. Mas a grande maioria da população, sem grau de escolaridade superior, não. Muitos, talvez milhões tomam a notícia, principalmente aquela veiculada no Jornal Nacional, como uma verdade absoluta.

 

Não seria isto um ótimo objeto temático para alfabetizar crianças, de norte a sul, leste a oeste do nosso país? Ou seja, começar na infância uma problematização da maior fonte de informações do Brasil, que é a televisão?

 

Tenho duas indicações para o leitor continuar pensando no assunto (feitas pelos amigos Carlos e Clemilda e pelo primo José Luiz).

 

Primeiro, a matéria CADA UM CONTA O QUE QUER CONTAR, do Diogo Moyses, de São Paulo. Fala sobre as comemorações do aniversário da Rede Globo, o que se comemorou e o que deixou de comemorar.

 

Segundo, um texto do Emiliano José, da Carta Capital, intitulado ELEIÇÕES E MÍDIA, TUDO A VER. Uma proveitosa leitura dos últimos fatos midiáticos brasileiros, referentes à política, petróleo e outros. Vale a pena ler.

 

Deste último, nasceu a idéia do título deste post. Afinal, para você leitor, a Mídia virou partido?



Share This

34 Responses to “A Mídia Virou Partido, Ou Sempre Foi Assim?”

  1. Anonimo on Setembro 9th, 2009 6:28

    Ficamos sempre assim: o Brasil é um dos países mais corruptos da face da terra e ninguém que assina liberação de verba deixa de ter diploma de nível superior, mas tudo fica justificado como se as nossas crianças já nascessem roubando chupeta no bercário. No post acima fica indicado que o ponto é a forma superior de tais, os quais ante o desespero para ter diploma são capazes até de fraudar conceitos, mas são as nossas crianças quem fica como precisando de ¨correções¨.

  2. Lorraine Cristina on Setembro 17th, 2009 9:48

    Realmente muitas pessoas tomam como verdade absoluta todas as informações que a mídia transmite. Por exemplo, num dia a mídia fala que leite de saquinho faz mal e consequentemente muitas pessoas tomam como fato e passam a não tomar o leite de saquinho, aí depois a mídia diz que não, que “descobriram” que o leite de saquinho faz é muito bem pra saúde, dessa forma a população que acredita em tudo que a mídia fala passa a tomar o leite de saquinho novamente e assim por diante. Portanto a mídia sempre foi assim, concerteza, e é tudo jogo de interesse que visa apenas o lucro enfatizando as informações que geram ibope, não preocupam dessa forma com o repasse de informações que sejam realmente proveitosas e que contribuam com a formação de um índivíduo. Apesar que existe sim, alguns programas voltados para a educação, mas qual é o horário destinado a esses tipos de programas? Claro que não são naqueles horários nobres em que a audiência é maior né.

  3. Pollyanna Ferreira on Setembro 17th, 2009 9:59

    Um aprendizado hoje em dia é analisar como a Mídia no Brasil vem se comportando na formatação da cultura, educação, política e economia brasileira. A televisão como instrumento de comunicação deveria orientar os telespectadores e não torna-los alienados.Mas a mídia em geral abrange todas as formas de persuasão, ou seja,utilizam uma estratégia de comunicação com recursos lógico-racionais ou simbólicos para induzir alguém a aceitar uma idéia, uma atitude, ou realizar uma ação. Portanto, é necessário que os índividuos que se orientam pela mídia sejam mais seletivos as informações.

  4. Isabella Oliveira on Setembro 17th, 2009 10:50

    A mídia tem o dever de manter a população informada dos acontecimentos no mundo. Mas, a população não deve se submeter e crer em tudo que a mídia traz. As pessoas devem ter atitudes críticas e absorver somente aquilo que convém. Porém, o que ocorre é a mídia distorcendo os fatos e os descrevendo incompletos, para talvez assim ter uma maior audiência do que a emissora concorrente, e a vítima de tudo isso é a população que aceita os fatos e os encara como realidade.

  5. Gisele Gesser on Setembro 17th, 2009 11:35

    Vivenciamos tempos em que a mídia se preocupa apenas em vender notícias, quer apenas veicular aos telespectadores aquilo que vai lhes gerar lucros. Não importa se é um jornal ou uma telenovela, sempre há uma mensagem mascarada induzindo o telespectador a agir de forma como a mídia quer, ou seja, faz com que as pessoas sigam partidos, modas , tendências sem que elas mesmas percebam. Isso não quer dizer que tenhamos que deixar de assistir a televisão,ler um jornal ou uma revista, mas sim, saber distinguir toda a informação que nos é passada e refletir sobre ela e, só assim, saberemos no que acreditar, confiar e formar opinião sobre determinado assunto.

  6. Kelliany Duarte da Fonseca on Setembro 17th, 2009 12:02

    A mídia passa as informações,ao leitor, da forma que ela quer passar, sempre visando lucros. Não importa de que maneira seja, se é nos jornais, em algum programa interativo ou mesmo em uma novela que chame a atenção das pessoas. O que importa não se o público esteja absorvendo tais informações, mas que todos possam assistir, o programa e aumentar o ibop da emissora cada vez mais.

  7. Raphael U. on Setembro 17th, 2009 12:11

    É fato que muitas das ínformações que se encontram na mídia são contadas com um interesse da rede de televisão a apresenta-la, e por isso pode omitir ou ate mesmo inventar alguns pontos da notícia.
    Por ai mostra o poder da mídia, o que realmente é muito preocupante já que as informações de um telejornal muitas vezes são assistidas por crianças e adolescentes que estão em processo de formação de conhecimento e opiniões. E atualmente tem se falado muito na utilização do cotidiano do aluno para explicar o conteúdo, dessa forma, caberia ao professor ser o intermediador dessas informações, levando-as e apresentando-as como de fato são, tentando amenizar o poder da mídia na manipulação e até mesmo discutir as diferentes interpretações de uma mesma notícia, o que mais uma vez mostra a importância da educação. A escrevi um comentário muito maior mas parece que foi cesurado de forma indireta ja que o sistema não aceitava o envio.

  8. Marcella Paranhos on Setembro 17th, 2009 12:15

    A mídia nos dá informações do mundo inteiro. Sem ela, estaríamos perdidos sobre o que está acontecendo ao nosso redor. Porém,atrás dela têm-se um governo capitalista e por isso ela nos transmite ideias como lhe for conveniente.

  9. Naim Ferreira on Setembro 18th, 2009 14:33

    Realmente hoje em dia, para certa parte da população que percebe tal problema, é um fato inegável que os meios de comunicação, as mídias, dominam e controlam como e de que maneira as informações serão transmitidas ao povo, fazendo estes acreditarem talvez em algo que não seja a plena verdade, pois em muitas ocasiões ocultam fatos que podem alterar o modo de como tais informações são vistas pela sociedade.

  10. Aline Lins on Setembro 20th, 2009 12:56

    A mídia hoje é uma ‘formadora de opiniões’.
    Está aliada ao discurso capitalista e conforme este as infomeções são repassadas a população.
    De fato, nos resolvem muitas dúvidas e esclarecem fatos, mas ao mesmo tempo isso acontece de acordo com o interesse que envolve a situação. É necessário analisarmos criticamente tudo que nos é informado.

  11. Camila Bretas on Setembro 21st, 2009 9:13

    A mídia tem o papel de trazer informações para a população de uma maneira mais rápida. Muitas vezes as informações trazidas são totalmente reais e verdadeiras. Porém algumas vezes essas notícias são distorcidas de modo que traga maior audiência.
    Porém o fato de a mídia influenciar na opinião das pessoas, as vezes pode ser culpa do próprio telespectador que assiste aquela notícia e acredita fielmente no que é dito, ao invés de investigar ou procurar saber mais sobre aquele assunto.
    Portanto é necessário que tenhamos um olhar crítico sobre tudo o que é nos passado.

  12. Daniela Fernandes Albernaz on Setembro 21st, 2009 10:15

    Para mim, o ponto mais importante na questão das mídias é que a televisão, ao invés de trazer conhecimentos de real importância para a vida das pessoas, na maioria das vezes, as tornam alienadas. Ao assistir um noticiário ou uma reportagem na televisão, os telespectadores devem ter um pré conhecimento sobre o assunto e deve ser capaz de tirar suas próprias conclusões a partir do que está sendo mostrado na TV. Mas, na maior parte das vezes o que acontece é justamente o contrário, a grande maioria das pessoas recebem a noticia e a entendem da forma que a TV quer que elas entendam; não há nenhum processo de formulação de ideias ou opniões acerca do determinado assunto. Na minha opnião, a mídia sempre foi um partido, tentando promover as idéias que a própria mídia quer que circule entre seus telespectadores. Mas não podemos simplesmente ignorar a importancias das midias em nossas vidas, pois se ela for interpretada de maneira correta pelas pessoas, ela passa a ser uma importante ferramenta na construção de conhecimentos. Isso deve ficar claro: a mídias deve auxiliar na CONSTRUÇÃO do conhecimento.

  13. Tharlianne Alici on Setembro 21st, 2009 10:48

    As normas comportamentais de quase toda a sociedade é ditada pelos meios de comunicação. A mídia divulga um mundo sem limites e valores bem diferentes dos que nos foram passados. Os nossos filhos já vêm com uma cabeça aberta para as mudanças, para os novos paradigmas. O que para os adultos é difícil, para eles é normal. Muitas pessoas absorvem tudo o que é passado na TV, sem pensar no que é certo ou no que é errado. Por isso, o papel da escola é muito importante na orientação das pessoas e, principalmente das crianças. Por outro lado, a midia pode ajudar tbem na formação de opinião das pessoas, e quando age dessa forma, a mídia tem um papel importantíssimo na sociedade.

  14. Camila Cardoso on Setembro 22nd, 2009 18:51

    Infelizmente como comentado no pequeno texto acima, existem pessoas que não conseguem “filtrar” a verdadeira notícia! Sendo assim essa notícia será vendida, aceitada e interpretada, na maioria das vezes na forma como for passada com sensacionalismo, visando seus lucros… seus interesses capitalistas! Porém o maior problema encontrado é o na formação das crianças que tendo acesso e esse meio de comunicação, fazem dele um meio para “obtenção de informação”, gerando novamente o problema na falta de interpretação não só das notícias mas também de toda programação fornecida pela televisão! Sendo assim o papel da mídia tornasse contrário ao de instruir, e auxiliar na formaçã de opniões sem persuasão, conseguindo levar ao telespectador a informação necessária!

  15. Drielly Rúbia da Silva on Setembro 24th, 2009 9:57

    Acredito que sempre foi assim, e acredito também que para mudar esta realidade os docentes terão que estarem dispostos a lutar contra uma ideologia já impregnada no modo de vida de muitas pessoas!Porque atualmente a televisão, a internet,são os meios de veiculação de notícias mais comuns,utilizads por todos.Em mundo de pressa,tempo significa dinheiro!Assim uma notícia curta e grossa, um comercial rápido e ao mesmo tempo envolvente representam quase que um pote de ouro para quem o produz,em compensação, os destinatário paga por ela,com sua inteligência superficial, e seus pensamentos consumistas supérfluos.
    E não adianta negar,que não se faz parte desta camada,qum nunca abriu a página do “G1″logo pela manhã,para “tentar”ficar por dentro de algusn acontecimentos?Quem nunca pensou em ter umm celular,ou um shampoo da propaganda que assistiu no horário do almoço?Claro é isto que “eles” querem , e respondemos sim, sem muita insistência , a participarmos desse clã organizado que ganha cada vez mais coadjuvantes…
    Futuros docentes, o convite esta aberto, será que somos capazes de desmistificar as “edições” da Mídia?Porque a chave das resposta está aí, em desmistificar as chamadas”edições globais” que a todo momento um “ex-BBB”nos indicam: “não sei o que pensam ,não sei como as edições me mostraram”!Assim termino minha opinião declarando,vamos mostrar em nosso trabalho pedagógico o que as chamadas “Edições” são capazes de fazer com nossas ingênuas cabecinhas se não trabalharmos desde agora nosso “filtro futilidade”.

  16. Ebenézer Rodrigues on Setembro 24th, 2009 12:20

    Realmente tem que se avaliar o que se deve ou não acreditar do que é veiculado como notícia na mídia. Crer fielmente que tudo que se informa é a verdade, acaba por moldar o pensamento e até mesmo atitudes na sociedade. É necessário ser crítico e discernir o que é notícia, merchandisinge manipulação, Para ver no que estes fatos podem nos induzir. Na verdade é preciso estar atento pra não ser mais uma vítima hipnotizada pelo “plin-plin”.

  17. Roseli F. Silva on Setembro 25th, 2009 10:32

    Concordo plenamente, é preciso avaliar o conteúdo transmitido como notícias pela mídia e não acreditar piamente nas informações que chegam aos telespectadores, pois essa crença em uma notícia como verdade absoluta, gera alienação e coloca a população aos moldes sociais ideais para a mídia, que consegue “vender seu peixe”, através da indução dos fatos evidenciados, onde as pessoas absorvem os fatos sem formarem opinião e/ou visão crítica. Acredito que uma visão critica e clara do que é passado pelos meios de comunicação, auxiliam os indivíduos a separar notícia de merchandising, sendo assim a mídia terá importante papel no que se refere a formar opinião e construir conhecimento, no entanto é preciso que seja interpretada corretamente pelas pessoas e é neste ponto que a escola deve atuar orientando crianças e jovens a absorver apenas o que é importante.

  18. Claudiane C.Garcia on Setembro 27th, 2009 13:57

    Mídia, comunicação e educação tudo depende da forma que as aceitamos e nossa vida, eles são importantes?Sim!Possuem informações falsas ou verdadeiras?As duas coisas!Servem a benefícios do povo ou dos políticos e empresários?Temos mesmo é aprender a filtrar tudo que é informação, tudo que é cultura….,e ainda ensinar aos nossos filhos,cabe a todos estar atentos.

  19. Geisianne Barra de Aquino on Outubro 2nd, 2009 7:07

    À mídia, como um meio de comunicação, tem o poder de dividir à opinião pública, causado um impacto nos cidadãos com suas divugações, mas, por outro lado, tem auxiliado nas notícias que ocorrem a nossa volta. Tal como a política, a mídia, no entanto, precisa construir credibilidade e legitimidade social. Para que suas notícias possa atingir o povo e causar um impacto social.

  20. Carlos Rodrigues on Novembro 18th, 2009 17:33

    A verdade, é que sabemos que a mídia é uma grande manipuladora, essa manipulação ocorre de forma bem discreta, como uma fina camada de mangeita em um pedaço de pão. Muitas informações que presenciamos na tv, radio, internet e jornais têm na maioria das vezes um objetivo bem simples, mas com um pouco de reflexâo podem se tornar bem peculiar. O capitalismo é um dos maiores responsáveis por esse comportamento (manipulação)e a mídia com certeza influência de forma concreta o pensamento da sociedade, principalmente na hora de votar que é considerada uma das maiores atitudes democráticas.

  21. Danilo Dias da Silva on Dezembro 7th, 2009 14:44

    acredito que a mídia é contorlada pela a lei do capitalismo, sempre controlando e modificando informações para que o publico, que somos todos nós, receba somente o que a mídia acredita que é necessario, a grande culpa disso é nossa por não fazer nada e continuar a seguilas

  22. Kelliany Duarte da Fonseca on Dezembro 8th, 2009 21:12

    A mídia é muito importante para levar informações até as pessoas, mas acredito que ela é crontolada por certas pessoas que permitem que passem apenas o que elas querem.

  23. Ingrid Becker on Dezembro 8th, 2009 22:35

    A televisão sempre mostra apenas o que melhor lhe convém, com o poder de endeuzar e destruir qualquer ser humano. É a televisão aberta, a grande poderosa e disseminadora de ideias, muitas perversas, como a ideia de que as mulheres tem que ser magras para serem felizes.
    O plin-plin tem o poder de fazer lavagem cerebral em todos nós, com os seus programas mais inocentes, e muitos nem se dão conta.

  24. Denise Rodrigues on Dezembro 8th, 2009 22:40

    A mídia hoje é uma molda as pessoas quanto suas opinioes, e tem grande influencia sobre isto.
    As pessoas em muitos casos vê apenas o que
    convem ao tranmissor da noticia, estando alienado ao restante que ocorre por tras de determinado assunto. e o capitalsimo tambem possui influencia sobr isto. É necessário que nalisemos criticamente tudo que nos é informado.

  25. Ana Carla on Dezembro 8th, 2009 22:57

    É necessário avaliar aquilo que é mostrado. Mas também não quer dizer que tudo seja de má qualidade, cabe a todos saber discernir o que é realmente útil e que tenha fundamentação válida. É imprescindível verificar o que está sendo considerado para que não sejamos vitimas de manipulação, ou de interesses de poucos que não se preocupam com o bem estar da sociedade e com a evolução desta para uma realidade com verdades.

  26. Edvaldo Neto on Dezembro 9th, 2009 14:42

    A mídia tem fundamental importancia seja ela no quesito influenciadora ou não.
    De fato, as emissoras de televisão estam pouco importando ao que passa ao telespectador, por isso é julgada como influenciadora. Ainda assim, a midia é importante, pois passa em tempo real o que se passa no mundo.

  27. Natália Alves on Dezembro 10th, 2009 6:39

    A mídia em países em desenvolvimento é uma grande fonte de manipulação, primeiramente a população tem pouco estudado, mas também conseguem transmitir informação que nem sempre são reais em uma veracidade que todos acabam por acreditar. O que pode fazer é trabalhar em sala de aula estas informações de forma correta, para que isto seja levado para o cotidiano e percebam que nem sempre a mídia é a melhor forma de informação.

  28. Guilherme F. Dias on Dezembro 10th, 2009 13:44

    Eu enxergo a mídia como um forte instrumento do mundo capitalista. Concordo que ela que ela é muito influente, que ela torna as pessoas alienadas, principalmente as de menos escolaridade, mas acredito que isso tudo é resultado de uma política capitalista, de uma política que não dá a mínima para a população…e a mídia acaba por ser apenas mais um instrumento desse sistema.

  29. Lucas de Assis on Dezembro 11th, 2009 21:13

    As informções transmitidas pela mídia devem ser analisadas pelo público(telespectadores), como muitos comentários relatam, pois nem tudo é realmente verdadeiro. O público se torna alvo desse mundo capitalista, somente “vemos” o que “eles” querem.

  30. Ludmila Fonseca on Dezembro 12th, 2009 17:55

    A mídia é a cada dia que passa um instrumento mais forte de persuasão entre as classes. O público é quase que manipulado pela mesma, no sentido do que a mesma julga ser mais coerente ou não, certo ou errado, diante diferentes temas. Com isso, a população deve se conscientizar e procurar não se deixar levar por essas imposições fortemente e implicitamente colocadas pelas mídias.Vivemos num livre arbitrio de idéias e pensamentos.

  31. thatyana guimaraes on Dezembro 20th, 2009 19:42

    o uso da midia, tv, radio, internet e etc na era da tecnologia, e explorada de uma forma que usa esses instrumentos para manipulaçao de noticias muitas vezes, nao condizendo com o verdadeiro sentido dos instrumentos de comunicaçao, de informar e nao invertar noticias….

  32. Victor Borges Rezende on Dezembro 21st, 2009 13:19

    Ótimos textos que me fez realmente pensar nos resultados que as notícias “produzidas” ou “criadas” pela televisão podem acarretar.
    Como comentado, quem já fez ou esta fazendo um curso superior consegue fazer uma distinção de uma notícia puramente mercadológica, que tem o objetivo de desvincular suas opiniões e direcioná-las de uma sem tais propósitos. Como grande parte da população brasileira é leiga neste aspecto, quanto mais influente for uma emissora de televisão, mais suas ideias serão aceitas e formadoras de opinião, interferindo diretamente na cultura, esporte, saúde, e principalme na política. Não seria um absurdo, então, dizer que num país tão corrupto como o Brasil, as emissoras simplismente elegem quem elas querem, ou melhor, quem pagar mais.

  33. Fábio Souto on Agosto 11th, 2010 20:28

    A televisão não serve como um meio informativo, muito menos educativo. E tem gente aí dizendo que vivemos em uma era da informação etc e tal… Mas quando olhamos mais de perto para a qualidade desta informação, a coisa toda se dismistifica. Quando resolvemos falar mais seriamente sobre o assunto e leventar questões sobre a qualidade da informação veiculada pela televisão, as pessoas já não sabem mais o que dizer. Elas estão quase sempre repetindo os mesmos clichês que ouviram na TV. A verdade é que estas afirmações, de que estamos progredindo através da tecnologia e em particular dos meios de comunicação, são feitas sem nenhuma propriedade. Geralmente são feitas por pessoas que “se dão bem” com esses meios de alguma forma. Por um lado vem a publicidade que gasta horrores de dinheiro em pesquisas anuais para compreender o comportamento das pessoas, seus hábitos psicológicos, as novas tendências etc. para poder tornar os anúncios mais atrativos, e, em compensação, acaba lucrando muito mais do que gastou quando estas pesquisas atingem a forma de anúncio e são propagadas pela mídia. Por outro lado vem o espectador que está sendo constantemente estimulado com as bobagens sensacionalistas. Neste caso ele “se dá bem” porque serve para ele como um bom anestésico que anula os sentimentos ruins de solidão e os problemas do cotidiano, crise no relacionamento etc. Em ambos os casos (tanto do espectador em estado de sonolência quanto do profissional em publicidade com suas ambições doentias) não podem dar opiniões porque ambos estão condicionados por uma coisa ou outra. Estas pessoas não são capazes de ter uma visão imparcial da realidade pois estão fragmentadas e isoladas com suas tendências.

  34. Fábio Souto on Agosto 11th, 2010 20:40

    (continuando o último comentário) Vamos então falar da qualidade? Para começar vamos atacar os “”"noticiários”"” (com muitas aspas) : estes jornalecos da televisão estão inseridos em um sanduiche de bobagens: primeiro vem o desenho do pica-pau, depois o “jornal”, e depois um drama ou programa de piadas, o futebol etc. Dessa forma, por mais relevantes que sejam as notícias, elas acabam perdendo o rigor, acabam se tornando mais uma forma de entretenimento no meio desse circo. O problema ainda é que as notícias nunca são relevantes. É sempre uma sequencia de sensacionalismos por 15 minutos - para deixar o espectador emocionado e cativo - e mais alguns fragmentos informativos que acabam sendo incorporados pela audiência. Não há espaço para reflexão, portanto a informação DEVE ser incorporada da forma como é apresentada e nunca questionada. E para isso é feito um bombardeamento de fatos, imagens, pessoas falando sem parar, mas sem nenhum espírito. É disso que se orgulham os entusiastas da bendita era da informação? O espaço para democracia foi completamente destruído para gerar maiores lucros à emissora capitalista. Agora tudo funciona às ordens do capitalismo desenfreado. Neste contexto, todo o bom-senso é atropelado pela ambição de gerar maiores audiências e lucros, daí tudo é válido, e a baixaria é bem vinda também, pois o público gosta de baixarias. A violência, por exemplo, tem se tornado um ingrediente indispensável em todos os programas da TV, até mesmo os noticiários. Perceba que muitas vezes o apresentador segue mostrando cenas de violência e tumulto, sempre fazendo comentários sensacionalistas - e muitas vezes individualistas -, mas nunca toca algum ponto substancial, um assunto relevante, de forma séria e imparcial. As pessoas vão gostando disso tudo, incorporando a violência toda, inclusive começam a gostar da personalidade do apresentador, formam um laço de apego com o programa e perdem toda a capacidade e vontade de criticar o que vêem. Enfim perdem a noção da realidade. A final, televisão é um espetáculo para desvirtuar o público da realidade e portanto perde toda a qualidade de ferramenta para se fazer democracia.

Deixe seu comentário




Close
E-mail It