Formação de Professor|Cultura Educacional |Educação E Blog

No princípio, este Blog seria sobre História, Educação, Arte, Ciência e Tecnlogia. Agora é qualquer coisa que a cabeça pensa, o coração sente e os dedos teclam na redondeza e que possa contribuir para a formação do professor no Brasil.

Greve De Professores Em Minas Gerais

Filed Under Púlpito | Posted on Abril 19, 2010

Greve De Professores Em Minas Gerais

Ao ver o vídeo abaixo, lembrei-me de quando fui professor em Escola Pública, em Uberlândia, Minas Gerais. Lembrei, também, de um outro tempo anterior, em 1979, enquanto aluno de escola pública, presenciei um movimento grevista muito forte dos professores de Minas.

Publico aqui no Blog esse vídeo, na intenção de saudar os professores da Rede estadual de Minas Gerais, apoiando-os pela luta digna de um salário decente e justo ao profissional da Educação.



Share This

Se voce eh novo(a) aqui, inscreva-se ao meu RSS feed. Obrigado pela visita!

175 Responses to “Greve De Professores Em Minas Gerais”

  1. Mainy on Abril 20th, 2010 11:52

    Com certeza é um direito dos professores fazer greves, para conceguir ter seu sálario merecido,porém acho injustiça com os alunos que estão se preparando para o vestibular. O Governo de Minas não tem VERGONHA dessa greve absurda ?
    Depois querem fazer pesquisas e apontar que o índice de ecucação está baixo ! resiltado:NÃO ESTAMOS TENDO AULA, POIS O GOVERNO PAGA MUITO MAL AOS PROFESSORES! ATE ONDE ESSA IRREGULARIDADE VAI ?

  2. Marlene Vasconcelos Gomes on Abril 20th, 2010 22:04

    Gostaria que o governador se manifestasse o quanto antes pois é uma vergonha termos que fazer greve para reivindicar nossos direitos. Será que ele não teve uma professora que o ensinasse? não tem memória pois se esqueceu que alguém o ensinou um dia, espero que se lembre das suas professoras ao longo do tempo em que estudou e as valorizem. É um absurdo!!!!!!

  3. Luna on Abril 26th, 2010 9:43

    Fora de Minas, as pessoas acham que está tudo bem, que “Minas Avança”. Agora me diga se tem como um estado ou uma nação avançar pagando um salário de fome para seus profissionais de educação?

  4. Givanildo on Abril 26th, 2010 11:40

    Sou professor de Filosofia, iniciante na rede estadual, que bom que o Brasil, agora, tem uma lei obrigando o ensino de Filosofia, bom para sermos mais críticos e ousados, coisa que não falta na quase totalidades da classe dos professores, pois, já são muitos anos de descaso com nossa classe, já chegamos ao limite da paciência, não dá mais para ficar sem indignar e criticar as políticas mesquinhas dos governantes frente a educação. É hora de fazer valer os nossos direitos.

  5. Maria Inês Garcez Fonseca on Abril 27th, 2010 8:00

    É uma vergonha o governo mineiro pressionar o povo do jeito que faz. Nós, os professores temos sido suas vítimas.
    A mais nova modalide de repressão é via prefeitura.
    É uma vergonha que os prefeitos e o governador de Minas não queiram o dinheiro do governo federal e nos prejudiquem tanto.Eles não cumprem a Lei, mas terão o que merecem, mais cedo ou mais tarde.

  6. Lya on Abril 27th, 2010 18:31

    É algo intolerável tamanho descaso com a educação do nosso país… Cadê a ação daqueles governantes que dizem não existir indice de analfabetismo no Brasil e estão todos pela Educação…. Será que ocorreu algum óbito nas lembranças daqueles ao que diz respeito a esse assunto… Ou será apenas utopia acreditar na profissão de professor? Qual a certeza de um progresso pra todos real?…..

  7. gleice on Abril 27th, 2010 20:17

    Sou professora e vesti a camisa, aderi a greve e não abro mão de meu direito, é agora ou nunca, chega de desrespeito e desvalorização, vamos derrubar esta corja. Estamos lutando pelo que é justo, e o justo não deve perder.

  8. Fernando on Abril 27th, 2010 21:52

    Esse governo desse cheirador de cocaina do Aécio é uma vergonha completa. Os professores da rede estadual estão mais do que certos.

    Não recebem nada, eu como estagiário de Engenharia ganhava mais do que os professores trabalhando a metade do tempo em que eles trabalham. Além disso, os alunos da rede estadual e municipal não aprendem absolutamente nada, essa história de se preparar para o vestibular é pura balela.

    O abismo existente entre os alunos da rede pública(estadual/municipal) e da rede particular é enorme. Só observar como são preenchidos os bancos das universidade federais. Praticamente 0% dos alunos são oriundos de instituições públicas municipais e estaduais. Falei 0%, pois devem existir guerreiros que conseguem sobreviver a esse massacre de descaso do governo estadual e federal com a educação.

    FORA AÉCIO ANASTASIA E TODA SUA CORJA DE POLÍTICOS CORRUPTOS. TORÇO PRA QUE TODOS OS POLíTICOS DO BRASIL MORRRAM QUEIMADOS NO INFERNO APESAR DE ACREDITAR QUE O DIABO NÃO OS ACEITARÁ

    SEM MAIS

    abrs
    Fernando

  9. Geraldo César M. Pedroso on Abril 28th, 2010 1:37

    Professores não devemos desistir da nossa luta pela implementação do piso salarial, mesmo que a secretária de educação já começou ameaçar com o corte do pagamento. Agora ou nunca! Precisamos resgatar a nossa dignidade e não devemos esquecer que a greve é legal e amparada pela lei.

  10. profalberico@yahoo.com.br on Abril 28th, 2010 9:04

    OLÁ PESSOAL. NÃO VAMOS DEIXAR QUE OS BOATOS ENFRAQUEÇAM NOSSO MOVIMENTO, VAMOS NOS INFORMAR SOBRE NOSSOS DIREITOS CONSTITUCIONAIS. UM ABSURDO A SEE RESPONSABILIZAR OS DIRETORES DAS SREs POR CONTRATAÇÃO. SERÁ QUE ALGUNS DELES TERÃO CORAGEM DE ASSUMIR JUDICIALMENTE UM ATO INCONSTITUCIONAL?
    VAMOS NOS MANTER UNIDOS, NADA DE AGRESSÕES, SIM AOS ATOS PÚBLICOS DE ESCLARECIMENTO ‘A POPULAÇÃO E OLHO VIVO NOS SERVIDORES QUE TENTAREM DESRREIPEITAR A CONSTITUIÇÃO FEDERAL. ABRAÇO.

  11. Ana Paula on Abril 29th, 2010 9:44

    Não é hora de parar!!!!!!!!!!

  12. Geraldo César M. Pedroso on Abril 29th, 2010 11:41

    cesinhapedroso@yahoo.com.br
    É AGORA OU NUNCA!
    Não vamos recuar, vamos ocupar as SREs, e mostrar para nossos alunos o que é cidadânia.
    Vamos até a vitòria e todos hoje na Assembléia às 14:00 hs no pátio da ALMG.

  13. Liza Maria da Silveira on Abril 30th, 2010 11:41

    Estou indignada com o salário dos professores de MG, imaginei que eles recebiam pouco, mas não tão pouco assim. É vergonhoso o governador Aécio Neves fazer tanta propaganda sobre seu governo,pura enganação.Todos os brasileiros devem saber que ele é um grande corrupto,falso,mentiroso,que está ferindo a constituição brasileira.FORA AÉCIO!!!!!

  14. Priscila on Abril 30th, 2010 12:36

    O Governo de Minas já começou a cortar os salários dos professores que continuam em greve, inclusive com ameaça de dispensa dos designados. Cadê a lei que garante o direito à greve? Isso é um absurdo!
    O que eles acham que irão conseguir assim? Nossos votos eu garanto que eles não conseguirão.

  15. Geraldo César M. Pedroso on Abril 30th, 2010 13:37

    Priscila, os salários não estão sendo cortados, estão só ameaçando, precisamos nos informar melhor em relação aos fatos. Ontem cerca de 10.000 pessoas participaram do ato público na Praça 7, acho que as ameaças saíram pela culatra, pois muitas escolas que não tinham aderido a greve agora aderiram. Vamos pra luta e até a vitória!!!!

  16. DamodaraVargas on Abril 30th, 2010 14:45

    Eu acho um absurdo essa greve, oqe adianta fazer greve se depois vai ter qe repor, nos sabados e férias. Eu acho qe é um direito dos professores terem um salário melhor, mas tb acho um direito dos alunos não concordarem com isso, pois os prejudicarão e ainda vão tirar o melhor dia da semana deles o “sabádo” fala sério ! Governador aumenta logo esse saláriio poxa !!

  17. DamodaraVargas on Abril 30th, 2010 14:56

    Imaginem so se todos os trabalhadores da POLÍTICA parassem pra fazer greve? Eu tenho certeza qe os trabalhadores da POLÍTICA nunca fariam greve, pois recebem muito mais do qe qualquer outro trabalhador (( pois roubam o dinheiro do povoo ))
    Se os médicos de hospitais públicos tb resolvessem entrar de greveee, oqe aconteceria?Isso aconteceria, pois eles ñ podem roubar o dinheiro do povo…
    Eu acho um direito dos professores fazerem essa greveee, mas porque ninguém em uma hora dessas podem pensar no nosso futuro, se a gente não poder ir pra escola, talvez muitos alunos desistam de estudar, e ai vão faltar trabalhadores no futuro, pensem bem nisso !!

  18. professora on Abril 30th, 2010 15:07

    As ameaças continuam nas escolas. Professores, não voltem agora! Vamos colocar os pais nas ruas.

    Professores desempregados, não aceitem cargos designados para substituir professores em greve!

    Vamos nos unir moralmente tambem!

  19. Adriana on Abril 30th, 2010 18:40

    É um absurdo alunos e pais ficarem contra os professores neste momento, pensem pois vocês estão sendo tão egoistas em pensar somente no prejuizo escolar dos alunos. Os profissionais da educação já estão sendo humilhados e massacrados há tempo. Não tem plano de saúde, não possui tramporte mesmo se o escolar público passa na porta eles são proibidos de usar, a meranda na escola também somos proibidos de consumi-la, os equipamentos,os materiais das escolas quase em geral estão danificados ou ultrapassados, com o baixo salário temos que gastar com materiais atrativos, motivadores para alunos que não querem estudar e ainda ser humilhados pela clientela que não possui nenhum respeito pelo seu semelhante.

  20. Júnior on Abril 30th, 2010 19:19

    Temos que continuar!!! Não podemos permitir que os governantes nos manipulem- cortam o dia de uns e outros não para que haja desentendimento em nossa classe- a nossa briga é contra a injustiça. Só conseguiremos com a união de todos. Pais e alunos, não pensem apenas no ano atual, vejam o sucateamento da rede estadual de ensino. Como ficará daqui a alguns anos? Venham com a gente lutar contra estatísticas forjadas e buscar uma educação de qualidade…

  21. ALBERICO MARQUES GARCIA on Abril 30th, 2010 19:32

    OLÁ PESSOAL??? NADA DE PÂNICO COM OS “OFÍCIOS” DA SEE. VIRAM O ÚLTIMO? A SECRETÁRIA NEM ASSINOU MANDOU OUTRA PESSOA FAZÊ-LO. QUE COISA EM GENTE? OLHO VIVO EM NOSSOS DIREITOS. NADA DE IMAGEM DE “COITADOS”. SOMOS PESSOAS PREPARADAS E MERECEMOS SALÁRIOS DÍGNOS. É HORA DE MOSTRAR AO GOVERNO QUE ENSINAMOS O CUMPRIMENTO DA CONSTITUIÇÃO NA TEORIA E NA PRÁTICA. NADA DE VOLTA. “UNIDOS PODEREMOS PERDER SEPARADOS JÁ ESTAMOS PERDIDOS”.ABRAÇOS E VAMOS ‘A LUTA.

  22. Fernando on Abril 30th, 2010 23:19

    Isso ai pessoal, a GREVE DEVE CONTINUAR até que a situação melhore!
    Penso que o movimento deveria ser integrado, realizando-se greves nas redes estaduais, municipais e federais.

    Além disso, penso que os PROFESSORES NÃO DEVEM voltar até a situação melhorar de forma geral, ou seja, melhores salários, um plano de carreira decente, boas condições de trabalho.

    Penso que esses pais e alunos que tão reclamando, deveriam ao invés de irem contra os professores e o movimento, deveriam ir contra esse governo de merda que está ferrando o país e a educação. Não sei porque a maioria briga tanto pelo fim da greve, pois os professores só são intimidados pelos alunos, recebem um salário de miséria e não possuem condições de desenvolver um trabalho decente. Pra mim pouco importa se o político é PSDB, PT, PMDB, PFL, PCdoB, P…. são tudo uma cambada de safado que só arrancam o nosso dinheiro.

    Queria ver um político colocando seus filhos em uma escola da rede pública, hahaha essa seria boa. Eles têm tanto dinheiro que nem no Brasil a maioria de seus filhos estudam, pois eles não acreditam na educação, ou quando estudam nesse país, estudam numa escola em que o professor recebe no mínimo 10 vezes mais que um professor da rede pública.

    Na boa, se existisse um político sério no Brasil, aposto que ele não suportaria ficar 1 mês em um ambiente de tanto falcatrua, robalheira e além disso, se esse cara fosse realmente honesto e digno, sairia denunciando esses políticos safados e aproveitadores que só atuam contra eu, contra você, Contra o POVO

    Sinceramente, o que me deixa mais puto são esses vídeozinhos do Governo, isso é uma pilantragem, parece que o Brasil é um país mais sério que a Alemanha, mais rico que os Estados Unidos e mais polido que a França. Brincadeira né…

    Chega dessa imprensa frajuta coagida e comprada pela turma do Aécin cheirador. Itatibaia, rede bobo, jornal estado de binas, zezé perela, tudo farinha podre do mesmo saco de lixo. Vocês se lembram de um matéria que falasse mal do governo de Minas. Sinceramente, eu não me lembro e caso tenha ocorrido, creio que o jornalista foi mandado embora. Quem não se lembra do caso Kajuru no jogo Brasil e Argentina. E por ai vai.

    Acho que as coisas se acertaram no Brasil só quando os brasileiros tão bonzinhos se parecerem um poucos com nossos hermanos da beira do la Plata. A quebradeira não é um dos atos mais bonitos, mas pelo menos é noticiado. Porém, num país em que a imprensa é comprada a preço de banana, não duvido nada que chamariam os grevista de bandidos e prenderiam todo mundo. Porém, o espírito guerreiro dos argentinos é algo de se louvar. O interessante seria se os pais e alunos se aderissem ao movimento e parassem o trânsito de toda a Belo Horizonte,isso seria realmente interessante, sinto muito doa a quem doer mas as pessoas mesquinhas que se sentiriam prejudicadas deveriam sair da bolha em que vivem e perceber que nem tudo nesse país é como em novelas da rede bobo, onde só há dinheiro e diversão.

    Mas uma coisa é certa a GREVE DEVE CONTINUAR e DOA A QUEM DOER!

  23. Patrícia on Maio 1st, 2010 11:18

    Prefeito de Pedro Leopoldo, Marcelo Jerônimo Gonçalves, aquele que saiu de calcinha e sutien no Boi da Manta da cidade, não reconhece os professores como cidadãos de direitos. Finge que não sabe ler e interpreta a lei a revelia.

    Segue abaixo copia da lei.

    Lei nº 11.738/2008
    17/7/2008

    LEI Nº 11.738, DE 16 DE JULHO DE 2008

    DOU 17.07.2008

    Regulamenta a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica.

    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
    Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

    Art. 1º Esta Lei regulamenta o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica a que se refere a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.

    Art. 2º O piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica será de R$ 950,00 (novecentos e cinqüenta reais) mensais, para a formação em nível médio, na modalidade Normal, prevista no art. 62 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
    § 1º O piso salarial profissional nacional é o valor abaixo do qual a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios não poderão fixar o vencimento inicial das Carreiras do magistério público da educação básica, para a jornada de, no máximo, 40 (quarenta) horas semanais.
    § 2º Por profissionais do magistério público da educação básica entendem-se aqueles que desempenham as atividades de docência ou as de suporte pedagógico à docência, isto é, direção ou administração, planejamento, inspeção, supervisão, orientação e coordenação educacionais, exercidas no âmbito das unidades escolares de educação básica, em suas diversas etapas e modalidades, com a formação mínima determinada pela legislação federal de diretrizes e bases da educação nacional.
    § 3º Os vencimentos iniciais referentes às demais jornadas de trabalho serão, no mínimo, proporcionais ao valor mencionado no caput deste artigo.
    § 4º Na composição da jornada de trabalho, observar-se-á o limite máximo de 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos.
    § 5º As disposições relativas ao piso salarial de que trata esta Lei serão aplicadas a todas as aposentadorias e pensões dos profissionais do magistério público da educação básica alcançadas pelo art. 7º da Emenda Constitucional nº 41, de 19 de dezembro de 2003, e pela Emenda Constitucional nº 47, de 5 de julho de 2005.

    Art. 3º O valor de que trata o art. 2º desta Lei passará a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2008, e sua integralização, como vencimento inicial das Carreiras dos profissionais da educação básica pública, pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios será feita de forma progressiva e proporcional, observado o seguinte:
    I - (VETADO);
    II - a partir de 1º de janeiro de 2009, acréscimo de 2/3 (dois terços) da diferença entre o valor referido no art. 2º desta Lei, atualizado na forma do art. 5º desta Lei, e o vencimento inicial da Carreira vigente;
    III - a integralização do valor de que trata o art. 2º desta Lei, atualizado na forma do art. 5º desta Lei, dar-se-á a partir de 1º de janeiro de 2010, com o acréscimo da diferença remanescente.
    § 1º A integralização de que trata o caput deste artigo poderá ser antecipada a qualquer tempo pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
    § 2º Até 31 de dezembro de 2009, admitir-se-á que o piso salarial profissional nacional compreenda vantagens pecuniárias, pagas a qualquer título, nos casos em que a aplicação do disposto neste artigo resulte em valor inferior ao de que trata o art. 2º desta Lei, sendo resguardadas as vantagens daqueles que percebam valores acima do referido nesta Lei.

    Art. 4º A União deverá complementar, na forma e no limite do disposto no inciso VI do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e em regulamento, a integralização de que trata o art. 3º desta Lei, nos casos em que o ente federativo, a partir da consideração dos recursos constitucionalmente vinculados à educação, não tenha disponibilidade orçamentária para cumprir o valor fixado.
    § 1º O ente federativo deverá justificar sua necessidade e incapacidade, enviando ao Ministério da Educação solicitação fundamentada, acompanhada de planilha de custos comprovando a necessidade da complementação de que trata o caput deste artigo.
    § 2º A União será responsável por cooperar tecnicamente com o ente federativo que não conseguir assegurar o pagamento do piso, de forma a assessorá-lo no planejamento e aperfeiçoamento da aplicação de seus recursos.

    Art. 5º O piso salarial profissional nacional do magistério público da educação básica será atualizado, anualmente, no mês de janeiro, a partir do ano de 2009.
    Parágrafo único. A atualização de que trata o caput deste artigo será calculada utilizando-se o mesmo percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano, definido nacionalmente, nos termos da Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007.

    Art. 6º A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar ou adequar seus Planos de Carreira e Remuneração do Magistério até 31 de dezembro de 2009, tendo em vista o cumprimento do piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, conforme disposto no parágrafo único do art. 206 da Constituição Federal.

    Art. 7º (VETADO)

    Art. 8º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
    Brasília, 16 de julho de 2008; 187º da Independência e 120º da República.

    LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
    Tarso Genro
    Nelson Machado
    Fernando Haddad
    Paulo Bernardo Silva
    José Múcio Monteiro Filho
    José Antonio Dias Toffoli

  24. Elizete Curty Mattedi on Maio 1st, 2010 17:14

    Olá pessoal, pela primeira vez na história de minas vamos conseguir mostrar a esse governo que professor tem seu valor. Já que ele não está acostumado a respeitar leis.Não vamos voltar sem um resposta digna.A escravidão acabou,sem luta não há vitória.

  25. Graça Aguiar on Maio 1st, 2010 17:58

    A quem interessa ter um povo bem educado que não se contenta com esmola, que é cidadão consciente, cobra seus direitos e também fiscaliza a administração dos impostos que paga?
    O salário inicial de um fiscal de rendas categoria 3 - R$ 9.885,40 – o salário inicial de um professor R$ 732,69 no Estado do Rio de Janeiro. O fiscal passa quatro anos na universidade o professor seis anos. Não há mistério, todo salário é compatível com a importância que o serviço tem para o empregador. Arrecadar impostos é importante educação para o povo…
    Não é a greve que vai fazer faltar trabalhadores no futuro, é a qualidade da educação que o poder público vem oferecendo. Não foram os professores que criaram a progressão continuada popularmente conhecida como a aprovação automática ou criaram as faculdades pagou-passou, não basta só ir a escola/faculdade e ter um diploma de conclusão, passando de ano sem domínio das competências e habilidades nenhum aluno vai ter futuro. A ameaça ao futuro da juventude vem do descaso do poder público com a educação, é por isso que o professor ganha mal, afinal para os seus patrões o serviço que ele executa não tem valor.
    O que leva um indivíduo ao magistério e o mantém lá, na atualidade, é a vocação e o desejo de construir uma sociedade mais justa, na qual a dignidade substitua a bolsa família, o cheque-cidadão e tantos outros paliativos criados pelo assistencialismo.
    Logo, logo não haverá professores em greve repondo aulas aos sábados. Os alunos poderão aproveitar toda a semana em casa, pois quem vai querer passar quatro anos em uma universidade fazendo a graduação e depois mais dois anos de licenciatura para ganhar pouco mais de um salário mínimo? Damodara, sabendo disso você quer ser professora?

  26. Graça Aguiar on Maio 1st, 2010 18:06

    Erro de digitação: “Arrecadar impostos é mais importante do que a educar o povo…”

  27. Graça Aguiar on Maio 1st, 2010 21:20

    Falha nossa,erro de digitação: “Arrecadar impostos é mais importante para os governantes do que educar o povo…”

  28. Marcio on Maio 2nd, 2010 11:23

    Fico muito feliz em saber que várias pessoas se sensibilizam com nossa causa e entendem as dificuldades que os professores tem de sobreviver frente a esse vergonhoso salário, e mais importante é pensar nas crianças que serão o futuro do planeta. Se não parar pra pensar e reinvidicar agora essa truculência e exploração nunca se findará. Muito obrigado.

  29. ALBERICO MARQUES GARCIA on Maio 3rd, 2010 13:07

    OLÁ PESSOAL?? BOA SEGUNDA TODOS. VOLTO A COMCLAMAR AO PROFESSORADO QUE NÃO SE DEIXEM ABATER PELAS MENTIRAS E MAROLAS. PROCUREM SEMPRE SEUS DIREITOS LEGAIS. NUNCA ACREDITEM EM SUPOSTOS “SERVIDORES” QUE POR RAZÕES POLÍTICAS PARTIDÁRIAS TENTAM INTIMIDAR OS PROFESSORES. VEJAM O CASO DAS CONTRATAÇÕES. A LIMINAR DO TJMG TÁ AÍ É SÓ LER E EXIGIR SEU CUNPRIMENTO. VEJAM QUE A SEE TENTA BURLAR DE TODO O JEITOA CONSTITUIÇÃO. NÃO PERMITAM. JÁ IMAGINARAM SE EM SALA DE AULA FIZÉSSEMOS ESSA TRUCULÊNCIA? VAMOS MOSTRAR A SEE E SREs QUE CONHECEMOS NOSSOS DIREITOS E NOSSO VALOR. NÃO É HORA DE RECUAR. FIRMES COM FÉ MUITO ESFORÇO. ABRAÇOS A TODOS.

  30. Neide Diniz on Maio 3rd, 2010 18:21

    Não podemos desistir, temos que fortalecer o nosso movimento, principalmente nesse momento político, é agora ou nunca.

  31. Juscelino Cruz on Maio 3rd, 2010 20:10

    MERECE UM DERROTA DIA EM OUTUBRO, VAMOS ORGANIZAR SÃO PAULO E mINAS GERAIS PARA ELEGER CANDIDATO QUE PENSA NA EDUCAÇÃO DA COMO O TODOS, CONDIÇÃO DE SALARIO JUSTO DIGNO PARA OS DOCENTES DOS ESTADOS. VOTE 13 DILMA PARA O BRASIL E O GOVERNADOR DA BASE ALIADA.
    ASS: JUSCELINO CRUZ

  32. Juscelino Cruz on Maio 3rd, 2010 20:13

    TUCANATO SOFISTA

    MERECE UM DERROTA DIA EM OUTUBRO, VAMOS ORGANIZAR SÃO PAULO E mINAS GERAIS PARA ELEGER CANDIDATO QUE PENSA NA EDUCAÇÃO DA COMO O TODOS, CONDIÇÃO DE SALARIO JUSTO DIGNO PARA OS DOCENTES DOS ESTADOS. VOTE 13 DILMA PARA O BRASIL E O GOVERNADOR DA BASE ALIADA.
    ASS: JUSCELINO CRUZ

    jkfilo@hotmail.com

  33. Henrique on Maio 4th, 2010 9:42

    Por que nosso ilustrissimo governador, juntamente com aquele mundo de gente que o auxilia em trabalhos pesadissimos como: puxar saco e beber cafe, nao aceitam viver com o mesmo salario que um professor?

  34. DIVÂNIA SCHUENCK on Maio 4th, 2010 14:37

    OLÁ BRASIL,
    SOU PROFESSORA COM MUITO ORGULHO E AMOR.
    ESTOU EM GREVE DESDE O INÍCIO E SÓ TENHO UM CARGO DE PROFESSORA PORQUE O SALÁRIO É TÃO MISERÁVEL QUE NÃO DÁ PRA PAGAR AS CONTAS NO FIM DO MÊS. O TEMPO QUE ME SOBRA INVISTO SIM EM PROJETOS PESSOAIS, VISANDO A MINHA SATISFAÇÃO COMO SER HUMANO.ESSE É O MELHOR MOMENTO PRA NOSSA CLASSE SE UNIR E MOSTRAR NOSSO VALOR COMO CIDADÃOS BRASILEIROS, HONESTOS, TRABALHADORES E SOBRETUDO CONSCIENTES DO NOSSO PAPEL DE FORMAR NOVOS CIDADÃOS PRA GRANDEZA DESSE PAÍS MARAVILHOSO. HOJE O BRASIL TEM UM PRESIDENTE QUE LUTOU A VIDA TODA PRA CHEGAR ONDE ESTÁ E FEZ JUS A SUA CANDIDATURA A PRESIDENTE AGRADANDO A MILHÕES DE BRASILEIROS EM DUAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS. ESSE ANO PRECISAMOS APRENDER QUE SE QUEREMOS ALGO MELHOR TEMOS QUE INVESTIR E LUTAR PRA ISSO. NADA CAI DO CÉU TUDO É FRUTO DE MUITO TRABALHO. ENTÃO APESAR DA PRESSÃO E DOS DESAFIOS “A LUTA CONTINUA COMPANHEIROS.”
    ABRAÇOS FRATERNOS A TODOS.

  35. Nara Rúbia on Maio 4th, 2010 21:27

    Professores, a nossa causa é muito justa. Nós não estamos mendigando migalhas, apelidadas aumento, nós estamos reivindicando um direito já conquistado que nos é negado. Algumas pessoas não compreendem que nós também temos direitos, o que é lamentável, porque falam só do direito de estudar. Mas, convenhamos, ninguém que precisa da escola pública em MG, hoje, tem este direito assegurado também, pois as escolas funcionam, mas precariamente. Os alunos são depositados nas escolas, assim como nós, professores. Ninguém na escola está sendo valorizado, respeitado ou tratado com o mínimo de dignidade!É ilusão achar que exite ensino com as condições que nós temos para trabalhar. Os professores trabalham em três turnos para conseguirem sobreviver!!!! Mas, parte da culpa pelo fato de alguns (digo alguns, porque a maioria está a nosso favor) pais e alunos se voltarem contra nós é nossa, pois há muito tempo estamos deixando de lado a essência do nosso trabalho: a formação política do cidadão. Estamos deixando a filantropia e o espírito da caridade dominarem nossa postura enquanto professores, educadores, formadores. CHEGA!!!! Somos formadores! Temos um papel político inegável e precisamos urgentemente voltar a usá-lo. Nós não somos tios e tias de ninguém. Somos educadores e, quando voltarmos para a sala de aula, é nela que nosssa luta deve continuar, formando uma sociedade menos torpe e elegendo candidatos responsáveis. Os governos precisam saber que se nós incomodamos quando estamos fora de sala, fazendo uma greve, mais ainda podemos incomodar quando estamos dentro dela.

  36. Geraldo César M. Pedroso on Maio 4th, 2010 22:04

    Nunca desistimos somos aguerridos e vamos sempre na direção da vitória, vamos diretos à luz…
    Amanhã sua participação é única…
    Até a vitória!!!!
    Bons Ventos….

  37. Dulcinéa França on Maio 5th, 2010 14:58

    COLEGAS PROFESSORES,
    A NOSSA HORA É AGORA! CHEGA DE SERMOS EXPLORADOS POR ESSE GOVERNO NEOLIBERAL DO PSDB. HOJE, É COBRANÇA DE TODO LADO E NADA DE RECONHECIMENTO DO NOSSO TÃO NECESSÁRIO TRABALHO. NÃO TEMOS RECONHECIMENTO PROFISSIONAL E MUITO MENOS FINANCEIRO.
    CONTINUEMOS A NOSSA LUTA. VAMOS MOSTRAR PARA ESSE GOVERNO QUE A UNIÂO FAZ A FORÇA.
    CHEGA DE TRABALHARMOS POR UM SALÁRIO DE FOME!!!
    VAMOS À LUTA, COMPANHEIROS!!!
    “QUEM SABE FAZ A HORA”

  38. Delmiro dos Santos neto on Maio 5th, 2010 20:26

    É interessante ,que a justiça alega que o nosso serviço e essencial e a comunidade é prejudicada.Quando a questão envolve salários alvitantes e vergonhosos, n=parece que não somos um serviço essencial. Professores desmotivados , se arrastando em jornadas duplas e/ou triplas, com a qualidade do trabalho pedagógico comprometido , neste caso não ocorre prejuízo para os alunos. A realidade é que as escolas, em especial, as estaduais , viraram creches, para as mãee poderem trabalhar. As condições e a qualidade do ensino não interessa. Somos educadores ,não tomadores de conta de crianças.

  39. Delmiro dos Santos neto on Maio 5th, 2010 20:28

    correçãoI: para as mães
    correção II: não interessam

  40. Dulcinéa França on Maio 5th, 2010 22:23

    ESTÃO DE PARABÉNS OS COLEGAS QUE, EM BELO HORIZONTE, VOTARAM PELA CONTINUIDADE DA GREVE. TEMOS QUE MOSTRAR PARA OS GOVERNANTES E PARA A SOCIEDADE O NOSSO VALOR ENQUANTO FORMADORES.
    COMO BEM DISSE O NOSSO COLEGA DELMIRO, ESTAMOS DESMOTIVADOS, ESCOLA JÁ NÃO É LUGAR PARA O PROFESSOR ENSINAR. AS SALAS DE AULA ESTÃO LOTADAS, O QUE PREJDICA TANTO O TRABALHO D PROFESSOR E O APRENDIZADO DO ALUNO.
    È ESSE O MODELO DE EDUCAÇÃO QUE O GOVERNO NEOLIBERAL DO PSDB TENTA MOSTRAR PARA TODO O PAÍS QUE É O DE MELHOR EM QUESTÃO DE QUALIDADE. CHEGA DE ENGANAÇÃO. AGORA ESCANCARAMOS PARA TODA A SOCIEDADE O QUE REALMENTE SE PASSA COM A EDUCAÇÃO EM NOSSO ESTADO.
    EXIGIMOS RESPEITO, EXIGIMOS RECONHECIMENTO, EXIGIMOS SALÁRIO DIGNO.
    A LUTA CONTINUA!!!!!!!!!!!!!!

  41. Priscila on Maio 6th, 2010 12:10

    O resultado que espero no final desta greve:
    aprovação do piso salarial nacional em MG e derrotoa do Aécio e de sua trupe nas eleições!!!!!!
    Conscientização já!!!!!
    Vamos fazer a difernça nas urnas em 2010!!!!!!!!!

  42. Dulcinéa França on Maio 7th, 2010 17:32

    COLEGAS PROFESSORES,
    PROCUREM NAS SUB SEDES DO SIND UTE DE SUAS CIDADES O INFORMATIVO COM OS NOMES E FOTOS DOS DEPUTADOS QUE VOTARAM CONTRA O PISO SALARIAL DOS
    PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO EM MINAS.
    VAMOS DIVULGAR OS NOMES DESSES SENHORES E DAR A ELES O TROCO NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES.
    EM OUTUBRO DE 2010, MOSTRAREMOS A ESSES SENHORES A NOSSA FORÇA.
    CONTINUEMOS COM NOSSAS CABEÇAS ERGUIDAS E SIGAMOS NA NOSSA LUTA.
    ABRAÇOS A TODOS!!!

  43. etiene on Maio 7th, 2010 17:35

    Ao ver isso sinto-me envergonhada de morar e pertencer a um País como este

  44. Dulcinéa França on Maio 8th, 2010 9:03

    COLEGAS PROFESSORES,
    VAMOS, EM OUTUBRO, APESAR DE JÁ TER PASSADO SÁBADO DE ALELUIA, MALHAR OS “JUDAS MINEIROS”, AQUELES QUE NOS TRAIRAM VOTANDO CONTRA NOSSO PISO SALARIAL. PROCUREM OS NOMES DELES E DIVULGUEM. sÃO PESSOAS PERTENCENTES AO PSDB, PV, DEM, PMDB, PP,PPS, PTB, PSC, PSL, PMN, TODOS ALIADOS DO GOVERNO. SERÁ QUE SUPORTARIAM VIVER COM A BAGATELA QUE GANHAMOS? SERÁ QUE TRABALHAM O TANTO QUE TRABALHAMOS? VAMOS DAR O TROCO NAS URNAS!!!!!!!!!!
    MUITA FORÇA A TODOS COMPANEIROS E CONTINUEMOS FIRMES EM NOSSA LUTA!
    ABR5AÇOS!

  45. Fatima de jesus Soares Silva on Maio 8th, 2010 17:17

    É AGORA OU NUNCA!!!!! TODOS PELA VALORIZAÇÃO!!!
    DIGNIDADE!!!!RESPEITO!!! NÃO VAMOS PERDER ESSA LUTA, TEMOS QUE MOSTRAR A NOSSA FORÇA!!!VAMOS BOICOTAR A GLOBO,LIGUE EM OUTRA EMISSORA: ALTEROSA QUE TEM MOSTRADO NOSSO MOVIMENTO, A GLOBO ESTA NOS IGNORANDO!!! É LAMENTÁVEL!! POIS O BRASILEIRO´SÓ VÊ NOVELA E FUTEBOL.

  46. Geraldo César M. Pedroso on Maio 9th, 2010 13:50

    Quero mandar um abração e um beijão para a Bia que nos representa com todo vigor e coração, em seu nome homenageando todas as educadoras/mães nesse dia. Não esquecendo que o FETO completou um mês, e, pedindo que todos nós cuidemos e desde já sabemos que ele continua forte, com muito fôlego para superar qualquer tentativa abortiva dos crápulas que estão no poder. Vamos diretos a luz…
    Vamos nascer todos juntos novamente….
    A greve continua!!!!!!!!!!!!

  47. marli santos on Maio 10th, 2010 18:23

    Através da história dos trabalhadores, percebe-se claramente que muitas conquistas só foram alcançadas através da greve. Não quero aqui justificar esta greve, bom seria se ela não tivesse sido necessária. Nós, professores,temos uma missão muito nobre que é incentivar,educar e formar nossos jovens, mas como motivar,se estamos nós mesmos desmotivados? Como ensinar o respeito, se não somos respeitados com deveria? Gosto muito de uma fala do escritor e poeta Ferreira Gullar “A conclusão certa é que ganha mais quem estuda. Eis porque a solução para o problema da desigualdade social é precisamente a educação, isto é, oferecer aos brasileiros pobres, sejam negros, mulatos ou brancos, ensino de qualidade.” E para que haja um ensino de qualidade, nas escolas públicas, muita coisa precisa ser mudada, a começar pela valorização do mestre. É a minha opinião. -Marli Santos - E. E. Alonso Marques / Sete Lagoas(M.G)

  48. João Paulo Delesposte on Maio 11th, 2010 8:04

    Concordo com vocês, Luana & Mayara;
    a greve é um direito dos professores,
    elas lutam pelo que é delas, e não sei porque
    isso não vem para elas, infelizmente nosso estado tem
    o pior governador do país, podemos ver isso não so pelo
    salário de miséria que os professores tem, mais também pelos
    impostos que nosso estado está entre os que mais recolhe imposto
    no pais.
    Se nosso “Gorvernadorzinho” recolhe tanto imposto,
    porque não paga os professores como eles merecem???

    Será que ela não é tão estudado para saber que um pais sem educação
    não tem nada?
    E o que mais precisamos no nosso pais é a EDUCAÇÂO…

    Por isso meus amigos leitores…
    gritem comigo…
    SOU A FAVOR DA GREVE DOS PROFESSORES…!!!!!!

    Autor: João Paulo Delesposte

  49. Geraldo César M. Pedroso on Maio 11th, 2010 11:22

    Todos no pátio da assembléia, às 14:00hs para por 30.000 na rua hoje.
    A GREVE CONTINUA!!!!!!!!!?

  50. ALBERICO MARQUES GARCIA on Maio 11th, 2010 11:51

    OLÁ PESSOAL? BOA TARDE A TODOS. MAIS UMA VEZ VENHO LEMBRAR A TODOS QUE NÃO SE DEIXEM LEVAR POR MENTIRAS DA SEE. NÃO PODEMOS NOS DISPERSAR, O MOMENTO É DELICADO E A HORA É AGORA. AS ESCOLAS QUE AINDA FUNCIONAM PRECISAM SER PARADAS. VAMOS NOS CONCENTRAR NA PARALISAÇÃO TOTAL DOS PROFESSORES E MAIS, É PRECISO QUE A SOCIEDADE SAIBA QUE, SE HOUVER CORTE, NÃO HÁ REPOSIÇÃO. MELHOR PERDER DOIS OU TRÊS MESES DE PAGAMENTO AGORA, DO QUE ACEITAR ESSE ABSURDO DE MANOBRAS TRUCULENTAS DESSE GOVERNO. TÁ QUASE CHEGANDO A HORA DE DIVULGARMOS OS DETALHES DE TODOS OS “DEPUTADOS” QUE VOTARAM ESSA ESMOLA DE 10%. ELES NÃO PERDEM POR ESPERAR.

  51. Andreza on Maio 11th, 2010 14:39

    Olá, boa tarde,sou professora de Física e se você está conseguindo ler essa mensagem é porque já teve uma!!!!É hora de dizermos “chega” é hora de colocarmos um “basta” nesse salário de Fome!!!!
    É tanta sigla: GDP, GDPEAS,VTC,PEB…,que por fim nem nós mesmos sabemos se é pra receber, pra pagar, pra estudar, pra comer!!!!
    Contamos com o Apoio de TODOS!!!!

  52. Geraldo César M. Pedroso on Maio 11th, 2010 20:11

    Que coisa linda, hoje nossa assembléia, passeata e ato público em frente ao antigo Palácio da Liberdade, antigo foi o porquê do que aconteceu, e que foi mais uma prova da truculência desse governo de merda, que colocou a tropa de choque para nos reprimir e que não adiantou nada, pois peitamos e paramos as duas vias de frente do palácio da ditadura, o qual representa esse poder que taí e não podemos deixar se reeleger.
    Nós, trabalhadores da educação estamos de parabéns, hoje mais de 30.000 trabalhadores da educação na rua, novamente, ensinando o povo a ser cidadão.
    A Greve continua, diretos a luz, até a vitória!!!!

  53. Priscila on Maio 11th, 2010 20:16

    Alguém poderia me esclarecer qual é a posição da justiça diante da greve de professores? Sei que um tal desembargador considerou ilegal. Mas e agora? Houve uma reconsideração por parte da justiça?

  54. Priscila on Maio 11th, 2010 20:23

    Alguém viu o jornal nacional hoje? Será que o governo estadual vai alegar que tmb estamos reivindicando aumento só por estarmos em ano eleitoral? E ainda seguir a tendencia do governo federal em se recusar a dialogar sobre reajuste?

  55. Geraldo César M. Pedroso on Maio 11th, 2010 22:17

    Priscila, quem determina, no momento, se a greve é legal ou ilegal é o conjunto da categoria reunidos em assembléia da categoria, querida é básico, você pode ficar tranqüila que você não vai ser presa, a greve continua crescendo independente de ameaças e julgamento de desembargador que parece que não foi alfabetizado ainda, leia o art. 10 da lei da greve- é claro que a educação não faz parte das atividades que não podem fazer greve geral, pois têm que manter o trabalho mínimo para atender “ESSENCIAL” a população.
    A greve continua, vamos diretos a luz!!!!!!

  56. Maria do Rosário Gonçalves on Maio 11th, 2010 22:21

    Agora os pais dos alunos também vai entrar na luta apoiando os professores…vamos lá…todos os pais, sem o nosso voto esses políticos safados que não estão nem ai para a educação estão fora da vida pública..vamos tirar eles do poder com o nosso voto!!!

  57. Dulcinéa França on Maio 11th, 2010 23:03

    COLEGAS PROFESSORES,
    SÃO EXATAMENTE 23:33H E ACABO DE CHEGAR EM CASA APÓS A NOSSA ASSEMBLEIA EM BELO HORIZONTE. SINTO-ME CONFORTADA, ANIMADA E FELIZ POR VER A UNIÃO DE UMA CLASSE EM FAVOR DE UM IDEAL BUSCADO HÁ TANTO TEMPO E SEMPRE BARRADO PELA INTRANSIGÊNCIA, PELA FALTA DE DIÁLOGO E ARROGÂNCIA DESSE GOVERNO DO PSDB (PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA), QUE TRAZ APENAS AS PALAVRAS SOCIAL E DEMOCRACIA EM SUA SIGLA. CHEGAMOS AO FUNDO DO POÇO E ISSO NOS UNIU, MAS È CLARO QUE NÃO PODEMOS DEIXAR DE ATRIBUIR, TAMBÉM, O SUCESSO DA NOSSA MOBILIZAÇÃO AO NOSSO SIND UTE, REPRESENTADO POR ESSA MULHER GUERREIRA, DE FIBRA, TRANSPARENTE, A BEATRIZ CERQUEIRA.
    ESTOU FELIZ POR NOSSA MOBILIZAÇÃO, MAS AO MESMO TEMPO CHOCADA POR VER A QUE PONTO CHEGOU O DESCONTROLE DO NOSSO GOVERNO QUE SOLICITOU AO TJMG QUE PASSASSE A MULTA A SER COBRADA DO SIND UTE DE R$ 10.000,00 (DEZ MIL REAIS) PARA R4100.000,00 (CEM MIL REAIS) POR DIA DE PARALISAÇÃO. PASMEM!!!!!!!!!!!!!!!! R$100.000,00 POR DIA.
    NOSSA ASSEMBLEIA, HOJE, COMEÇOU COM UM POUCO DE ATRASO POIS HAVIA BOATOS DE QUE A PRESIDENTE DO SINDICATO PODERIA SER DETIDA, COMO JÁ HAVIA ACONTECIDO COM A PRESIDENTE DE OUTRO SINDICATO. E FOI DITO , TAMBÉM, QUE DIRETORES DE SUB SEDES DE NOSSO SINDICATO ESTÃO SENDO “PRESSIONADOS”.
    COMO SE NÃO BASTASSE, FOMOS RECEBIDOS NA PRAÇA DA LIBERDADE POR UM GRANDE NÚMERO DE POLICIAS, DA TROPA DE CHOQUE E AINDA UM HELICÓPTERO DA POLÍCIA, QUE FEZ O FAVOR DE ILUMINAR O ESPAÇO PARA NÓS, UMA VEZ QUE O MESMO ENCONTRA-SE EM GRANDE ESCURIDÃO.

    SR. GOVERNADOR,
    NÓS NÃO SOMOS BANDIDOS OU MARGINAIS!!!!!!!! ESTAMOS APENAS LUTANDO POR UM DIREITO QUE É NOSSO, O DIREITO DE TERMOS UM SALÁRIO DIGNO, UM SALÁRIO QUE VALHA O NOSSO TRABALHO.

    COMPANHEIROS,
    OUTUBRO ESTÁ POR CHEGAR E AÍ. SIM, MOSTRAREMOS A ESSES “JUDAS” O VALOR DO PROFESSOR!!!!!!!!!
    NÓS IREMOS MOSTRAR A ELES O PESO DO NOSSO VALOR É NAS URNAS!

    PERMANEÇAMOS FIRMES, UNIDOS!!!!! AGORA É A NOSSA VEZ.
    TODOS NA PRÓXIMA ASSEMBLÉIA NO DIA 18/05, 3ª FEIRA.
    NÃO NOS DEIXEMOS ABATER POR PROVÁVEIS INVESTIDAS COM O OBJETIVO DE NOS DESMOIBILIZAR DURANTE ESSA SEMANA.

    ABRAÇOS A TODOS

  58. Geraldo César M. Pedroso on Maio 12th, 2010 1:14

    Precisamos, né Dulcinéia (não de “tolboso”, mas Dulcinéia Quixote que sempre conseguiu vencer não só moinhos de ventos, mas também a inércia daqueles que até agora não conseguem enxergar a hora decisiva do resgate da nossa dignidade como EDUCADORES, vamos ligar um para outro, passar e-mails, ficar juntos, o momento é esse e não vamos perder esse instante, não vamos deixar ninguèm voltar para sala de aula, vamos parar os colégios “TIRADENTES”, na praça de Santa Tereza, vamos ficar mais aguerridos, pois só dessa forma que vamos conseguir o que desejamos: “Pela implementação já do Piso Nacional de R$1.312,000000, e o resgate da nossa auto-estima e dignidade, vamos diretos a luz>>>>ATÉ A VITÒRIA!!!

  59. rosalia on Maio 12th, 2010 9:04

    Na educação das escolas estaduais de Minas o aluno sai prejudicado, e nem sabe disso, pois não conhece o que é Educação de Qualidade. Qual escola tem uma sala de informática que funcione, ou uma biblioteca atendendo necessidades de alunos e professores? Então, o que as escolas oferecem como educação de qualidade? Livros velhos e usados (que nem todos recebem) porque são de graça? Merenda Escolar (merendinha) porque é de graça? Em Minas Qualidade em Educação tem significado exigir do professor inovação, e solução de problemas, sob a pena de perder pontos na avaliação individual, ou o prêmio de produtividade (que serve para pagar umas contas atrasadas).

  60. Dulcinéa França on Maio 12th, 2010 22:10

    COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS,
    PERMANEÇAMOS FIRMES NA BUSCA DE NOSSO OBJETIVO, O PISO NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO!
    ESSES DIAS, ATÉ A PRÓXIMA ASSEMBLEIA NÃO SERÃO FÁCEIS. SABEMOS MUITAS ARMADILHAS JÁ ESTÃO PRONTAS PARA DESESTABILIZAR O NOSS MOVIMENTO. MAS É PRECISO QUE FIQUEMOS DE OLHOS ABERTOS, É PRECISO QUE FIQUEMOS INFORMADOS SOBRE TUDO O QUE ESTÁ REALMENTE ACONTECENDO.
    VAMOS CONVERSAR COM NOSSOS COLEGAS QUE JÁ ESTÃO EM NOSSA LUTA E TENTAR TRAZER PARA O NOSSO LADO AQUELES QUE SE ACOVARDAM E PREFEREM FICAR NAS ESCOLAS SEM ALUNOS, SEM TRABALHO. AQUELES QUE ESTÃO FINGINDO ESTAR TRABALHANDO À ESPERA DE UM DESFECHO FAVORÁVEL DO NOSSO MOVIMENTO.
    VAMOS PARA AS RUAS MOSTRAR PARA A POPULAÇÃO, ATRAVÉS DE NOSSOS CONTRA CHEQUES (QUE NA REALIDADE PODEMOS CHAMAR DE CONTRA NÓS) O TANTO QUE O GOVERNO TEM TENTADO JOGAR ESSA POPULAÇÃO CONTRA NÓS, PROFESSORES, E CONTRA O NOSSO MOVIMENTO. DENUNCIEMOS A SITUAÇÃO EM QUE SE ENCONTRAM MUITAS DE NOSSAS ESCOLAS, DENUNCIEMOS A SUPER LOTAÇÃO DAS SALAS DE AULA (TEMOS TURMAS COM 55 ALUNOS. ONDE ESTÁ A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO MINEIRA TÃO FALADA ATÉ EM OUTROS ESTADOS, ATRAVÉS DE PROPAGANDAS ENGANOSAS, QUE VISAM ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE ARRECADAR VOTOS DE QUEM ESTÁ LONGE E NÃO PRESENCIA A REALIDADE EM QUE VIVEMOS? É ASSIM QUE MINAS AVANÇA………. PARA O FUNDO DO POÇO. CONTINUEMOS NOSSA LUTA.
    A NOSSA GREVE ESTÁ LINDA, ORGANIZADA, ALEGRE, PACÍFICA. LEMBREM-SE DE QUE “A UNIÃO FAZ A FORÇA” E QUE É DESSA FORÇA QUE PRECISAMOS NESSE MOMENTO.
    ABRAÇOS E ATÉ 3ª FEIRA, EM NOSSA PRÓXIMA ASSEMBLEIA. QUE TAL COLOCARMOS 25 MIL PROFESSORES NAQUELA PRAÇA?

  61. Nara Rúbia on Maio 12th, 2010 22:42

    É um absurdo este governo de Minas Gerais!!!!!
    Quando eu saí de Goiás para vir trabalhar aqui, pensei que estava dando um grande passo em minha carreira. Hoje, vejo que este grande passo foi tão ilusório quanto o slogan do governo do Aécio: Minas avança!
    De fato, Minas avança para o abismo. Minas avança em direção ao caos, à estupidez, à desigualdade social e à ignorância.
    Esta greve deve permanecer por tempo indeterminado mesmo, pois quanto mais o movimento se fortalece, mais percebemos as atrocidades deste governo. Toda greve é política, porque viver é um ato político. E esta deve ir além. Nós temos que entrar com força na campanha eleitoral, porque é um absurdo esse momento que estamos vivendo!
    Quando entro no site da Secretaria de Educação tenho nojo do que leio. Fico pensando no quão desumano e inescrupuloso é o poder. Só sendo muito sem escrúpulos para defender um governo que paga esta miséria que ganhamos! Só vivendo em mansões de condomínios fechados e não precisando dos serviços públicos para achar que nossa greve é ilegal! Só sendo muito ignorante para não compreender que um professor não pode dar aulas de qualidade com uma carga horária de 40h/semana!
    Mas há uma coisa que me intriga. Não consigo entender por que algumas professores ainda não aderiram ao movimento?!
    Só sendo muito alienado para não abraçar a nossa causa e perceber que este movimento é muito mais do que uma greve; é ó último sopro de dignidade que ainda resta à educação neste estado! Ousamos fazer esta greve e mantê-la para afirmar, inclusive para nós mesmos, que não estamos mortos e enterrados, apesar de todas as tentativas. Esta greve vem em um momento em que os professores recebem menos de um salário mínimo!!!! O meu vencimento básico é de R$500,43, com licenciatura plena e oito anos de profissão!!!Somos educadores e, como tal, devemos fazer desta greve uma lição de cidadania. Ensinar o outro a ler esta greve nos permite mostrar o quanto a “realidade” é manipulada pelo poder e o quanto ele está distante do povo.

  62. ALBERICO MARQUES GARCIA on Maio 13th, 2010 6:38

    OLÁ PESSOAL? BOM DIA TODOS. VENHO, DE NOVO, INTERPELAR AOS COLEGAS PROFESSORES QUE NÃO ILUDAM COM O ENCONTRO DE ONTEM COM A SECRETÁRIA SRa. RENATA. VEJAM QUE HOJE NO SIT DA EDUCAÇÃO TÁ BEM CLARO QUE ELES ACHAM QUE CONTINUAM NO COMANDO. VOLTAM A REAFIRMAR QUE NÃO EXISTE POSSIBILIDADE DE ALTERAÇÃO NA QUESTÃO FINANCEIRA. FALAM QUE HAVERÁ PAGAMENTO, SE HOUVER CALENDÁRIO DE REPOSIÇÃO. PORTANTO A POSTURA TEM QUE CONTINUAR: HAVENDO CORTE NÃO HÁ REPOSIÇÃO ( PGTO PREVISTO NA LEI DE GREVE)). NÃO NOS DISPERSEMOS E VAMOS EM FRENTE; DETALHE, SEM ILUSÃO.

  63. Priscila on Maio 13th, 2010 10:35

    Caros colegas,
    Vcs acham mesmo que a greve vai continuar?
    O governo não deixa a menor pista sobre o aumento neste ano e alega a questão eleitoral como obstáculo a isso….. dps que li informaçeos sobre a reunião da Renata com a Bia ontem, fique bem desanimada, viu
    Achei que o texto do site do sindi-ute tava bem pessimista e no site do mgtv colocoaram como chamada: prof. decidem se voltam ou não a trabalhar
    E aí? To achado que já perdemos essa?
    O que vcs acham?

  64. Dulcinéa França on Maio 13th, 2010 15:17

    COMPANHEIROS,
    ALGO ESTRANHO ESTÁ ACONTECENDO. ALGO A MAIS, QUE NÃO FOI DIVULGADO PELO SIND UTE, ACONTECEU NA REUNIÃO COM OS REPRESENTANTES DO GOVERNO. PRESTEM ATENÇÃO AO COMUNICADO NA PÁGINA DO SIND UTE, NA PÁGINA DA SEE, NOS JORNAIS QUE ESTÃO COBRINDO A GREVE, NA IMPRENSA EM GERAL. SERÁ QUIE O GOVERNO VAI NOS PASSAR A PERNA? CONCORDO COM A COMPANHEIRA PRISCILA. ENFIM, CONTINUEMOS FIRMES NO NOSSO PROPÓSITO, AGUARDANDO A ASSEMBLÉIA DE 3ª FEIRA. MAS QUE ALGO ESTRANHO ESTÁ NO AR, AH! ESTÁ SIM.
    ABRAÇOS

  65. Vera Lúcia A Godefroid on Maio 13th, 2010 15:52

    Companheiros,

    não estamos pedindo nada demais: Salário compatível com nossa escolaridade e que nos proporcione uma vida mais digna. Minas é um estado rico e seus governantes não podem se vangloriar de oferecer uma ótima educação com professores ganhando mal assim.

  66. Priscila on Maio 13th, 2010 16:47

    O governo diz: esperamos retorno imediato dos professores.
    No site da see há alugmas colocaçoes que divergem com o site do sindi ute sobre a reunião com a Renata. Sobre o corte de ponto, por exemplo. No primeiro consta que já foi cortado o ponto e só será pago mediante reposição e o sindi ute informa que não foi cortado.
    OUTRA COISA: NO SITE DA SEE CONSTA QUE A QUESTÃO DO PISO SALARIAL NEM FOI DISCUTIDA NA REUNIÃO E QUE EM FUNÇAO DA LEI ELEITORAL E DE RESPONSABILIDADE FISCAL NÃO HAVERÁ AUMENTO NENHUM NO PISO, MUITO MENOS DIÁLOGO SOBRE ISSO
    O MAIS CURIOSO É QUE O SINDICATO SE OMITIU SOBRE ESSAS QUESTÕES.
    PERDEMOS A BATALHA,AFINAL?
    ISSO É MUITO TRISTE E VEGONHOSO!!!!!!!!
    VIVEMOS MESMO EM UMA DITADURA EM 2010??????????
    RETORNO JÁ……. PALAVRAS DA DITADURA DISFARÇADA DE DEMOCRACIA…….

  67. Sebastião on Maio 13th, 2010 18:54

    LEI 11738 (PISO NACIONAL DOS PROFESSORES)

    ESTA LEI É UMA VERGONHA!

    O PROFESSOR QUE JÁ POSSUI ALGUMAS GRATIFICAÇÕES CONQUISTADAS COM MUITO SACRIFÍCIO AGORA VÊ O SEU PISO SE TRANSFORMAR EM TETO.

    COMO PODE UM PROFESSOR COM 20 ANOS DE TRABALHO GANHAR R$ 950,00 POR MÊS E MUITOS SERVIDORES PÚBLICOS JOVENS COM 20 ANOS DE IDADE, INGRESSANDO HOJE NA CARREIRA (PRINCIPALMENTE DO JUDICIÁRIO, O MESMO JUDICIÁRIO QUE JULGOU ILEGAL A GREVE) GANHANDO MAIS DE R$ 3.500,00 A R$ 4.000,00 POR MÊS?

    COMO PODE UM VEREADOR INICIAR SEU PLEITO GANHANDO MAIS DE R$ 10.000,00 POR MÊS ONDE A MAIORIA DELES SEQUER TEM UMA FORMAÇÃO DE NIVEL SUPERIOR??

    SERÁ QUE OS PARLAMENTARES E OS GOVERNANTES NÃO PERCEBEM QUE QUANTO MAIS EDUCAÇÃO DE QUALIDADE TIVERMOS, COM PROFESSORES MOTIVADOS, MENOS PROBLEMAS TEREMOS COM A JUSTIÇA? TEREMOS MENOS DELINQUENTES E MENOS PESSOAS SEM PESPECTIVAS DE VIDA?

    PORTANTO, TEREMOS NO FUTURO MENOS GASTOS COM O JUDICIÁRIO (PRINCIPALMENTE COM SERVIDORES, JUIZES, PROMOTORES, ADVOGADOS, MENOS PRISÕES, MENOS POLÍCIA, ETC).

    É UMA VERGONHA NOSSOS PARLAMENTARES NÃO SE ATENTAREM PARA O FATO DE QUE DEVERIAM “PROTEGEREM” AS POUCAS GRATIFICAÇÕES QUE FREIA A EVASÃO TOTAL DA PROFISSÃO DE EDUCADOR.

    HOJE OS GOVERNANTES FINGEM NÃO SABEREM QUE NOSSOS PROFESSORES SÃO HOJE, VERDADEIRAS BABÁS DE FAMÍLIAS QUE LITERALMENTE “DESPEJAM” SEUS FILHOS NAS ESCOLAS, RENUNCIANDO SUAS OBRIGAÇÕES TAMBÉM COM A EDUCAÇÃO E TRANSFORMANDO AS ESCOLAS EM VERDADEIRAS CRECHES ONDE OS PROFESSORES SE DIVIDEM NA DUVIDOSA TAREFA DE ENSINAR OU “EDUCAR” SEUS JOVENS ENRAIGADOS POR INDICIPLINA, DESMOTIVAÇÃO E AGRESSIVIDADE PARA COM AQUELES QUE SE DEDICAM A VIDA PARA ENCHÊ-LOS DE SABER.

    PASMEM SENHORES, MAS AQUÍ EM MINAS GERAIS, O GOVERNO CULTUA A IDÉIA DO: “O IMPORTANTE É A QUANTIDADE”, QUANDO OS PROFESSORES RECEBERAM NESTE ANO “ORDEM EXPRESSA” DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO PARA QUE TODOS OS ALUNOS QUE NO ANO ANTERIOR FORAM REPROVADOS FOSSEM COLOCADOS NA SÉRIE SEGUINTE NESTE ANO, OU SEJA, FORAM LITERALMENTE “EMPURRADOS” PARA A PRÓXIMA SÉRIE.

    EU PERGUNTO:

    - COMO PODEM RETIRAREM DO PROFESSOR A ÚNICA FORMA QUE OS ALUNOS ENTENDEM DAS “PENALIDADES” QUE PODEM SOFREREM SE NÃO ESFORÇAREM E SE DEDICAREM AOS ESTUDOS PARA ALCAÇAREM SEUS OBJETIVOS?

    - COMO PASSAR NOVOS CONHECIMENTOS A UM ALUNO QUE NÃO SABE O BÁSICO?

    POR ISSO ESTAMOS VENDO (COMO FOI ANUNCIADO PELA MÍDIA) JOVENS UNIVERSITÁRIOS QUE NÃO SABEM ESCREVER O PRÓPRIO NOME.

    ESTÃO LEVANDO PARA AS ESCOLAS MODELOS PERFEITOS DE UMA EDUCAÇÃO FAMILIAR DECADENTE A QUAL VIVENCIAMOS HOJE, REGRADA NA FALTA DE LIMITES DO “TUDO POSSO QUE NÃO SEREI PENALIZADO”, TRANSFORMANDO NOSSOS JOVENS EM FUTURAS BOMBAS DE EGOÍSMO E FADADOS AO FRACASSO PROFISSIONAL.

    BOMBAS POTENCIALIZADAS PELO PRINCIPAL EXPLOSIVO DE UMA VIDA REGRADA HOJE NA COMPETIÇÃO: “A FALTA DE QUALQUER PERSPECTIVA DECORRENTE DA AUSÊNCIA DO SABER MOTIVADA PELOS ERROS COMETIDOS NA SUA EDUCAÇÃO ESCOLAR”.

    SEBASTIÃO

  68. Geraldo César M. Pedroso on Maio 13th, 2010 21:28

    Queridos educadores da rede estadual de ensino de M.G. o momento é grave e depende de todos nós que estamos parados, desde o dia 08/04, no momento termos a tranquilidade de votar na próxima 3ª feira na assembléia da nossa categoria e anlisando tudo o que está acontecendo e, principalmente, reunião realizada na ALMG,qual foi o avanço, quase nenhum, não vamos nos iludir com promessas, estamos de greve pela implementação do piso nacional de 1.312,00, vocês vão implementar????? Não!!!!!
    Então não voltamos, esta e a minha posição, que assumo com dignidade e tranquilidade, acho que essa reunião, houve um pequenino avanço, mas não contempla a maioria dos trabalhadores em educação, então grande “BIA”, encaminhe corretamente a próxima assembléia que eu tenho certeza que a greve por tempo indeterminado ira continuar, essa categoria não é COVARDE, mesmo que todas as pressões, ameaças, não vamos voltar, regredir em relação aos nossos mínimos direitos:”VAMOS PRO PAU*, sem luta não exisre conquista…Diretos a luz…

  69. Dulcinéa França on Maio 14th, 2010 11:18

    RECUSO-ME A PENSAR QUE A NOSSA GREVE ESTÁ POR UM FIO, MAS ESSE PENSAMENTO NNÃO ME SAI DA CABEÇA.
    O QUE DE FATO ACONTECEU NA REUNIÃO NA ALMG?
    SERÁ QUE O SIND UTE ESTÁ ESCONDENDO ALGO? aLGUMA COISA NÃO ESTÁ ME CHEIRANDO BEM E TEMO PELO ESVAZIAMENTO DE NOSSA ASSEMBLÉIA NA PRÓXIMA 3ª FEIRA, POIS, HOJE, ATÉ QUEM NÃO COBRIA A NOSSA GREVE, RESOLVEU NOTICIÁ-LA. E AS NOTÍCIAS SÃO ESTRANHAS.
    COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS,]PRECISAMOS E DEVEMOS ENCHER O PÁTIO AALMG NA 3ª FEIRA E MOSTRARMOS PARA ESSE GOVERNO QUE NÃO NOS VENDEREMOS POR POUCO. MIGALHA POR MIGALHA, JÁ BASTA O QUE GANHAMOS!!!!!!!!!!!!! QUEREMOS É SALÁRIO DIGNO. QUEREMOS O PISO SALARIOAL NACIONAL.
    NADA DE INCORPORAR O QUE JÁ GANHAMOS A PODER DE GREVES ANTERIORES, A PODER DE MUITA PAULADA DA POLÍCIA EM OUTROS GOVERNOS. NINGUÉM NUNCA NOS DEU NADA DE GRAÇA. NEM MESMO ESSE 14ª VEM DE GRAÇA, NOSSOS ALUNOS TEM QUE ALCANÇAR UMA META, PARA QUE NÓS POSSAMOS RECEBÊ-LO. NOSSAS CONQUISTAS FORAM SUADAS E, POR ISSO NÃO DEVEM SER INCORPORADAS AO NOSSO SALÁRIO BASE PARA FALAR QUE TEMOS UM PISO.
    VAMOS DIZER NÃO AO GOVERNO, VAMOS CONTINUAR A NOSSA GREVE DE CABEÇA ERGUIDA.NÃO NOS INTIMIDEMOS DIANTE DAS PROPOSTAS INDECOROSAS E PROVÁVEIS PRESSÕES DO GOVERNO.
    CONTINUEMOS A NOSSA GREVE COM A MESMA DIGNIDADE QUE ESTAMOS DESDE O DIA 08 DE ABRIL.
    ABAIXO A DITADURA!!!!!!
    NÃO NOS DEIXEMOS ENGANAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    HÁ ALGO ESTRANHO NO AR!!!!!!!!!!!!!!!!!
    ABRAÇOS!

  70. ALBERICO MARQUES GARCIA on Maio 15th, 2010 13:55

    OLÁ PESSOAL??? BOA TARDE. TENHO NOTADO NOS COMENTÁRIOS DE HOJE QUE MUITA GENTE ANDA DESCONFIADO. É ASSIM MESMO, ATÉ P/Q MINEIRO SEM DESCONFIANÇA NÃO É AUTÊNTICO NÉ. ENTÃO VAMOS COM CALMA, A ASSEMBLÉIA É TERÇA AINDA, E ATÉ LÁ TEMOS QUE CONTINUAR UNIDOS PARA MANTER A GREVE. A SEE DIVULGOU CORTE, ISTO É ÓTIMO; VEJAM: SEM SALÁRIO; SEM TRABALHO, SEM REPOSIÇÃO. A FÓRMULA É ESSA. NÃO SE EXALTEM E VAMOS AGIR FRIAMENTE. SEM SALÁRIO, SEM REPOSIÇÃO ESE É O PONTO. BOM RESTO DE SÁBADO. ABRAÇOS…

  71. Nara Rúbia on Maio 15th, 2010 20:23

    Eu quero me manter com toda esta calma, Alberico. Mesmo porque, é difícil engolir um possível retorno às aulas sem nenhuma conquista efetiva. O que me deixa desconfiada é que a mesma manobra foi feita em São Paulo para pressionar o retorno dos professores às salas de aula. Eles retornaram e o movimento acabou, pois se o governo não negocia com grevistas, muito menos com trabalhadores.
    Espero, sinceramente, que o nosso sindicato seja firme, como os professores têm permanecido.
    Continuemos a greve!

  72. Dulcinéa França on Maio 16th, 2010 10:47

    COMPANHEIROS,
    TODOS JÁ ESTAMOS SABENDO QUE O GOVERNO JÁ EXECUTOU DE FORMA EFETIVA A SUA MANOBRA PARA FORÇAR O RETORNO ÀS SALAS DE AULA DOS PROFESSORES. O MOMENTO É GRAVÍSSIMO!!!!!!!!!!!
    PRECISAMOS COLOCAR O MAIOR NÚMERO DE PROFESSORES NA ASSEMBLÉIA DE 3ª FEIRA PARA MOSTRARMOS O QUE REALMENTE A CLASSE DESEJA.
    MEU VOTO É PELA CONTINUIDADE DA GREVE. NÃO PODEMOS CEDER ÀS PRESSÕES DESSE GOVERNO DITADOR. O JOGO JÁ COMEÇOU: INFORMAÇÕES DESENCONTRADAS (SINDICATO/SEE), CORTA O PONTO OU NÃO?, DEMITE OU NÂO?, É MÍDIA (COMPRADA PELO GOVERNO) REPASSANDO INFOROMAÇÕES QUE CONFUNDEM A CABEÇA DE QUEM NÃO ESTÁ SEGUINDO A GREVE DE PERTO (NOSSOS COLEGAS QUE FAZEM A GREVE DO PIJAMA, INFELIZMENTE).
    TEMOS QUE NOS MANTER FIRMES. VOLTAR, AGORA, É RETROCEDER E NOS ESQUECERMOS NÃO SÓ DESSA LUTA, MAS DE OUTRAS TRAVADAS POR MUITOS COLEGAS NOSSOS NO PASSADO.
    VOLTAR SIGNIFICA DIZER A ESSE GOVERNO ORDINÁRIO:”SIM, SENHOR, FAÇA O QUE LHE FOR MELHOR, DESPEJE SOBRE NÓS TODA A SUA ARROGÂNCIA E FALTA DE COMPROMISSO COM AQUILO QUE REALMENTE PODE MELHORAR UMA NAÇÃO: A EDUCAÇÃO.”
    ABAIXO A DITADURA!!!!!!!! ABAIXO ANASTASIA E TODO O SEU GOVERNO!!!!!!!!!!!!!!! ABAIXO O PSDB!!!!!!!
    COMPANHEIROS, A LUTA É NOSSA!
    CONTINUEMOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    VAMOS LOTAR O PÁTIO A ALMG NA PRÓXIMA 3ª, VAMOS LEVAR PARA A ASSEMBLEIA 25 MIL PROFESSORES.
    A HORA É AGORA!!!!!!!!
    E VIVA OS PROFESSORES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    ABRAÇOS!

  73. Dulcinéa França on Maio 17th, 2010 16:58

    COMPANEIROS,
    RETORNO DE UMA REUNIÃO DE NOSSA SUB-SEDE E,
    FINALMENTE, PUDE TER A CERTEZA DE QUE ALGO ESTRANHO ESTAVA NO AR, COMO HAVIA AFIRMADO ANTERIORMENTE.
    É REVOLTANTE VER, COLOCADAS EM PRÁTICA, TODAS AS MANOBRAS DESSE GOVERNO NEOLIBERAL, QUE MASSACRA, QUE IGNORA, QUE NÃO TEM INTERESSE EM VER ALÉM DO SEU PRÓPRIO UMBIGO.
    É INTERESSANTE PERCEBER ATÉ ONDE VAI A INTOLERÂNCIA E A FALTA DE DIÁLOGO DE UM SER QUE DESEJA (DES)GOVERNAR UM ESTADO COM O RESPALDO DAS URNAS.
    MAS É AÍ, EXAT6AMENTE AÍ, QUE ESTE IMPERADORZINHO TERÁ A NOSSA RESPOSTA.
    CORTE DO PONTO, DEMISSÕES. QUAL SERÁ O PRÓXIMO PASSO? FECHAR AS ESCOLAS?
    MAS APESAR DISSO TUDO, FICO FELIZ AO VER A DIGNIDADE DE NOSSA CATEGORIA. APESAR DE TUDO, EM NOSSA ASSEMBLÉIA,VOTAMOS PELA CONTINUIDADE DO M OVIMENTO.
    SE É O ENFRENTAMENTO QUE ESSE SENHOR QUER, QUE O MESMO ACONTEÇA. CORTE O PONTO! DEMITA! ONDE VAI ARRUMAR TANTA GENTE PARA SUBSTITUIR OS QUE ESTÃO EM GREVE POR GANHAR TÃO POUCO?
    ABAIXO A DITADURA IMPLANTADA EM NOSSO ESTADO POR ESSE GOVERNO NEOLIBERAL!!!!!!
    SIND UTE, SERÁ QUE VOCÊS VÃO COMER OU JÁ COMERAM NA MÃO DO GOVERNO? O QUE DE FATO HOUVE NAQUELE ENCONTRO DO DIA 12/05?
    COMPANHEIROS,
    VAMOS NOS MANTER FIRMES EM NOSSO PROPÓSITO!
    ATÉ AMANHÃ EM NOSSA ASSEMBLEIA!

  74. Nara Rúbia on Maio 17th, 2010 21:06

    Dulcinéia, minha cara, quanta inspiração!
    Hoje a reunião foi muito boa sim, porque o pessoal se mostrou muito íntegro e firme em seus propósitos. Amanhã estaremos em BH para ver e participar do que acontecerá. A nossa colega Rita sugeriu que façamos a passeata do silêncio, como forma de denunciar essa ditadura.
    De fato, além de sermos lesados pelo não cumprimento da lei do piso, ainda temos que ficar calados e trabalhar como escravos. Isto é um completo absurdo!!
    Eu quero ver o governo levar para o palanque esta postura gloriosa:ou as migalhas ou o tronco!
    O governo escancarou sua postura em relação à educação, deixando nuas as suas vergonhas. Resta saber se o eleitor vai conseguir entender a mensagem.
    Até amanhã!

  75. Priscila on Maio 17th, 2010 23:07

    Sábias considerações, Dulcinéia.
    NO entanto, na minha região (Zona da Mata), o movimento enfraqueceu muito dentro do próprio sindicado.
    Também não me sai da cabeça o que teria acontecido na reunião da semana passada
    A Bia ou algum representante deveria ter se explicado, se posicionado sobre a dinâmica real da reunião…..Enfim.
    ENTENDO APENAS QUE, SE VOLTARMOS AGORA, ESTAREMOS DIZENDO SIM AOS DITAMES DESTE GOVERNO SÓRDIDO.
    ACREDITO QUE A CONTINUIDADE DA GREVE, APESAR DE QUALQUER PREJUÍZO PARA NÓS E PARA NOSSOS ALUNOS, TRARÁ DIGNIDADE PARA NÓS E NOS FORTALECERÁ ENQUANTO CLASSE PENSANTE E FORMADORA DE OPINIÃO!

    A LUTA DEVE CONTINUAR!!!!!

  76. ALBERICO MARQUES GARCIA on Maio 18th, 2010 6:33

    OLÁ PESSOAL? BOM DIA….
    ESTAMOS NUM PONTO CRUCIAL DO NOSSO MOVIMENTO. É DIFÍCIL, PORÉM TEMOS QUE MANTER A CALMA. A CADA DIA VEJO COM MAIS CONVICÇÃO QUE TEMOS QUE NOS POLITIZAR MAIS. INFELISMENTE, NUM GOVERNO QUE TEM + DE 80% DE DEPUTADOS EM SUA BASE, REALMENTE É MUITO DIFÍCIL CONSEGUIR ALGO. É CHEGADA A HORA DE NOS PREPARAR PARA A FAMOSA LISTA DE DEPUTADOS QUE VOTARAM A ESMOLA DOS 10%. JÁ SINTO O CHEIRO DELA NO AR E PRETENDO, COMO TODOS DEVERIAM FAZER, DIVULGÁ-LA AOS “BERROS”, MESMO QUE TENHAMOS QUE USAR RECURSOS QUE NÃO TEMOS. ESPERO QUE HOJE A ASSEMBLÉIA POSSA NOS DIZER, SEM MEIO TERMO O CAMINHO A PERCORRER. OUSO AINDA DIZER QUE, URGENTEMENTE, PROFESSORES TÊM QUE PARAR DE TRATAR ALUNOS COMO FILHOS “DOENTINHOS”. PRECIZAMOS TER MAIS CORPORATIVISMO E SERMOS MAIS PROFISSIONAIS. BOM DIA A TODOS E ATÉ MAIS TARDE.

  77. Roberto Cruz Gov Valadares on Maio 18th, 2010 10:46

    Aqui no interior estamos nos mobilizando para continuidade da greve, trabalho numa escola bem distante fui o unico a aderir a greve, mesmo assim continuo firme na minha posiçao. Dexei bem claro para meus colegas que estou lutando por eles. Assumo todas as responsabilidades pelos meus atos, so nao posso continuar ganhando esse salario de fome. Tenho absoluta certeza que nao vao conseguir um professor para me substituir, acho que todos nos deveriamos pensar assim, repassem essa ideia. Aguardo boas novas

  78. Dulcinéa França on Maio 18th, 2010 13:00

    ROBERTO,
    QUANTA DIGNIDADE VEJO EM VOCÊ, MEU COMPANHEIRO!
    EU NÃO CONSIGO ENTENDER, E NESSE MOMENTO DESISTI TOTALMENTE DE PROCURAR ESSE ENTENDIMENTO, COMO UMA PESSOA PODE GANHAR +/- 500 REAIS E SE DAR POR SATISFEITA. EU PROCURO ENTENDER E ATÉ MESMO DESCOBRIR ONDE ESSAS PESSOAS ENCONTRAM ÂNIMO PARA ENTRAR NUMA SALA DE AULA E TRABALHAR NUMA BOA.
    SÃO TANTOS OS NOSSOS PROBLEMAS: SALÁRIO BAIXO, SALAS SUPER LOTADAS, ALUNOS DESINTERESSADOS E AGRESSIVOS,PAIS QUE PENSAM QUE NÓS, PROFESSORES, TEMOS QUE ATURAR OS FILHOS QUE NÃO SOUBERAM E NÃO SABEM CRIAR E NEM DAR LIMITES, GOVERNO QUE PROMOVE APROVAÇÃO EM MASSA, ESCOLAS MAL EQUIPADAS E MUITO MAIS.
    EU PERGUNTO: ONDE IREMOS PARAR? ATÉ ONDE ESSE GOVERNO VAI CONSEGUIR NOS ENTERRAR?
    TEMOS QUE DAR UM BASTA!
    COMECEMOS PELOS SALÁRIOS E DEPOIS DEVEMOS PARTIR PARA OUTRAS CONQUISTAS. TEMOS QUE LUTAR POR NOSSA DIGNIDADE EM NOSSO TRABALHO, TEMOS QUE LUTAR POR UM ESPAÇO SADIO DE TRABALHO, ONDE POSSAMOS, DE FATO, FORMAR CIDADÃOS QUE FARÃO DE NOSSA NAÇÃO UM NOVO LUGAR PARA SE VIVER, O QUE NÃO É INTERESSE DO NOSSO GOVERNADOR ANASTASIA.
    PARABÉNS A VOCÊ, COMPANHEIRO! SUA LUTA PODE SER SOLITÁRIA AÍ, MAS PODSE TER A CERTEZA DE QUE VOCÊ É MUITO IMPORTANTE DENTRO DE NOSSA LUTA. E É POR VOCÊ E POR OUTROS QUE ESTÃO EM SUA SITUAÇÃO, JUNTAMENTE COM A NOSSA INSATISFAÇÃO É QUE NÃO PODEMOS TERMINAR COM A NOSSA GREVE.
    HOJE É O DIA! TENHO A CERTEZA DE QUE NOSSOS COLEGAS NÃO NOS TRAIRÃO.
    UM GRANDE ABRAÇO E MUITA FORÇA PARA VOCÊ.
    CONTINUE FIRME!
    DULCINÉA

  79. Dulcinéa França on Maio 18th, 2010 18:17

    COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS,
    UMA ENORME ALEGRIA TOMOU CONTA DE MIM AO ABRIR O SITE DO SIND UTE E VES ESCRITO”PROFESSORES MANTEM A GREVE POR TEMPO INDETEMINADO”.
    SE O GOVERNO, COM SUAS ULTIMAS MANOBRAS, PENSOU QUE IRIA NOS INTIMIDAR, VIU QUE MOSTRAMOS O NOSSO PODER, A NOSSA UNIÃO EM TORNO DO NOSSO OBJETIVO MAIOR.
    AMEAÇAS JÁ NÃO FAZEM RECUAR PESSOAS QUE JÁ NÃO TÊM MAIS O QUE PERDER. COMO BEM DISSE UM COLEGA EM NOSSA REUNIÃO PRÉ ASSEMBLEIA, NA 2ª FEIRA, A AMEAÇA DE DEMISSÃO PODE SER PARA MUITOS O INÍCIO DE UMA VIDA BEM MELHOR, POIS MUITOS DE NÓS ACABAMOS NOS ACOMODANDO NESSE EMPREGO. E A NECESSIDADE PODE FAZER COM QUE BUSQUEMOS VOOS MAIS ALTOS.
    HOJE NÃO PUDE IR FISICAMENTE A BH, MAS O TEMPO TODO MEU PENSAMENTO ESTAVA LÁ, NA ASSEMBLEIA.
    FIQUEI ANSIOSA O DIA INTEIRO, MAS, AGORA, SINTO-ME MUITÍSSIMO MELHOR.
    VALEU, COMPANHEIROS!!!!!!!!!!!!!!
    DESSA VEZ, ESSE GOVERNO ESTÁ VENDO QUE COM PROFESSOR NÃO SE BRINCA!!!!!!!!!!!!!!
    SIND UTE, VAMOS MANTER, DE FATO, A TRANSPARÊNCIA!!!
    SE DEUS QUISER, NO DIA 25 ESTAREI EM BH E, ATÉ LÁ, FORÇA, COMPANHEIROS!!!!!!!!!! VAMOS NOS MANTER FIRMES E TRAZER AQUELES QUE AINDA INSISTEM EM FINGIR QUE ESTÃO TRRABALHANDO, AQUELES QUE INSISTEM EM FINGIR QUE ESTÃO SATISFEITOS PARA O NOSSO LADO!!!!!!!!!!!!!
    COMO VENHO AFIRMANDO TODOS OESSES DIAS, A HORA É AGORA!!!!!!!!! SE NÃO MOSTRARMOS A NOSSA FORÇA PARA ESSE GOVERNO NESSE MOMENTO, PODEMOS DESISTIR.
    LEMBREM-SE: SOMENTE A UNIÃO FAZ A FORÇA!!!!!!!!!!
    ABRAÇOS!!

  80. ALBERICO MARQUES GARCIA on Maio 18th, 2010 18:23

    BOA NOITE GENTE…

    TODOS SABEMOS QUE ESTA SERÁ UMA SEMANA DIFÍCIL. TODOS DEVEMOS TER CONSCIÊNCIA DISTO, NÃO SE ENGANEM, VEM AÍ + PRESSÃO E BOATOS. NÃO SE APAVOREM E NEM TOMEM DECISÕES INDIVIDUAIS, POR FAVOR. A GREVE COMEÇOU EM ASSEMBLÉIA E DEVE TERMINAR EM ASSEMBLÉIA, NÃO SE ESQUEÇAM.
    TÁ NA HORA DE ENVIARMOS E-MAILs A TODOS OS DEPUTADOS PEDINDO EXPLICAÇÃOS SOBRE A NEGOCIAÇÃO. QUEM AINDA NÃO TEM A LISTA ENTRE EM CONTATO PROFALBERICO@YAHOO.COM.BR. ABRAÇOS E VAMOS Á LUTA POR = UMA SEMANA.

  81. Delmiro dos Santos Neto on Maio 18th, 2010 18:40

    Depois de anos de desânimo ,voltei a ter orgulho da minha categoria. Pois a grande maioria da Rede Estadual de Educação encontra-se em greve,sustentando a mesma apesar de todas as pressões,Minas volta a fazer história,não de forma retórica em discurso vazios,mas lutando pelos direitos. Nada de malabarismos contabéis dos burocratas do seplag, queremos o piso nacional ou acordo com aumento real e escalonado no valor do vencimento básico.

  82. Priscila on Maio 18th, 2010 20:06

    OLA PESSOAL,
    DEPOIS DE 40 DIAS, EIS QUE O SENHOR GOVENADOR DÁ AS CARAS….. PARECE QUE AMNHÃ ELE DEVE TOMAR PROVIDENCIAS PARA EVITAR PREJUÍZOS PARA OS ESTUDANTES……..
    ISSO SIGNIFICA O QUÊ?
    AH… ELE PÔS A MÃO NA CONSICIENCIA E VAI CONVERSAR SOBRE A QUESTÃO DO PISO
    RSSSSSSSSSSSSSSS

    DEMISSÃO, CORTES, PRISÃO, DEGREGO, CHOQUE ELÉTRICO,….. QUE OUTROS INSTRUMENTOS SERÃO BUSCADOS PELO DIGNISSIMO ANASTASIA NOS GOVERNOS DITATORIAIS……

    A PRESSÃO VAI SE INTENSIFICAR….PELO BEM DOS ESTUDANTES, É CLARO…….

    CONTINUDADE DA GREVE SIM……

    ELEIÇOES 2010……..FORA PSDB FASCITA!!!!!!!!!!

  83. luciana on Maio 18th, 2010 20:38

    quando começa as aulas das escolas de greve

  84. Nara Rúbia on Maio 18th, 2010 22:17

    As aulas das escolas começam quando o governador nos permitir usufruir do nosso direito: o piso salarial nacional para educação básica; uma lei aprovada pelo nosso país, que deve ser cumprida por todas as unidades da federação. Mas as aulas na rua estão a todo vapor. Neste momento, o conteúdo a ser trabalhado é dignidade, respeito e cidadania.
    Abraços a todos e vamos nos manter firmes.

  85. Geraldo César M. Pedroso on Maio 19th, 2010 0:13

    Oi Querida Nara Rubia, vou endossar a sua opinião, pois não vejo outra saída pra gente- gente boa chamada de educador, temos que ter brio na cara e não voltar , logicamente, quando o falado estiver escrito e carimbado por todos envolvidos, não é????é o mínimo seu Zé que acreditamos no cê???… não é, já fomos bestas, acreditamos inté no ministério público, quando assinamos todos termo de conduta… e até hoje não “Cumprido…………..”
    Mas gente o que eu quero falar é o seguinte: A GREVE CONTINUA E NÓS VAMOS DECIDIR A HORA QUE DEVEMOS ACABAR>>>>>>>>>>>>>>>PARABÉNS EDUCADORES MINEIROS PELA AULA GRÁTIS DE CIDADÂNIA
    VAMOS JUNTOS A LUZ E PELA VITÓRIA.
    SOMOS POLÌTICOS SIM E DETERMINAMOS QUEM QUEREMOS NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE MG, NÃO VENHAM FALAR QUE ESTÃO DO NOSSO LADO AGORA, SEJAM BEM VINDOS, MAS MESMO ASSIM vossas excelências, NÃO CONSEGUIRÃO SEUS VOTOS NAS SUAS RESPECTIVAS BASES-desculpa mas vamos continuar esclarecendo o povvo mineiro, pois somos educadores, esquecerammmm??? então a hora já é essa: dançaram e obrigado, vossas excelências da base do governo de ANastasia por nos fuder…

  86. Geraldo César M. Pedroso on Maio 19th, 2010 1:00

    “FUDER NÃO”, mas nos prejudicar tão profundamente atingindo nossas visceras…PORRA!!!

  87. Nara Rúbia on Maio 19th, 2010 9:17

    Ontem nós vimos duas peças de teatro lá em Belo Horizonte. Uma foi organizada pelo sind-ute, na escadaria da igreja São José. O sindicato quis mostrar para a população o quanto o judiciário mineiro está comprado pelo executivo. Foi um ato bonito!
    A outra, ocorreu durante a nossa assembléia, envolvendo vários deputados (atores)mineiros e o próprio governo do estado. Não vamos dizer com todas as letras que poderia ser uma demonstração de o quanto o legislativo está comprado pelo executivo, porque isso já nem precisa mais ser dito. Mas o fato é que o governo fez uma cena: enviou um documento que desagradava a categoria, sabendo que com ele manteríamos a greve, e depois que a assembléia votou pela continuidade do movimento ele enviou outro documento, além de enviar deputados da base aliada para fazerem discursos inflamados, “colocando-se do nosso lado”. Continuando a encenação, o governo foi para a mídia dizer que foi pego de surpresa, mas que iria agir para garantir o direito dos alunos, que são pessoas carentes.
    Vejam só que espetáculo da manipulação: o governo mantém a greve por mais uma semana, pelo menos, para fazer propaganda do seu governo e de seus aliados, porque se a greve terminasse ontem, todos nós voltaríamos para sala em franca campanha eleitoral contra eles. Além disso, jogando a população contra os professores, o governo tira o crédito de nossas palavras.
    Uma jogada de mestre, não é?!
    Mas, falta um detalhe que até hoje o governo ignora: nós também sabemos jogar. E hoje, somos jogadores sem nada a perder. Deixar os professores chegarem ao fundo do poço foi a pior manobra política deste governo. Há situações que não têm volta. Esta é uma delas.
    Nós estamos nos segurando para não voltar para a sala de aula, pois hoje, o nosso maior desejo é entrar em sala e denunciar este governo fascista. Estas aulas serão dadas com tanta maestria, que até nenhuma propagadanda enganosa irá nos prejudicar. Não se esqueçam disso: somos muito mais fortes em nosso habitat, embora, agora, tenhamos necessidade de nos afastar dele.
    A greve continua.

  88. Priscila on Maio 19th, 2010 18:39

    Busquei nesses ultimos dias fortalecer minha concepção acerca do que é pertencer à classe de educadores. No entanto, meu espírito, neste momento, encontra-se extremamente decepcionado!!
    Sei da luta do sindi ute, especialmente da Bia; sei também que o movimento cresceu de maneira jamais esperada - principalmente pelos governistas.
    Há uma grande possibilidade de encerrarmos a greve na próxima quarta e quais foram as propostas do governo? E a contra proposta do sindi ute?
    Ao que me parece muito pouco foi conseguido para retornarmos agora.
    Percebi que os coordenadores sindicais da minha região que já nem discutem mais a questão do piso de 1300….
    E mais….nem eles mesmos conseguiram explicitar quais seriam as reivindicações atendidas pelo governo no acordo que ainda não foi fechado…
    Pelo que ouvi na reunião da sub-sede,professores que ingressaram recentemente no estado, não teriam benefício nenhum com este acordo, principalmente pq não temos as vantagens que, teoricamente, seriam integradas ao piso (como biênio , por exemplo).
    E aí pessoal, como vocês estão entendendo este momento?

  89. Valdene on Maio 19th, 2010 18:58

    Visitem nosso site aqui do sul de Minas:
    www.grevedosprofessores.com

  90. Mantelo Mendes on Maio 19th, 2010 19:09

    É MUITA INGENUIDADE DE ALGUMAS PESSOAS ACHAREM QUE A GREVE É INJUSTA PARA COM OS ALUNOS.

    ORA, SEM PRESSÃO, OS PROFESSORES GANHARÃO O MESMO SALÁRIO. OU VCS ACHAM QUE O GOVERNO IRÁ VESTIR A CAMISA DA MADRE TEREZA COM A SUA SENSIBILIDADE SOCIAL.

    TODO SER HUMANO, ISSO É CABALMENTE DEMONSTRADO PELA SOCIOLOGIA DO TRABALHO, EFETIVAMENTE PRODUZ QUANDO É DEVIDAMENTE RECOMPENSADO.

    OS PROFESSORES COM O SALÁRIO QUE AUFERE, ACABA FICANDO ESTRESSADO COM OS PROBLEMAS FINANCEIROS.

    MUITOS INCLUSIVE ENCONTRAM-SE NAS PORTAS DE SEREM DESPEJADOS.
    COMO ESSES SERES IRÃO TRAZER CONHECIMENTO DE QUALIDADE PARA OS SEUS ALUNOS COM ÓS PROBLEMAS DECORRENTES DE SUA DEBILIDADE FINANCEIRA.

    LARGUEI O MEU CURSO DE HISTÓRIA PARA CURSAR ENGENHARIA, JUSTAMENTE POR CAUSA DO SALÁRIO.

    NA OCASIÃO AVALIEI QUE O MEU DIPLOMA DE SEGUNDO GRAU É MAIS VALORIZADO DO QUE O DE TERCEIRO GRAU PARA O EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO. TRISTE REALIDADE.

    GREVE É A SOLUÇÃO. DIÁLOGO SÓ FUNCIONA PARA QUE QUER CEDER. O GOVERNO ESTÁ PREOCUPADO COM A COPA DO MUNDO, VEJAMOS AS SUAS OBRAS.

  91. Priscila on Maio 19th, 2010 21:22

    Pessoal,
    O site da see diz: “o governador se preocupa com persistencia da paralisação dos professores…..
    O governador Antonio Anastasia assegurou que a maior preocupação do governo é com os alunos que estão sendo prejudicados”.

    Bom, se é esse o caso, por que o governador não iniciou a negociãção no começo da greve?

    E mais, por que ele não ofereceu uma prposta digna de reajuste salarial para aqueles que realmente se preocupam, cuidam e educam as crianaçs e jovens deste país?????

    O que ele pretende é colocar pais e alunos contra nossa classe e a favor, é claro, dele e do PSDB, NAS URNAS EM 2010……..

  92. ALBERICO MARQUES GARCIA on Maio 20th, 2010 7:28

    OLÁ PESSOAL BOM DIA A TODOS..

    VENHO LEMBRAR A TODOS OS PROFESSORES MINEIROS QUE O MOMENTO É DE RACIOCÍNEO E NÃO DE EMOÇÃO. ESTA SEMANA SERÁ DE MUITA MUNIÇÃO PERDIDA ATIRADA PELO GOVERNO. CUIDADO COM A CONTRA-INFORMAÇÃO PARA A DERRUBADA DO MOVIMENTO. VAMOS LEMBRAR QUE SE O GOVERNO TEM TÁTICAS DE INFORMAÇÕES, NÓS TAMBÉM A POSSUIMOS. NADA DE PÂNICO. PROCUREM SEMPRE ESTAR BEM INFORMADOS DE SEUS DIREITOS E NÃO CONFIEM EM “INFORMATIVOS”. PERGUNTA: COMO O GOVERNO VAI DIALOGAR DIRETAMENTE COM OS PROFISSIONAIS? BOM, DE REPENTE VC VAI RECEBER UM TELEFONEMA DA SECRETÁRIA VANESSA GUIMARÃES, QUE TAL? VOLTO A PEDIR AOS PROFESSORES QUE EVITEM BATE BOCA COM CIDADÃOS QUE NÃO MERECEM DESTAQUE, NÃO VAMOS BAIXAR O NÍVEL. ABRAÇOS..

  93. Nara Rúbia on Maio 20th, 2010 9:22

    Oi, Priscila! Li o seu recado n. 88 e gostaria de comentá-lo. De fato, fala-se muito do fim da greve já na próxima semana, assim como falaram que ela terminaria há três dias e ela não terminou. Acho que nós devemos ter calma e ver que nós também temos poder de decisão.
    Quem entrar no site do sind-ute vai ver que, infelizmente, nos históricos das greves, desde de 2003 a categoria não tem conseguido nada de efetivo, pois este governo não negocia.
    No entanto, nós também nunca estivemos tão mobilizados e nunca fomos tantos quanto somos agora. Acho que isso faz uma diferença, não é?
    Além disso, estamos em ano de eleição e estamos nos posicionando como eleitores e formadores de opinião. Só acho que devemos bater mais no Aécio, porque o governo é dele e é a figura dele que conta. Sua popularidade já começou a cair em Minas, de acordo com as últimas pesquisas. Vamos esquecer o Anastasia, pois é o Aécio que quer ser presidente, ou vice.
    Não vamos deixar o pessimismo nos dominar. Vamos fazer como o governo: dar um passo de cada vez e sabermos nos beneficiar do momento, da melhor forma possível.

  94. Marcia on Maio 20th, 2010 19:55

    Professores, o governo de Minas Gerais joga sujo, além de copmprar a imprensa mineira agora também comprou o judiciário, bloquear as contas do sindicato foi um golpe muito baixo, tenho vergonha de ser funcionária de um governo como este como o PSDB. MEU DEUS agora corremos o risco do PSDB no governo federal e Aécio agora tentando ser vice… QUE DEUS nos protega….

  95. ALBERICO MARQUES GARCIA on Maio 21st, 2010 6:14

    OLÁ PESSOAL BOM DIA. O BLOQUEIO DAS CONTAS DO SINDICATO E A TENTATIVA DE DESQUALIFICÁ-LO JUNTO À CATEGORIA FOI REALMENTE UMA DEMONSTRAÇÃO QUE O GOVERNO MINERIO QUER DE VOLTA A DITADURA. DEVEMOS NOS PREPARAR PARA ENFRENTÁ-LA COMO TAL. VAMOS NOS REPORTAR AOS ANOS 6O PARA QUE POSSAMOS TRAÇAR NOVAS ESTRATÉGIAS. NÃO SE ESQUEÇAM DE REPASSAR AO MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE PESSOAS A LISTA DOS DEPUTADOS TRAIDORES QUE VOTARAM A ESMOLA DOS 10%. NÃO NOS INTIMIDEMOS. A LUTA TEM QUE CONTINUAR.

  96. Elizete Curty Mattedi on Maio 21st, 2010 8:05

    Olá pessoal!
    Vamos mostrar para o governador e seus capangas que somos profissionais da educação e não escravos dele.
    Vamos ficar firmes na LUTA não vamos voltar enquanto eles não aprenderem fazer conta.
    Um abraço a todos e que o Senhor estje com teus anjos nos protegendo.

  97. Francielly on Maio 21st, 2010 11:47

    Eu estou indignada com este governo “DITADOR” que horror meu Deus, estamos no século XXI? Eu acho que não, e que sim voltamos no tempo, ou seja, no TEMPO DA DITADURA. Sou uma aluna da rede pública e filha de uma educadora e estou Pasma com a ação do Governador Anastasia e de seus comparsas.
    Vamos a luta povoooo, não se deixe intimidar, nunca abaixe a cabeça pois um dia você se orgulhará disso.

    Eu acho que que não estamos sendo governadas por um governador e sim por um ditador que quer anestesiar os professores que lutam para vencer.

    Pense nos professores imaigina se você Anestesia, ganhasse o que um professor ganha? È bom refletir pois você quem sabe um dia cai do mandato e quebra a cara!!!

  98. Elizete on Maio 21st, 2010 13:48

    Art. 146 - Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade de resistência, a não fazer o que a lei permite, ou a fazer o que ela não manda:

    Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.
    Será que o seu governador sabe das leis? Somos professores mas entendemos das leis principalmente quando somos ameçados.
    Está semana alguém perdeu o trono na SRE de Governador Valadar. Não vamos abaixar para ameças a 10 anos trabalhamos como mão-de-obra barata chega.

  99. Delmiro dos Santos Neto on Maio 21st, 2010 18:42

    Caros colegas
    Qualquer “proposta” que não signifique aumento no vencimento básico. Os penduricalhos propostos ; se é que foram propostos; numa categoria que estratégicamente foi dilacerada em grupos com situações funcionais diferentes, não deve ser aceita.Mesmo desvalorizados e humilhados procuramos cumprir com dignidade os nossos compromissos pormais de dez anos. Está na hora do governo e de toda a sociedade mineira reconhecer isto,chega de sacrifício. Quanto ao conchavo entre o executivo e o judiciário,sem comentários.

  100. Vera Lúcia A Godefroid on Maio 22nd, 2010 14:03

    Caros colegas,
    hoje o governo vê a necessidade de incentivar jovens licenciandos à docência. eles mal começam e já estão desistindo, indo buscar outras carreiras menos desgastantes e mais bem remuneradas.
    No momento de escolher um curso, os jovens não querem mais ser professores. Isto acontece porque veem o professor ser desvalorizado, física e emocionalmente abalado, tornando-se alvo do desrespeito dos alunos.
    A única maneira de reverter esta situação é dando a ele um salário digno. Esta é a única forma de incentivar a docência. Tudo mais se configura em perda de tempo e ilusão. Pode servir a algum propósito mas jamais servirá para atrair mais jovens para o magistério.
    Qualquer criança de cinco anos sabe que o único e necessário incentivo que a docência precisa é de um salário decente para os que a exercem. A profissão de professor será desejada quando ele deixar de ter vergonha de exibir seu contracheque.

  101. FLAVIA CALDEIRA BRANT COSTA on Maio 22nd, 2010 14:04

    Acho que a Nossa Greve já esta na hora de acabar, então PAIS, ALUNOS, COMUNIDADE, cobrem uma posição do governo, pois nós educadores não temos outra forma de conseguir aumento a não ser esta, e olha bem, nem assim esta resolvendo, então meus caros, cobrem do governo esta postura e não fiquem contra nós educadores estaduais POIS SOMOS NÓS QUE ESTMOS TODOS OS DIAS COM VOCÊS, SOMOS NÓS QUE NOS PREOCUPAMOS COM A SUA APRENDIZAGEM SOMOS NÓS CAROS PAIS QUEM EDUCAMOS SEUS FILHOS (MAIS ATÉ DO QUE OS NOSSOS, POIS TEMOS QUE TRABALHAR 2 OU 3 TURNOS), ENTÃO NÃO SEJAM ENGANADOS POE ESTE GOVERNO SE ELE REALMENTE SE IMPORTASSE COM A SUA APRENDIZAGEM NÃO TERIA SALA COM 45 ALUNOS, COM FALTA DE LIVROS, ESCOLAS CAINDO, SEM MATERIAL, SEM QUALIDADE,SEM REPROVAÇÃO, PRESTA ATENÇÃO POPULAÇÃO SOMOS NÓS QUE QUEREMOS O MELHOR PARA OS NOSSOS ALUNOS E FAZEMOS DE TUDO PELO APRENDIZADO DELES. O QUE EU PEÇO MEUS CAROS ALUNOS E PAIS, NÓS APOIEM NESTE MOMENTO COMO NÓS FAZEMOS COM VCS DURANTE TODO O ANO.

  102. Dulcinéa França on Maio 22nd, 2010 16:36

    COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS,
    ESTOU INDIGNADA COM OS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS E PERCEBO QUE ALGUNS DE NOSSOS COLEGAS COMEÇAM A ESMORECER.
    VEJAM BEM: AS ULTIMAS ATITUDES DESSE GOVERNADOR DITADOR, COM O APOIO DE TODA A CORJA QUE O CERCA, SÃO AS MAIS ABSURDAS POSSÍVEIS.
    BLOQUEIO DE CONTA, AUMENTO DA MULTA, CORTE DO PONTO, AMEAÇAS DE DEMISSÃO E, POR ÚLTIMO, A CONVERSA COM OS SUPERINTENDENTES DE ENSINO, QUE CONVERSARÃO COM OS DIRETORES, QUE POR SUA VEZ CONVERSARÃO COM OS PROFESSORES.
    ORA, COLEGAS, AFINAL DE CONTAS, QUEM É O NOSSO REPRESENTANTE LEGAL? A QUEM REPASSAMOS UM A PORCENTAGEM DE NOSSO SALÇÁRIO PARA NOS REPRESENTAR?
    ATITUDES COMO ESSAS SÃO ATOS INSANOS, DIGNOS DE UM GOVERNO NEOLIBERAL, QUE INSTAUROU EM NOSSO ESTADO A POLÍTICA DO “EU TE CALO DE QUALQUER FORMA”!
    E ESSES SUPERINTENDENTES A QUEM EL CHANOU PARA UMA “CONVERSA”. SERÁ QUE SE ESQUECERAM DE QUE TAMBÉM SÃO EDUCADORES? SERÁ QUE UM “CARGO DE CONFIANÇA” OS CEGOU?
    CERTAMENTE ELE (ANASTASIA) NESSA CONVERSA COM OS REPRESENTANTES DAS SRE’S LHES DISSE QUE SUAS CABEÇAS ROLARÃO, E AS DOS DIRETORES TAMBÉM, CASO A GREVE NÃO TERMINE.
    SERIA MUITO DIGNO DA PARTE DOS DIRETORES DAS SRE’S E DOS DIRETORES DE ESCOLA COLOCAREM SEUS CARGOS A DISPOSIÇÃO DO GOVERNO DIANTE DO QUADRO QUE SE INSTAUROU NA EDUCAÇÃO MINEIRA DEVIDO AO DESCASO DO GOVERNO AÉCIO E DA CONTINUIDADE DESSE DESCASO PELO GOVERNO ANASTASIA.MAS, INFELIZMENTE, A VAIDADE OS CONCHAVOS POLÍTICOS NÃOO OS DEIXAM TOMAR UMA ATITUDE DESSAS.
    PENSEMOS, COMPANHEIROS, PENSEMOS BASTANTE ATÉ 3ª FEIRA. ANALISEMOS OS FATOS, AS NOTÍCIAS , AS ENTREVISTAS.
    O GOVERNADOR CONTINUA INSISTINDO QUE OS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO RECEBEM 950,00.QUE OS CONTRACHEQUES(QUE SÃO VERDADEIROS CONTRA NÓS) SEJAM MOSTRADOS PARA QUE TODOS VEJAM QUE, ALÉM DE DITADOR, ANASTASIA NÃO PASSA DE UM GRANDE MENTIROSO.
    ATÉ 3ª FEIRA NA ASSEMBLEIA E VAMOS COLOCAR 20 MIL PESSOAS LÁ.
    ABRAÇOOS.

  103. Geraldo César M. Pedroso on Maio 23rd, 2010 18:30

    Dulcinéa, aposto que não é a de lá de “del Telboso”, pois querida posso te afirmar não existe esmorecimento no momento, acho, na minha opinião-pode me corrigir, que o momento é ÚNICO: trabalhadores da educação do estado de MG levantaram, depois de mais de uma década com seu brio na sarjeta, estão reagindo rumo ao resgate de sua dignidade, não é hora de esmorecer e sim lutar para vencer, mesmo tirando o site do sindicato do ar vamos escrevendo nos blogs, telefonando, fazendo o nosso trabalho de formiguinha- tá lindo a nossa organização e ninguém pode com ela-, vamos a luta até a vitória.
    Áh, já estava esquecendo, vamos iniciar o nosso fundo de greve, quem poder levar um quilo de alimento não perecível na próxima assembléia dia 25/05/2010, às 14:00, no pátio da Assembléia Legislativa de MG (que é composta por uma maioria dos deputados da base do governo e que nos ferram sempre), para podermos ajudar nossos companheiros(as) que são arrimos de família, mas que também não podemos descartar da necessidade da ajuda amanhã de todos, pois pode demorar muito essa greve. Calma para todos. Eles é que estão apavoradíssimos… Vamos com tranquilidade diretos para luz e a vitória….Bjos e abços…

  104. Dulcinéa França on Maio 23rd, 2010 22:50

    COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS,
    ANTES DE PRÓXIMA ASSEMBÉIA, DEEM UMA OLHADA NO SITE DO SIND UTE DE UBERLÂNDIA E ASSISTAM A FALA DO DEPUTADO ANTONIO JÚLIO. PODE ATÉ SER OPORTUNISMO, MAS ELE DÁ EXATAMENTE O RETRATO DE MINAS, DESENHADO POR ESSE GOVERNO DITADOR DO PSDB.
    CONTINUEMOS FIRMES EM NOSSO PROPÓSITO.
    E JAMAIS NOS ESQUEÇAMOS: A UNIÃO FAZ A FORÇA!!!!!!!!!!!!!!!!
    ABRAÇOS,
    DULCINEA

  105. Geraldo César M. Pedroso on Maio 23rd, 2010 23:09

    Uma dica, já que tiraram nosso site do ar, podem acionar o blog do euler, ou seja, :::blogdoeulerconrado.blogspot.com————-dá pra confiar.
    Unidos somos fortes, sozinhos somos ninguém…não esqueçam da campanha do fundo de greve!!!!!!!!

  106. ALBERICO MARQUES GARCIA on Maio 24th, 2010 18:44

    OLÁ PESSOAL BOA NOITE, PROFISSIONAIS PROFESSORES MINEIROS.
    O Sr. AnastASIA CONTINUA MANIPULANDO AS DUAS SRAs DA SEE PARA CONTINUAR MENTINDO. QUEM AINDA NÃO VIU DÊ UMA OLHADA NOS SIT DA “EDUCACAO” E VEJAM COMO A MENTIRA PODE MANIPULAR A POPULAÇÃO E, LAMENTAVELMENTE, ALGUNS “DADORES” DE AULAS QUE CONTINUAM TRABALHANDO. LAMENTÁVEL. APROVEITO PARA LEMBRAR QUE NÃO PODEMOS DEIXAR DE CONTINUAR EMVIANDO E-MAILs AOS DEPUTADOS E PRINCIPALMENTE DIVULGANDO A LISTA DOS TRAIDORES E AGORA P/Q NÃO CAPACHOS DO SR. AnastASIA? DIVULGUEM PARA O MAIOR Nº DE ELEITORES QUE PUDEREM, COLOQUEM NOS SITs DE RELACIONAMENTO E TUDO O MAIS. NO MOMENTO É O QUE PODEMOS CONTAR. VAMOS AGUARDAR OS 10% QUE O GOVERNO FALA AMANHÃ NA ASSEMBLÉIA E CADA UM FAÇA SUA CONTA. ABRAÇOS..

  107. Priscila on Maio 24th, 2010 19:05

    Por que o site do sindi ute não está no ar?

  108. Delmiro dos Santos Neto on Maio 24th, 2010 19:09

    Sinceramente tenho dificuldades de entender. O Brasil cresce economicamente, com taxas só superáveis pela China a cerca de 10 anos( 2 anos finais do governo FHC e os 8 anos do governo Lula).Na crise que ameaçou interromper este ciclo o Brasil foi o último a entrar e o primeiro a sair, sendo um dos menos afetados. A econômia já voltou a crescer num ritmo igual a antes da crise(”marolinha”),a previsão desse ano varia em torno de 7% do PIB. Como que num quadro favorável deste uma categoria como a dos professores fica 10 anos sem aumento, no 3º estado mais rico do país. O que estamos esperando para termos um salário digno? 1- A volta da inflação 2- Nova crise do petróleo 3- Dinheiro carimbado(URV) 4- altas taxas de desemprego 5-Dívida externa gigantesca 6-13º parcelado. A HORA É AGORA OU VAI OU RACHA!!!!!

  109. Nara Rúbia on Maio 24th, 2010 19:38

    Sábias palavras, Delmiro!
    Ou vai ou racha!!! Afinal, o piso é lei, não é?
    Quanto aos colegas “dadores de aula”, Alberico, é lamentável ter gente pacata assim, viu?!!
    Estimulando a reflexão, vamos dedicar a eles um trecho do lindo poema No caminho, com Maiakóvski:
    “[…]
    Na primeira noite eles se aproximam
    e roubam uma flor
    do nosso jardim.
    E não dizemos nada.
    Na segunda noite, já não se escondem;
    pisam as flores,
    matam nosso cão,
    e não dizemos nada.
    Até que um dia,
    o mais frágil deles
    entra sozinho em nossa casa,
    rouba-nos a luz, e,
    conhecendo nosso medo,
    arranca-nos a voz da garganta.
    E já não podemos dizer nada.
    […]“

    Abraço
    Nara Rúbia

  110. Geraldo César M. Pedroso on Maio 24th, 2010 21:01

    Queridos, Delmiro e Nara quero compactuar com o pensamento de vocês, dizendo que os “dadores de aula” chega nos provocar, não mais raiva, mas sim pena, por saber que cordeiros ainda existem, e, principalmente, sabendo que eles se dizem educadores.
    Uma singela homenagem aos “dadores de aula”, um texto (básico) do dramaturgo Alemão Bertolt Brecht:
    O Analfabeto Político

    O pior analfabeto é o analfabeto político.
    Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos.
    Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha(não do aécim), do aluguel, do sapato e do remédio(dadores quando vocês aposentarem) dependem das decisôes políticas.

    O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista(base na ALMG desse governo que está aí), pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo.
    Nada é impossível de MUDAR.
    Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo.
    E examinai, sobretudo, o que parece habitual.
    Suplicamos expressamente: não aceites o que é de hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural, nada deve parecer impossível de mudar.(…)

    OU VAI OU RACHA!!!
    Abços educativos!!!!

  111. Dulcinéa França on Maio 24th, 2010 22:03

    COMPANHEIROS NARA, DELMIRO E DERALDO CÉSAR,
    QUANTA INSPIRAÇÃO, HEIM? A LUTA TAMBÉM FAZ COM QUE FIQUEMOS MAIS SENSÍVEIS, NÃO É?
    EU TAMBÉM QUERO COLABORAR COM ESSE MOMENTO POÉTICO DEDICANDO UM TRECHO DA MÚSICA DE GERALDO VANDRÉ, PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES, A TODOS COMPANHEIROS E OCMPANHEIRAS QUE TEM SE MANTIDO FIRMES NESSA LUTA, QUE TEM PARTICIPADO DAS ASSEMBLEIAS REGIONAIS E DA ESTADUAL E, PRINCIPALMENTE ÀQUELES COMPANHEIROS QUE TEM ENFRENTADO HORAS E HORAS DE VIAGEM PARA CHEGAREM ATÉ BELO HORIZONTE, NUMA DEMONSTRAÇAO DE DIGNIDADE, UNIÃO, FORÇA E DETERMINAÇÃO. A NÓS TODOS QUE TEMOS MOSTRADO QUE ENCONTRAMOS O CAMINHO QUE NOS LEVARÁ, CERTAMENTE, AO NOSSO OBJETIVO MAIOR.

    Caminhando e cantando
    E seguindo a canção
    Somos todos iguais
    Braços dados ou não
    Nas escolas, nas ruas
    Campos, construções
    Caminhando e cantando
    E seguindo a canção…

    Vem, vamos embora
    Que esperar não é saber
    Quem sabe faz a hora
    Não espera acontecer…(

    (….)

    Os amores na mente
    As flores no chão
    A certeza na frente
    A história na mão
    Caminhando e cantando
    E seguindo a canção
    Aprendendo e ensinando
    Uma nova lição…

    Vem, vamos embora
    Que esperar não é saber
    Quem sabe faz a hora
    Não espera acontecer…

    CONTINUEMOS FIRMES ATÉ A VITÓRIA!!!!!!!!!
    UM GRANDE ABRAÇO A TODOS VOCÊS!!!!
    DULCINÉA

  112. Marcia on Maio 25th, 2010 9:09

    Caros colegas
    concordo com tudo o que disseram e é preciso que nós os EDUCADORES de fato, divulguem o que realmente esta acontecendo neste estado, de como a população esta sendo manipulada pela imprensa, Radio Itatiaia, Globo, Estado de Minas, Alterosa, Band, Record, precisamos reagir, é necessário fazer um grande movimento nas escolas , em nossas localidades, na internet, para impedir que o Sr. Anastasia volte a ser governante de Minas.

  113. Paula Cristina on Maio 25th, 2010 14:26

    Concordo com todas as reclamaçoes pois estudo em escola publica e sei das dificuldades que os professores enfrentam no dia-a-dia.Todos nos alunos prestamos pleno apoio aos professores. Não desistam.

  114. MIlna Morais on Maio 25th, 2010 15:58

    Não sabemos qual é o piso salarial que recebemos, já que cada um recebe uma quantia diferente! Cada professor recebe um piso salarial! Que competência!Basta os professores se reunirem e começarmos a falar sobre o assunto para descobrirmos isso!

  115. Alencar Rafael dos Santos on Maio 25th, 2010 17:21

    É triste saber que muitos professores estão sendo ameaçados pela SEE e SREs de serem demitidos/exonerados de seus cargos de Professores se não retornarem a sala de aula.
    Agora perguntamos?
    Onde esta o direito do cidadão, dos educador que hoje ganha menos de um salario minimo por 18 aulas que correspondem a 01 cargo,que dividido o salario que ele recebe é de R$ 500,48 o que dá R$ 27,81 por aula/mes. Então meus caros colegas e amigos perguntamos: Como é que não fazemos greve se o Estado de Minas é um do Estados que pior paga seus funcionarios da EDUCAÇÃO. O governo fala que paga bem seus funcionarios, e que Minas tem uma educação de primeira, o que realmente tem, mas não é por pelo salario de miseria que recebe, mas sim PELO AMOR À PROFISSÃO E AO OFICIO QUE ESCOLHEU. POR ISSO CAROS AMIGOS E CAROS COLEGAS PAIS DE ALUNOS E TODA A SOCIEDADE, GOSTARIAMOS QUE TODOS VOCES ENTENDESSEM A SITUAÇÃO EM QUE VIVEM NOSSOS EDUCADORES NO ESTADO DE MINAS GERAIS, E QUE AJUDEM A MANTER ESSE MOVIMENTO FIRME E NÃO SE ESQUEÇAM DE DIZER UM GRANDE NÃO NAS URNAS PARA ESSE GOVERNO QUE SÓ QUER NOS SUGAR, AMEAÇANDO-NOS COM O PODER QUE TEM EN SUAS MÃOS.
    NOS EDUCADORES É QUEM CONSTRUIMOS O FUTURO DE NOSSA NAÇÃO, e por isso meceremos um pouquinho de respeito e consideração por parte dos GOVERNANTES.

  116. marli santos on Maio 25th, 2010 18:37

    Queridos colegas,um sentimento estranho me dominou nesta tarde - uma mistura de ansiedade,tristeza e vergonha. Ansiedade pelo resultado das negociações,tristeza em decorrência do sentimento de impotência diante do poder maior e vergonha por não ter participado mais de perto das manifestações, das assembleias, da luta. Contudo, posso afirmar que meu pensamento estava lá e cheguei a interceder, em oração, em favor desta causa. Aos corajosos, meu abraço de reconhecimento.

  117. Priscila on Maio 25th, 2010 18:37

    Pessoal,
    O fim da greve já era esperado desde a semana passada.
    A pressão sindical já esmorecia mediante as ações sórdidas do governo.
    Li diversos comentários de professores sobre isso.
    E o sentimento é de revolta, de decepção ao voltarmos sem conquista nenhuma.
    Sinto isso também. Quase 50 dias, e nada?

    Mas penso que nem tudo foi em vão.
    Soubemos mostrar ao governo que temos potencial. Enquanto classe, nos organizamos, participamos,nos opusemos, resistimos enquanto foi possível aos ditames do Sr. Anastasia.

    De fato, volto a trabalhar amanhã.

    VOU CONVERSAR COM MEUS ALUNOS SOBRE OS EMBATESTRAVADAS NESTES QUASE 50 DIAS. BUSCAREI CONSCIENTIZA-LOS DO TIPO DE GOVERNO QUE NÓS TEMOS E O QUE NÓS QUEREMOS.
    ACHO CABE A NÓS, NESTE MOMENTO, BUSCAR UMA NOVA ESTRATÉGIA DE MOBILIZAÇÃO, AGORA VISANDO AS URNAS EM OUTUBRO.

    MAS A FRUSTRAÇÃO PERMANCE.

  118. Marcia on Maio 25th, 2010 18:48

    Priscila, a frustação vai permanecer, mas agora teremos que buscar novas estratégias para impedir que o PSBD permaneça no poder, volto para sala de aula, triste mas com um firme propósito de tentar mostrar aos nossos alunos que devemos lutar sempre e não se amendrontrar. Agora o que temos que fazer é seguir em frente. Força a todos.

  119. Priscila on Maio 25th, 2010 18:57

    Pessoal
    vc ja leram as reportagens sobre o fim da greve
    É RIDICULO
    OS JORNAIS CRIAM UM DISCURSO COMO SE O GOVERNO ESTIVESSE NOS ABENÇOANDO COM MEDIDAS COMO: NÃO DEMISSÃO, ANULAÇÃO DA ILEGALIDADE DA GREVE, DENTRE OUTRAS

    IMPRENSA NOJENTA, SÓRDIDA, INESCRUPULOSA

  120. ALBERICO MARQUES GARCIA on Maio 25th, 2010 18:58

    BOA NOITE PROFISIONAIS EDUCADORES MINEIROS. NÃO VAMOS DEIXAR QUE A FRUSTAÇÃO E A TRISTEZA NOS ABATAM. SOMOS FORTES. PRINCIPALMENTE UNIDOS, COMO ESTIVEMOS NOS ÚLTIMOS 48 DIAS. MAIS UMA BATALHA TERMINOU MAS A GUERRA AIMDA ESTÁ LONGE DE ACABAR. TERMINADA A AULA PRÁTICA DE CIDADANIA, COMEÇEMOS A PARTE TEÓRICA COM NOSSOS ALUNOS. QUANTO A NÓS PRECISAMOS REFLETIR E AGIR COM MAIS CORPORATIVISMO E PRATICIDADE. NADA DE TRABALHAR FORA DO HORÁRIO, NADA DE FAVORES PRO ESTADO. VAMOS FAZER APENAS O QUE NOS COMPETE, EM SALA DE AULA. INFELISMENTE, SECRETARIAS E SERVIÇOS GERAIS TAMBÉM ESTÃO MERECENDO UMAS “AULINHAS” PRÁTICAS DE CIDADANIA. VAMOS NOS CONCENTRAR APENAS E PURAMENTE NA SALA DE AULA E NADA MAIS. NÃO SE ESQUEÇAM DOS DEPUTADOS TRAIDORES, ELES NÃO PODEM FICAR IMPUNES JUNTO COM O AnastASIA.

  121. Renata on Maio 25th, 2010 19:13

    Prezados colegas, não vejo o fim da greve como uma derrota e uma vergonha. Nós só vamos mudar de estratégia já que o governo usou de autoritarismo. Ainda podemos vencer em outubro e mostrar para todos a nossa força. Estamos voltando mas não estamos desistindo. Mostramos para toda a sociedade e para este governo a nossa força e união. E é assim que temos que nos manter. Se o piso salarial é lei, eles são obrigados a cumprir e vamos a cada dia cobrar. Vamos continuar com uma grande campanha contra este atual governo. Temos grandes instrumentos, como a sala de aula por exemplo. Então vamos usá-la até em outubro e se precisar o ano que vem. Tendo a certeza que teremos a mesma força e união. Não vamos desistir e não vamos lamentar. VAMOS CONTINUAR A LUTA E VENCER. PERDEMOS UMA BATALHA, MAS NÃO PERDEMOS A GUERRA. ATÉ BREVE. Um abraço para todos que nos acompanharam e nos apoiaram.

  122. Dulcinéa França on Maio 25th, 2010 19:32

    COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS,
    É, NESTE MOMENTO, INEVITÁVEL SENTIRMOS REVOLTA, TRISTEZA E FRUSTRAÇÃO. HOJE, INFELIZMENTE OU GRAÇAS A DEUS, NÃO PUDE IR A BH. AGORA SÃO 20:12H E EU NÃO SEI EXATAMENTE O QUE FOI ACORDADO ENTRE SINDICATO E GOVERNO. SEI APENAS QUE AMANHA, AQUI EM OURO PRETO, TEREMOS UMA ASSEMBLEIA E, NA 5ª, RETORNAMOS À SALA DE AULA.
    VEJO QUE O GOVERNO DE MINAS, A EXEMPLO DO GOVERNO SERRA (PSDB, ANASTASIA ACABOU DOBRANDO OSINDICATO CM MANOBRAS MAQUIAVÉLICAS, PRESSÃO.
    MAS, ENFIM, VIVEMOS UM NOVO TEMPO EM NOSSA CATEGORIA. MOSTRAMOS QUE PODEMOS NOS UNIR E REPRESENTAR PERIGO PARA OS GRANDES E NÃO DEVEMOS NOS ESQUECER DISSO ATÉ OUTUBRO. NÓS DAREMOS O TROCO É NAS URNAS, NÃO PERMITINDO QUE SE REELEJAM AQUELES QUE VOTARAM CONTRA NÓS; NÃO ÉRMITINDOQUE ANASTASIA CONTINUE GOVERNAR NOSSO ESTADO E QUE AÉCIO OCUPE QUALQUER CARGO POLÍTICO EM NOSSO PAÍS.
    E SABEM DE ONDE INICIAREMOS A NOSSA CAMPANHA? DE DENTRO DO LUGAR QUE NOS OBRIGAM A VOLTAR: DA SALA DE AULA.
    VAMOS MOSTRAR PARA NOSSOS ALUNOS QUE TIPO DE GENTE NOS GOVERNA, GENTE QUE NOS DESRESPEITA E VAMOS DAR O TROCO A ELES.
    ESTOU TRISTE, DESAPONTADA, AS NÃO PERDEREI DE VISTA ESSES SENHORES.
    VOLTAREI A DAR MINHAS AULAS E, PENSO QUE NÃO DEVEMOS NOS DESARTICULAR. CONTINUEMSO ESCREVEND NOS BLOGS, ENVIANDO EMAIL.
    CONTINUEMOS UNIDOS.
    UM ABRAÇO,
    DULCINÉA

  123. Nara Rúbia on Maio 25th, 2010 21:16

    Oi, pessoal!! Por que esta tristeza?
    A assembléia de hoje foi positiva para nós. Nossos colegas ficaram lá até o governo assinar um compromisso de revisão do nosso salário em 20 dias. Daqui a 20 dias terá uma nova assembléia para decidirmos se as mudanças nos atendem ou não. Daí, o documento segue para ser votado pelo ALMG. Nossa luta teve resultado sim. E terá ainda mais, basta ficarmor firmes e empenhados no nosso propósito: ter o nosso direito ao piso salarial nacional atendido.
    Acredito que a estratégia do sindicato foi oportuna, pois a hora é de parar para dar tempo ao governo no seu trabalho. Se continuarmos em greve ele pode alegar que não tem tempo para elaborar uma proposta e votá-la antes de 03/07.
    Quem garante que ele irá cumprir o assinado, já que o Anastasia está muito aquém do esperado nas pesquisas de intenção de voto? Os deputados, que querem se reeleger e sabem que nós agora somos, além de educadores, cabos eleitorais. É assim que temos que nos portar. e em nível federal o candidato José Serra, que é tão ditador quanto.
    Vamos fazer boca de urna. É só isso que importa neste mundo torpe da política: manter o status quo. Então, companheiros, continuemos firmes. A greve não é a única forma de protesto, nem tampouco a mais poderosa.
    Já disse outras vezes e repito: somos mais fortes no nosso habitat. Que venha a segunda fase desta guerra!! Esperemos nosso inimigo com a mesma tranquilidade que os russos esperam os seus, no inverno.
    Abraço
    Nara Rúbia

  124. FLAVIA CALDEIRA BRANT COSTA on Maio 25th, 2010 21:44

    É isso ai Nara, sei que estamos “frustrados” mas estamos assim por causa do governo e não devido ao movimento… Nós só demos esta parada de 25 dias que é para que o governo, secretaria e sind ut consigam viabilizar a modificação do vencimento básico e do piso, se assim não for (este governo já provou que não tem palavra, agora vamos ver se tem caráter pois assinou o documento), e mais, vamos voltar na 5 feira e comunicar alunos, pais e comunidade os acordos levantados pelo governo e se estes não forem cumpridos, podem todos ir retalhar a see e o EXgovernador….. Até a vitória sempre…. “UM MAIS UM É MUITO MAIS QUE DOIS…”

  125. ALBERICO MARQUES GARCIA on Maio 28th, 2010 11:25

    OLÁ PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO MINEIRA… BOA TARDE. ESTES DOIS DIAS DE AULAS, EM TODAS AS SALAS QUE PASSEI, FIZ UM APANHADO GERAL DO QUE FOI O MOVIMENTO GREVISTA E A REPERCUÇÃO FOI EXCELENTE COM OS ALUNOS. ESCLARECIMENTOS FORAM DADOS EM TODOS OS SENTIDOS AOS ALUNOS E DOIS PONTOS IMPORTANTES GOSTARIA DE FRIZAR COM TODOS:
    1 - A GREVE FOI APENAS SUSPENSA (ESTA INFORMAÇÃO TEM GRANDE REPERCUÇÃO COM OS PAIS).
    2- ESTOU SUGERINDO AOS PROFISSIONAIS QUE, COMO EU OCUPAM CARGOS SEM REMUNERAÇÃO, COMO TESOURARIA, COMISSÃO DE LICITAÇÃO, COLEGIADO E OUTROS; QUE IMEDIATAMENTE ENTREGUEM TODOS OS CARGOS. ESTA ATUTUDE MOBILIZA A ESCOLA E CONSEQUENTEMENTE AS SREs E SEE. ALERTA A TODOS, EM RELAÇOA A REPOSIÇÃO. ABRAÇOS. BOA TARDE..

  126. Dulcinéa França on Maio 28th, 2010 14:08

    OLÁ, ALBERICO,
    ONTEM, PRIMEIRO DIA DE RETORNO À SALA DE AULA, INFELIZMENTE EU ESTAVA QUASE SEM VOZ E COM BONS GRAUS DE FEBRE, MAS NÃO DEIXEI DE IR PORQUE SABIA QUE SERIA UM DIA DE MUITOS QUESTIONAMENTOS POR PARTE DOS ALUNOS. TRABALHO COM O ENSINO MÉDIO E PUDE PERCEBER QUE OS ALUNOS ESTÃO “ANTENADOS” EM NOSSA GREVE, NA FARSA QUE REPRESENTA O GOVERNO ANASTASIA E, AGORA, VEEM COMO SOMOS DESVALORIZADOS E DESRESPEITADOS POR ESSE GOVERNO INSTALADO EM NOSSO ESTADO. O MAIOR QUESTIONAMENTO DELES ERA SOBRE A SUSPENSÃO DA GREVE. COM EU TINHA UMA CÓPIA DO ACORDO FEITO PELO SIND UTE E GOVERNO EM MÃOS, EXPLIQUEI TÓPICO POR TÓPICO.
    FOI INTERESSANTE PERCEBER QUE ELES SE DERAM CONTA DA MANIPULAÇÃO DA MÍDIA POR PARTE DO GOVERNO E, POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, PERCEBERAM A RETIRADA DO SITE DO SIND UTE DO AR.
    ELES DEMONSTRARAM PREOCUPAÇÃO TAMBÉM COM RELAÇÃO À REPOSIÇÃO DAS AULAS MAS EU DISSE A ELES QUE ESSA CONVERSA ACONTECERÁ DEPOIS DOS 20 DIAS QUE FORAM DADOS AO GOVERNO PARA SE POSICIONAR E QUE SE ACALMASSEM COM RELAÇÃO A ISSO..
    AGORA, VOCÊ ACREDITA QUE A NOSSA SRE JÁ MANDOU UM CALENDÁRIO DE REPOSIÇÃO COMO “SUGESTÃO”?
    AGUARDEMOS E NÃO NOS CALEMOS DURANTE ESSES 20 DIAS.
    ABRAÇOS,
    DULCINÉA

  127. ALBERICO MARQUES GARCIA on Maio 29th, 2010 13:42

    BOA TARDE EDUCADORES MINEIROS. VALE A PENA INSISTIR QUE TODOS OS PROFIFFIONAIS PROFESSORES QUE OCUPEM “CARGOS” SEM REMUNERAÇÃO, COMO TESOURARIA, PATRIMÔNIO, COMISSÃO DE LICITAÇÃO E OUTROS, QUE ATÉ O MOMENTO FAZÍAMOS, ENTREGUEM TODOS AOS DIRETORES PARA QUE ELES SE POSICIONEMFRENTE AS SREs MOSTRANDO AO GOVERNO QUE NÃO MAIS TRABALHAMOS DE GRAÇA E NEM SEGUNDOS A MAIS EM NENHUMA ESCOLA. VAMOS SER MAIS CORPORATIVISTA E PRÁTICOS EM NOSSAS DECISÕES.BOM FIM DE SEMANA…

  128. FLAVIA CALDEIRA BRANT COSTA on Maio 29th, 2010 16:48

    Anastasia estamos de olho em nosso acordo….. Se houver qualquer quebra do contrato, voltaremos a greve e o melhor com o apoio dos pais que já sabem dos combinados do sind ut e governo, assim eles já sabem quem voltou atrás…….

  129. Geraldo César M. Pedroso on Maio 29th, 2010 17:09

    Oi amigos Dulcinéa(musa dos educadores mineiros), o grande Alberico com seus pitacos inteligentes, Nara e tantos outros educadores mineiros. Quero falar, 1ªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªnte, o JUINHO(percebe meu filho que te coloquei em destaque em letras maiúsculas, só pra te dizer o seguinte, vai estudar, vai ler querido, vai pra PQP, “por isso popular” que não conseguimos atingir o status de 1º MUNDO, vamos descansar em 20 dias, levantar com mais força e guerrear contra esse governo estadual que tá aí, anastasia e aécio é a mesma porcaria….

  130. Geraldo César M. Pedroso on Maio 29th, 2010 17:26

    Queridos Educadores da Rede Estadual de M.G. quero colocar uma questão fundamental, SOMOS FORTES

  131. ALBERICO MARQUES GARCIA on Maio 30th, 2010 10:01

    BOM DIA PROFISSIONAIS EDUCADORES MINEIROS.
    GOSTARIA DE COLOCAR HOJE AOS COLEGAS DUAS QUESTÕES FUNDAMENTAIS PARA ESTA SEMANA:
    1- NÃO PODE HAVER REPOSIÇÃO ANTES DO ENVIO DO PROJETO DE LEI A ASSEMBLÉIA. NÃO ACEITEM PRESSÕES.
    2 - NÃO DEIXEM DE CONTINUAR PARTICIPANDO DOS DEBATES NOS JORNAIS O TEMPO, PORTAL UAI E OUTROS MAIS. VAMOS CONTINUAR MOSTRANDO E DERRUBANDO AS MENTIRAS DO AnastASIA.
    NAS AVALIAÇÕES DO BIMESTRE SUGIRO QUE COLOQUEMOS EM TODAS ELAS; UM DOS ARTIGOS DAS LEIS QUE O GOVERNO DISSE QUE NÃO EXISTIA. É UMA ÓTIMA FORMA DE MOSTRAR AOS NOSSOS ALUNOS ESTA FARÇA DO GOVERNO MINEIRO.BOM DOMINGO A TODOS.

  132. FLAVIA CALDEIRA BRANT COSTA on Maio 30th, 2010 21:28

    CAROS COLEGAS, NA MINHA ESCOLA DETERMINAMOS O SEGUINTE:
    VAMOS PAGAR NO MÊS DE JUNHO, MAS, SE HOUVER QUEBRA NO ACORDO, NÓS VAMOS PARAR DE PAGAR ( REPOR AS AULAS)…. OU SEJA, NA MINHA ESCOLA COLOCAMOS 3 DIAS DE REPOSIÇÃO EM JUNHO ( AINDA DEVEMOS 33, SE O GOVERNO QUEBRAR O CONTRATO ASSINADO, PARAMOS COM A REPOSIÇÃO, O GOVERNO DEIXOU OS ALUNOS COM 33 DIAS SEM REPOSIÇÃO)…. BJIM

  133. ALBERICO MARQUES GARCIA on Junho 1st, 2010 13:38

    BOA TARDE EDUCADORES MINEIROS. EXISTEM DIRETORES QUE ESTÃO RECLAMANDO QUE OS PROFESSORES VOLTARAM ARROGANTES DESTA GREVE. PARABÉNS PROFESSORES. MOSTRAMOS QUE ALÉM DE ENSINAR, APRENDEMOS RÁPIDO. NÃO FOI ASSIM QUE O GOVERNO NOS TRATOU. TALVEZ SEJA ASSIM QUE O GOVERNO ENTENDA COM “NEGOCIAÇÃO”. NÃO É ESSA A TÕNICA DO NOSSO TRABALHO, PORÉM QDO SE FIZER NECESSÁRIO ASSIM O FAREMOS. HOJE FIZEMOS O NOVO CALENDÁRIO. PREVIMOS A REPOSIÇÃO PARA COMEÇAR NO DIA 14, SE FOR O CASO. ABRAÇOS A TODOS..

  134. Dulcinéa França on Junho 16th, 2010 23:04

    COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS,
    O GOVERNO DEU SUA CARTADA DE MESTRE E, ANTECIPADAMENTE, JOGOU NA MÍDIA O QUE ELE CHAMOU DE PROPOSTA. AMANHÃ HAVERÁ ASSEMBLEIA EM BH E, PELO QUE POSSO VER, A MOBILIZAÇÃO JÁ NÃO É A MESMA. EM MINHA ESCOLA, ADERIMOS À PARALISAÇÃOE ALGUNS DE NOSSOS COLEGAS IRÃO A BH. É PRECISO QUE SE TENHA A CLAREZA DO QUE FOI ACORDADO, É PRECISO SABER EXATAMENTE O QUE É ESSA PROPOSTA DO GOVERNO, SE ELA REALMENTE POSSUI VANTAGENS PARA NÓS OU SE HÁ ALGUMA CILADA QUE, DEPOIS, FARÁ COM QUE FIQUEMOS MAIS 12 ANOS NA SITUAÇÃO DE PENÚRIA EM QUE NOS ENCONTRAMOS. CONTINUEMOS ATENTOS E DE OLHO EM TUDO O QUE SE PASSA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA. NÃO NOS DEIXEMOS ENGANAR PPELOS NÚMEROS APRESENTADOS NAQUELAS TABELAS SEM SABER EXATAMENTE DE ONDE VEM E PARA ONDE NOS LEVARÃO. UM GRANDE ABRAÇO A TODOS E CONTINUEMOS UNIDOS, ALÉM DE NÃO NOS ESQUECERMOS DO MÊS DE OUTUBRO, É CLARO. NÃO É UM AUMENTO PARA 2011 QUE NOS FARÁ ESQUECER E ELEGER QUEM JÁ PROVOU QUE NÃO MERECE. A PUBLICAÇÃO DESSSES NÚMEROS NA MÍDIA É PÁRA VER SE HÁ UM AUMENTO NA INTENÇÃO DE VOTOS NO PSDB.
    C U I D A D O !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    ATÉ MAIS.

  135. FLAVIA CALDEIRA BRANT COSTA on Junho 17th, 2010 11:43

    Estou me preparando pra ir a Assembléia, na minha escola paamos o turno da tarde e o da noite (o turno da manhã deve receber mais do os outros)…. Bom eu estou indo com a minha equipe de professores ( fomos em todas), pois não vou deixar que outra pessoa vote por mim…. afinal estou lutando pelo meu ganha pão, e não existe ninguém melhor para votar por ele do que eu mesma… NÃO DEIXO A VIDA ME LEVAR, MINHA VIDA LEVO EU, ABRAÇOS

  136. ALBERICO MARQUES GARCIA on Junho 18th, 2010 11:53

    BOA TARDE EDUCADORES MINEIROS. DURANTE AS PARALISAÇÕES EMVIEI UMA PERGUNTA SOBRE O ASSUNTO AO SIT EDUCACAO E A RESPOSTA FOI QUE “O SIT EXISTE PARA ASSUNTOS INSTITUCIONAIS”. INCRÍVEL COMO AGORA TUDO VIROU “INSTITUCIONAL” INCLUSIVE ALIENAÇÃO DE SERVIDORES. A BOLA DA VEZ SÃO OS DIRETORES. EM LETRAS GARRAFAIS O SIT COLOCA SUAS “VANTAGENS”. PODEM ESPERAR QUE VIRÃO TAMBÉM COM “PROPOSTAS” AOS PROFESSORES DESAVISADOS, COMO MUDANÇAS DE LOTAÇÃO, DE CARGO NA ESCOLA, ETC.SEMPRE TEM SERVIDOR QUE ACHA QUE BENEFÍCIO PRÓPRIO VEM EM PRIMEIRO LUGAR.NÃO ACEITEMOS NENHUMA “TROCA” PARA SERMOS DEPOIS COBRADOS POR ELA. CHEGA OS DEPUTADOS QUE O FAZEM TODOS OS DIAS.ABRAÇOS FIQUEMOS ATENTOS.. OPERAÇÃO PADRÃO NA REPOSIÇÃO, SEM “BENECES” POR FAVOR.

  137. Nara Rúbia on Junho 18th, 2010 20:33

    Flávia, sem comentários. Você disse tudo! Só quem vai às nossas assembléias sabe o quanto elas nos fortalecem. Parabéns pela clareza.
    Abraços a todos.

  138. Geraldo César M. Pedroso on Julho 22nd, 2010 1:12

    Queridas Dulcinéa França, Alberico, Flávia, Nara Rúbia, Priscila etc. Estou com saudades de interagir com vocês, entre em contato meu telefone é 3324-2757, moro em Santa Tereza e tenho um sebo com aproximadamente uns 7000 exemplares…apareçam pra gente matar as saudades e arrumar pra próxima…
    Abços.
    Cesinha

  139. ALBERICO MARQUES GARCIA on Agosto 1st, 2010 19:51

    Olá césar? tdo ok? add aí no msn profalberico@yahoo.com.br (messinger). Abraço….

  140. helenir maria de brito on Junho 15th, 2011 6:09

    É uma pouca vergonha pois num pais onde muitos nem emprego tem e passam ate fome a classe de professorados que muitas das vezes nem vai á carteira das crianças, trás tudo da internet já pronto ainda entrar em greve é o cumulo do absurdo.mais ainda sem aviso aos pais dos aluno.

  141. César Pedroso on Junho 15th, 2011 10:40

    Que preguiça me dá!
    Vamos lá minha gente, o piso é lei, então cumpra-se!
    Vergonha é ler seu texto dona Helenir, bobagens…bobagens…bobagens…

  142. Márcia on Junho 15th, 2011 13:54

    Nossa D. Helenir fico triste com um depoimento como este, sem argumentos, você deveria conhecer um pouco mais a classe, e deveria saber que hoje a internet é um dos recursos multimídias mais importantes para o enriquecimento de um aula. Como disse o César que preguiça que dá de ler texto como o seu…….

  143. Priscila on Junho 15th, 2011 17:18

    São opiniões como esta que acabam por legitimar ações autoritárias como aquela tomada pelo governo do RJ contra os bombeiros.
    Para criticar nossa classe, senhora Helenir, procure se informar melhor sobre nossa condição salarial e nossas reivindicações.
    Converse com um professor, qualquer um, e ele vai te informar sobre essa difícil realidade

  144. César Pedroso on Junho 16th, 2011 18:44

    Que vergonha foi a entrevista dada e armada pela “mordaça da Imprensa Mineira” das “professorinhas” da escola estadual Padre Eustáquio, vomitando suas opiniões sobre a greve (dos trabalhadores da Educação do Estado de MG)no jornal do SBT(Alterosa) agora à noite(dia 16/06/2011). É uma pena que as professoras que ganham um salário menor da Rede Estadual mineira, de nível médio, são as quais, por não terem consciência de classe, tão pouco consciência política, continuam sendo manipuladas pela “Armação da imprensa+Secretaria da Educação”, mas hoje fiquei contente de ver no pátio da Assembléia Legislativa de MG, companheiros dignos levantando as mãos pela continuidade da nossa greve.
    O Piso é Lei! Cumpra-se!

  145. Gilnei on Agosto 9th, 2011 15:58

    Isto que estamos vendo é a farra de se trabalhar para o Governo, todo mundo quer mamar. Trabalho 60 horas semanais para ganhar o que eles estão exigindo, e trabalhando menos. CAMBADA DE SAFADOS E O EXEMPLO VEM DE CIMA.

  146. SEBASTIÃO on Agosto 10th, 2011 8:22

    CARO GILNEI,

    SE VOCÊ REALMENTE TRABALHA 60 HORAS SEMANAIS PARA RECEBER O MESMO SALÁRIO QUE HOJE RECEBEM OS PROFESSORES MINEIROS, ENTÃO VOCÊ TAMBÉM É UMA PROVA VIVA DA DESVALORIZAÇÃO COMETIDA POR SEUS PATRÕES.

    PARTINDO-SE DO PRINCÍPIO QUE A LEI PROÍBE A EXECUÇÃO DE MAIS DE 2 HORAS EXTRAS DIÁRIAS POR QUALQUER TRABALHADOR, ENTÃO CARO AMIGO, NOTA-SE QUE VOCÊ ALÉM DE MAL REMUNERADO E DESVALORIZADO POR SUA EMPRESA, TAMBÉM TRABALHA SOB REGIME DE “ESCRAVIDÃO”.

    SE VOCÊ TEM HOJE UMA REMUNERAÇÃO IGUAL AO DOS PROFESSORES DE MINAS E FOI CAPAZ DE ESCREVER A SUA INDIGNAÇÃO, ENTÃO, PARA ISSO VOCÊ PRECISOU DE UM PROFESSOR PARA ALFABETIZÁ-LO.

    NÃO É ENGRAÇADO QUE UM DIA VOCÊ NECESSITOU DE UM “SAFADO” PARA PELO MENOS CHEGAR ONDE ESTÁ??????

    UM ABRAÇO.

    SEBASTIÃO

  147. Delmiro dos santos Neto on Agosto 10th, 2011 21:46

    Mesmo em LIP , desde abril de 2010, acompanho a luta da nossa categoria, tenho 13 anos de estado(1997/2010). Optei pela LIP depois de mais de uma década de desgaste e descaso do governo de Minas Gerais. nem sei voltarei, renovarei a LIP, ou infelizmente abandonarei o estado. Grande satisfação tenho ao acompanhar a luta e preserverança dos professores em greve , e ogrande comando da professora Beatriz(chega de pelegos incompetentes). nesta radicalização do geverno (contratação de professores), a melhor resposta e a manutençao e ampliação do movimento(que bom seria , se a esta altura da situação,novas adesões ocorressem). firme na luta e agora ou nunca.

  148. César Pedroso on Agosto 10th, 2011 23:49

    Gilnei…Gilnei….que merda é essa que você escreveu meu caro?????me da uma preguiça danada de retrucar você…
    A Greve continua e não vamos retroagir…ligamos o “FODA-SE”, ou paga o piso …ou paga o PISO!!!
    PORRAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!

  149. César Pedroso on Agosto 10th, 2011 23:52

    Quero Mandar um Abração pra BIA, pois está nos representando como genre grande, querida vamos lá, direto à luz e o PISO…

  150. César Pedroso on Agosto 10th, 2011 23:56

    Cade voces? Alberico, Dulcinéa França, Flávia, Nara Rúbia, Priscila e outros….saudades….e quero contato pra gente lutar….

    César

  151. César Pedroso on Agosto 10th, 2011 23:59

    Vamos animar minha gente!!!!!!
    A luta está agora só começando…
    César

  152. ana maria souza pinto on Agosto 16th, 2011 13:15

    marina deveria fica com leo pois pedro é assasino e deve passar o resto das suas vidas numa penitenciaria natalie vai virar batedeira de boquete para ganhar uns trocados esssa novela foi horrivel por que as novelas tem que ter so sexo explicido como aquela das 11:00 O ASTRO….aquela é boa demais só…… bom por hoje é só mas nao percam essa novela otima que é INSENSATO CORAÇAO BJS da suas bloqueiras

  153. Wolney on Agosto 16th, 2011 13:38

    Caros Leitores,

    O presente post foi publicado neste blog com a intenção de fertilizar o debate sobre a greve, mas não para servir de palco de agressões. Gostaria de solicitar que respeitassem os leitores e produzissem um debate no campo das ideias.

    Atenciosamente,

    Wolney Honório Filho
    Editor do Blog

  154. César Pedroso on Agosto 16th, 2011 13:53

    Concordo em grau, gênero e número…
    E a Greve vai continuar: enquanto a negociação não acontece, a greve aumenta e aquece…nunca fenece; pois bem, escutem o grito ecoar daqui dessas minas gerais, …PELA IMPLEMENTAÇÃO JÁ…DO PISO NACIONAL da EDUCAÇÃO NO PAÍS…
    OU PAGA O PISO…OU PAGA O PISO…

  155. Dulcinéa França on Agosto 18th, 2011 13:31

    Caros colegas, caro Vésar,
    por motivos operacionais estive sem podeer postar meus comentários ainda nesse blog. Mas aqui estou e, hoje, de maneira especial, para mostrar minha indignação ainda maior com esse (des)governo que vem tentando manobras das mais diversas e absurdas com a finalidade de desmoralizar nossa classe perante a sociedade e também causar a desmobilização entre nossos colegas. Mas o que vi nessa última assembleia foi uma adesão ainda maior de colegas de todas as regiões de nosso estado.
    Agora, pasmem depois de ler, quero relatar um fato que aocnteceu comigo ontem,. e que me causou grande revolta. Sem desmerecer a profissão da pessoa, ontem, uma faxineira apresentou-se para tomar “posse” de minhas aulas, uma vez que sou professora de 3º ano do Ensino Médio, e quando questionada sobre o motivo pelo qual fazia isso, disse “toda poderosa” quue queria adquirir experiência, Tenho contado isso aos alunos com os quais encontro e a indignação deles em relação ao governo só aumenta. Ela só não pegou as aulas porque é faxineira no hotel o dia inteiro. Porém, mais tarde, minhas aulas foram parar nas mãos de uma recem formada, a quem, EDUCADAMENTE, dirigi duras palavras, faklando sobre ética, cidadania e outras coisas que nós, que somos de luta, não podemos deixar de falar. Pensei que a dita nem retornaria à escola hoje, mas para meu espantop, passou a manha toda tomando soil no pátio da escola porque meus alunos se recusam a assistir aulas que não sejam dadas por mim. É essa, companheiros, a preocupação desse Ditador com a educação. Hoje é possível contratar pessoas até com o CAT vencido. Esse é o governo das arbitrariedades e é por isso que devemos seguir FIRMES até a vitória, até conseguirmos arrancar desse senhor o nosso PISO, que é LEGAL. Não podemos esmorecer, a hora é de firmarmos mais em nossa luta e trazer aqueles que ainda insistem em permanecer dentro das salas de aula. Esses colegas que estão trabalhando são covardes e esses que estãopegando as aulas nas escolas são CAPACHOS do governo.
    SIGAMOS EM FRENTE, NOSSA LUTA É LEGAL, JUSTA E DIGNAS. VAMOS NOS MANTER FIRMES E UNIDOS ATE A VITORIA.
    UM ABRAÇO A TODOS E ABAIXO ANESTESIA!!!!!!!!!!!
    (Ele anestesia nossa vontade de trabalhar, nossa conta bancária, mas não anestesia nossa vontade de lutar).
    Até breve!

  156. César Pedroso on Agosto 18th, 2011 13:56

    ORA!!!ORA!!!Grande Dulcinea “não del Teboso”, mas aqui de minas…
    Passou na frente de escola que está de greve: cuidado você pode virar professor…é uma vergonha que educadores como o governador e dona “GAIOLA” sic, gazzola, usam dessa estratégia…mas hoje fiquei sabendo que mais 12 escolas de BH, que não estavam de greve começaram ontem…A nossa greve cresce em todas as cidades do estado e o “TIRO SAIU PELA CULATRA”, vamos lá minha gente.
    “OU PAGA O PISO…OU PAGA O PISO…”

    abração Dulcinea!!!!!

  157. Vera Lúcia on Agosto 18th, 2011 14:06

    É isso mesmo, Dulcinéa! Prossigamos a nossa luta! Vamos continuar esfregando na cara desses oportunistas que não respeitam a greve alheia sua falta de ética com a nossa classe e sua covardia! São “os Judas”, se vendendo por umas moedas que lhes queimarão as mãos. Quanto ao governo, que faça sua lambança para tentar descumprir sua obrigação de nos pagar o que nos deve. Desperdice o dinheiro, que até sobra, pagando pessoas possivelmente sem preparo para alcançar os objetivos que o governo diz querer alcançar. Enfim, tire o seu da linha, para que os pais se calem, mal sabendo que é tudo armação para enfraquecer o movimento.
    Abaixo esse governo manipulador!
    Em frente, colegas!
    Um abraço.

  158. César Pedroso on Agosto 18th, 2011 14:41

    Oi Vera Lúcia, tudo bem eu concordo com você em relação a essas pessoas que “oportunistas e sem qualificações” aproveitam… mas o quero quero chamar atenção é para as excelências senhores deputados da base do governo, os quais todo tempo trabalham para a eleição de Aécio Neves para presidente, uma vergonha…temos que pegar pesado para mostrar a população desse estado qual é o jogo…
    Temos obrigação como educadores minar esse objetivo…
    Nossa greve cresce em todo estado, vamos até a vitória!!!
    Abração Vera!!!!

  159. Sheila on Agosto 18th, 2011 14:53

    Não consigo entender porque há tantas pessoas prestando concurso público. Fazem até cursinhos. Sendo que no edital é bem claro o salário. O gorverno não importa e os maiores prejudicados são os nossos filhos. O professor com ou sem reajuste continua com seu emprego concursado que tantos desejam, pq se fosse em uma empresa privada a história seria outra. E no mais continuamos pagando impostos.

  160. César Pedroso on Agosto 18th, 2011 15:11

    Prezada Sheila, concordo com você quando falas que têm muitas pessoas, até fazendo cursinho, para prestar concurso público, mas você pode ter certeza que não é para educação. Não sei se você sabe, mas falta professores o ano todo em diversas áreas da educação, principalmente na área de exatas(Química, Física…etc). Todos têm consciência do salário, mas só pra você ter uma ideia, na época do “PORCÃO” eu já vendia aulas para o Estado e meu salário, eu recebia como piso 3 salários mínimos, hoje não chega a dois, mesmo que tem uma lei FEDERAL que foi promulgada em janeiro de 2008, estipulando um piso nacional da educação muito acima. Sobre a empresa privada, as escolas particulares de minas pagam bem melhor os seus funcionários, pois muitos donos de escolas particulares mantêm “LOBS” pra que a escola pública, aqual você como cidadã consciente deveria estar defendendo agora, mas é mais fácil achar que os alunos são os mais prejudicados. Você esqueceu que temos filhos e, minhas filhas sempre estudaram em escolas públicas e também continuo pagando impostos.

    Um Abraço Sheila!

  161. Vera Lúcia on Agosto 18th, 2011 16:05

    Olá, Sheila.
    O nosso problema é justamente o salário. Quando comecei a lecionar, em 2002, o salário oferecido era de 660 reais. No ano passado, antes da jogada do subsídio, eu ganhava por volta de 850 reais. Convenhamos que em 9 anos meu salário teve um acréscimo de, aproximadamente, 28%, enquanto o salário mínimo passou de 200 reais para 510 reais, representando um aumento de 255%. Temos ou não temos razão para reclamar????…..
    Um abraço.

  162. César Pedroso on Agosto 18th, 2011 18:31

    Então como estava falando das escolas particulares, nem todas, mas a maioria, mantêm uma rede protetora para enfraquecer a escola pública: lei de mercado–quanto pior a escola públicaXmais alunos+lucros nós vamos obter. ENTENDEU, querida. Tá acho que nosso papel nesse contexto é continuar ensinando e dando uns toques para a população….né………

  163. Dulcinéa França on Agosto 18th, 2011 22:31

    Companheiras e companheiros incansáveis em nossa luta (que certamente será vitoriosa),

    em meio a tanta arbitrariedade, a tantos desmandos desse governador pinóquio, agora à noite, em minhas reflexões, pensei que não poderia deixar de registrar um fato que muito me alegra e me mostra que ainda há pessoas que, mesmo estando na direção de escolas estaduais, jamais se esqueceram de que estão diretores e que o seu lugar, futuramente, será uma sala de aula.
    Parabenizo, aqui, os diretores das escolas estaduais de Ouro Preto (sede) que, mesmo debaixo de pressão de superintendencia,inspetoras e etc., estão ao nosso lado, lutando como lhes é possivel. Parabéns a vocês, que são a prova de que ética, dignidade, cidadania, justiça , …,são coisas que se aprende na escola e que não se deve perder de vista, ocupe o cargo que se ocupar.
    E vamos em frente pois, Anestesia, atrás vem gente e gente disposta a lutar.
    Uma boa noite e, com certeza, amanhã será outro dia!
    Aqui em Ouro Preto, teremos panfletagem, conversa com a comunidade e também com aqueles que querem tornar-se professor à custa de nossa greve. E a agitação vai de 8 às 17 horas.
    NÃO PODEMOS ESMORECER EM NOSSA LUTA. A VITÓRIA ESTÁ PRÓXIMA.
    VAMOS MOSTRAR PARA ESSE IMPERADORZINHO QUE COM EDUCAÇÃO É COISA SÉRIA E QUE COM PROFESSOR NÃO SE BRINCA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  164. César Pedroso on Agosto 18th, 2011 22:40

    Não se brinca também com a Ines diretora da E.E.Júlia lopes de almeida, amiga e professora sempre….abraçãooooo!!!!!!!!!!!

  165. Dulcinéa França on Agosto 23rd, 2011 12:12

    Bravos companheiros e companheiras, professores mineiros,
    Eis que, num gesto de extremo desespero, o (des)governo mineiro lança o que (se Deus quiser) pode ser chamado de sua última cartada; aquela que, para eles, porá um fim à nossa luta: o subsídio, 2ª parte.
    Essa é a esperança, para eles, de saírem por cima, mostrando que não foram vencidos por uma categoria que eles subjugam, sobre a qual lança
    seus desmandos e suas arbitrariedades.
    Coitados! O que eles finjem não ver é que o nosso movimento aumenta a cada tentativa de desmoralização da classe perante a sociedade.
    O que se vê é o profesorado mineiro sentindo-se cada vez mais forte, com sua estima elevada e a convicção de que pode tudo. Nossa classe está se fortelecendo nessa greve e, creio eu, que, nunca mais, governante algum fará pouco de uma classe tão necessária para a construçao de uma sociedade justa, solidária, onde haja respeito entre todos.
    Anestesia, renda-se à luta dos professores! Pague a eles o que é direito! A sociedade já está reconhecendo onde está o erro! Todos já percebem sua intransigência! Vem que com você não há conversa! Todos vem o regime de ditadura instaurado em nosso estado.
    Nossa luta é digna e só terá seu fim quando tivermos garantido o pagamento do nosso piso!
    SE O PROFESSOR ESTÁ NA RUA, ANASTASIA, A CULPA É SUA!
    E SE O GOVERNO NOS ENROLA, NÃO VOLTAMOS PARA A ESCOLA.

    Companheiros e companheiras,
    todos juntos nesta 4ª feira em nais uma Assembleia.
    Todos juntos rumo ao nosso PISO!
    Um abraço e até 4ª!

  166. César Pedroso on Agosto 23rd, 2011 15:19

    O CIRCO foi montado hoje pelo governo do Estado, cuja porta vóz A Secretária “Gazolla”, oferecendo benefícios agregados ao subsídio. Será que não entenderam, que mais de 140.000 trabalhadores em educação optaram pelo PISO NACIONAL DA EDUCAÇÃO. Não vamos abrir mão dos nossos direitos adquiridos desde 1979.
    Aí professores amanhã daremos a resposta para o governo: pela continuidade da GREVE em todo Estado de MG.

    ATÉ a VITÓRIA!!!!
    …OU PAGA O PISO…OU PAGA O PISO…

  167. César Pedroso on Agosto 23rd, 2011 15:38

    Corrigindo não são 140.000 e sim 153.000; e não adianta anunciar pela mídia de forma espalhafatosa, querendo descaracterizar as nossas lideranças. VIVA O SINDUTE de MG, e parabéns a nossa coordenadora Beatriz Cerqueira que sempre nos representa com muita dignidade… Governo esse novo argumento eu tenho certeza vai sair pela culatra novamente!!!
    Amanhã vocês receberão a resposta da categoria!!!

  168. César Pedroso on Agosto 24th, 2011 0:22

    TODOS AMANHÃ NA ASSEMBLEIA, vamos mostrar nossa indignação!!!
    …Ou Paga o Piso…Ou Paga o Piso…

  169. Dulcinéa França on Agosto 25th, 2011 11:40

    Incansáveis companheiroas e companheiros, mulheres e homens de luta de nossa querida Minas Gerais.

    Ontem, dia 24/08, Belo Horizonte tremeu com a mais bela e emocionante assembléia de nossa categoria desde o início de nossa greve!
    A publicação do acórdão nos deu mais ânimo, mais “gás” e mais convicção, ainda, da legalidade de nossa luta.
    E agora, Anestesia? A você cabe apenas uma saída: PAGAR OU PAGAR o Piso ao professorado mineiro.
    E tem mais…. A revolta já não é só nossa. A sociedade começa a compreender a GRANDEZA de nossa luta e a NECESSIDADE de nossa presença para a mudança de uma sociedade marcada por desmandos de pessoas como o (des)governador de MG.
    Ao passarmos, aos milhares, pelas ruas do centro da capital mineira, víamos dos altos dos prédios, das janelas, das calçadas as manifestações de apoio de uma sociedade que, certamente, também já não aguenta ser ser massacrada por tanta arbitrariedade praticada por esse senhor.
    É preciso, agora, fortalecer o nosso movimento, que caminha. com a graça de Deus, para a VITÓRIA. É preciso trazer os nosso colegas (não companheiros) que estão em sala de aula para fortalecer a nossa luta ´e preciso, mais ainda torcer e pressionar para que o MP tome as medidas cabíveis com relação ao nosso corte de ponto (uma vez que nossa greve não é ilegal) e também com relação à contratação de substitutos que, na maioria das vezes mal estão dando aulas.
    Nossa greve está linda, de nível! È HISTÓRICA!
    Também sou funcio´nária de escola particular e, ontem, antes de ir para a assembleia dei aulas nessa escola. Ao entrar em uma determinada sala, fu surpreendida pela pergunta de uma aluna, que queria saber o que é subsídio. A turma toda se calou para ouvir minha explicação e questionaram sobre a greve. Após minhas palavras, foram unânimes em dizer que estamos cobertos de razão. Confesso que me emocionei.
    CONTINUEMOS FIRMES!!!!! NOSSA LUTA E LEGÍTIMA E ESTAMOS PRÓXIMOS DA VITÓRIA!!!!!!!

    Lembrem-se: SE O GOVERNO NOS ENROLA, NÃO VOLTAMOS PRA ESCOLA!
    SE O PROFESSOR ESTÁ NA RUA, ANASTASIA A CULA É SUA!!!

    FIRMES NO NOSSO PROPÓSITO!!!!!FORA,ANESTESIA!!! FORA,RENATA!!!!! FORA,GAZOLLA!!!!!

    UM GRANDE ABRAÇO A TODOS QUE ESTIVERAM PRESENTES EM NOSSA ASSEMBLÉIA E PASSEATA ONTEM.

    SOMOS GUERREIROS, SOMOS FORTES, SOMOS MAIS!!!!!
    NÓS FAZEMOS A DIFERENÇA EM QUESTÃO DE EDUCAÇÃO!!!!

  170. César Pedroso on Agosto 25th, 2011 17:55

    Aos profissionais da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

    Caros(as) Colegas,

    O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio das Secretarias de Estado de Educação (SEE) e de Planejamento e Gestão (Seplag), atento à responsabilidade constitucional que lhe cabe, reafirma o compromisso inegociável com a educação pública de qualidade e com a construção de uma política efetiva de remuneração dos servidores da educação. Em vista disso, torna pública proposta visando ao aperfeiçoamento do modelo remuneratório em valor único (subsídio).

    Nesse sentido, informa que enviará à Assembleia Legislativa de Minas Gerais Projeto de Lei contendo avanços significativos no modelo remuneratório implantado em janeiro deste ano. Com a aprovação do referido Projeto, o Governo contará com um instrumento ainda mais efetivo para a consecução das políticas educacionais em nosso Estado.

    Em breve, a SEE disponibilizará orientação que irá permitir a cada servidor visualizar seu novo posicionamento na carreira da Educação, conforme documento a seguir.

    É nosso entendimento que todos os esforços devem ser envidados para assegurar, de forma contínua e transparente, a valorização do profissional da educação. Assim será possível garantir aos estudantes o direito à educação de qualidade. Esta é uma tarefa de todos, em especial, uma responsabilidade nossa, profissionais da educação pública.

    Atenciosamente,

    Ana Lúcia Gazzola – Secretária de Estado de Educação

    Ai Gente a Secretaria da educação me mandou esse texto pra analisar: Gazolla, Renata Vilhena, não interessa pra mim essa proposta, não me venhas com subsidio pois quero É PISO….ENTENDEUUUUUU!!!!
    a
    A GREVE VAI CONTINUAR!!!!

    não somos idiotas de saber que o veneno mata…ninguém vai opnar pelo subsídio…
    não sou IDIOTA, a greve vai continuar até o PISO NACIONAL DA EDUCAÇÃO….ENTENDEU Governador….
    ATÉ O PISO!!!!Professores conscientes!!!!!!!!!!

    Ir para a mensagem anterior | Ir para a próxima mensagem | Voltar para as mensagens
    | Cabeçalhos completos
    Responder Responder a todos Encaminhar Encaminhar

  171. magnodasilvaamorim on Setembro 8th, 2011 20:28

    governo de minas gerais fique sabendo que voçe vai sair no ano de dois mil e doze governo vagabundo mal onesto governo vou tira voçe de seu cargo voce abre o seu olho vai sair e vai entra outro no seu lugar por que nao paga educadores de toda rede estadual de toda minas gerais

  172. cláudia on Setembro 9th, 2011 20:32

    Não me sinto confortável com essa situação de enfiar esse tal subsídio guela abaixo, é no mínimo detestavél esse modelo de remuneração, não tive um vintém de aumento. Provo a quem quiser. E essa coisa ridícula de 712 reais, no sentido mais ingênuo de nos fazer subsidiar. Tô FORA!!!!!!!!!!!!!

  173. César Pedroso on Setembro 9th, 2011 21:02

    Cláudia to com você! Eu acho pior eles acharem que não sabemos fazer as operações básicas da matemática, esquecendo as lutas e conquistas que iniciaram em 1979, quando o nosso sindicato era UTE,
    então por favor educadores mineiros que não aderiram ainda o nosso movimento lhes pergunto:
    “VOCÊS TÊM MEDO DE QUÊ?????
    Vamos lá companheirada resistir até o objetivo.
    OU PAGA O PISO, OU PAGA O PISO…
    Não podemos esmorecer agora, temos que escrever mais emails, questionando muito mais a mídia mineira, não podemos desistir…diretos a luz…
    e ao nosso OBJETIVO….

  174. wendens Santos on Setembro 30th, 2011 8:21

    A educação hoje esta sendo uma vergonha que governador que nos temos em ? cada vez pior e aidas tem coragem de falar que enveste na educaÇão ainda toma vergonha governadorque vexameeeee!!!!!!!

  175. juliana on Janeiro 30th, 2012 13:46

    Um professor aposentado com 18 anos ,10 meses e 28 dias que em julho de 2011 era PEB 1F e hoje qual seria seu posicionamento na nova lei?

Deixe seu comentário




Close
E-mail It