Formação de Professor|Cultura Educacional |Educação E Blog

No princípio, este Blog seria sobre História, Educação, Arte, Ciência e Tecnlogia. Agora é qualquer coisa que a cabeça pensa, o coração sente e os dedos teclam na redondeza e que possa contribuir para a formação do professor no Brasil.

Entrevista Com Professores – Vanessa dos Santos Nogueira

Filed Under Entrevista com Professores | Posted on Fevereiro 4, 2008

vanessa-dos-santos-nogueira.jpg

A professora Vanessa dos Santos Nogueira (na foto ao lado), de Santa Maria, No Rio Grande do Sul, pedagoga, nos fala aqui um pouco sobre sua experiência como professora.

Vanessa é responsável pelo Blog:

Informática na Educação

1) Fale um pouco sobre você (de onde veio, onde trabalha, formação, etc)

Atualmente moro em Santa Maria no Rio Grande do Sul, trabalho em uma obra social localizada em uma das regiões mais carentes da cidade que atente aproximadamente 900 crianças (Educação Infantil até a 7º série).

Eu Trabalho no Laboratório de Tecnologias da escola com todos os alunos e acompanho as aulas de informática que são desenvolvidas através da pedagogia de projetos e com a formação dos professores para o uso das tecnologias. Temos duas reuniões mensais onde têm os professores e a oportunidade de se atualizar e trocar suas experiências relacionadas às tecnologias com os colegas.

Também sou tutora da disciplina de Tic’s aplicada à educação do curso de Pedagogia da UAB-UFSM.

Fiz o Curso Normal, depois Pedagogia, com Habilitação em Educação infantil e Séries Iniciais. Atualmente, eu sou aluna do curso de Especialização em Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria.

2) Como você se tornou professor(a)?

Entrei no Curso Normal por opção da minha mãe, que se preocupava muito com o futuro. Confesso que não era uma boa aluna, conversava nas aulas, faltava muito, sempre tive notas suficientes para passar, mas não tinha regras, nem limites. Quando chegou o momento de fazer o estágio escolhi uma primeira série. Era o segundo semestre e a turma tinha 32 crianças de uma escola pública em região pobre da cidade.

Na primeira visita à escola para conhecer a professora regente, dois dias antes de iniciar, tive um “choque“, quando terminei de me apresentar ela me olhou e disse: “- Eu adoro o que eu faço e amo meus alunos, se você não for tratar eles tão bem como eu não precisa voltar”. Sai dali apavorada e em prantos, pois não tinha me preparado, não tinha conhecimento nenhum, fui até a escola onde fazia o Curso Normal conversar com a responsável do estágio, pedir ajuda.
Apesar de ter sido resistente para fazer o Curso Normal, queria fazer meu estágio em uma primeira série. Ela me acalmou e orientou-me a conversar novamente com a professora. Foi uma época maravilhosa, pois a professora regente me “adotou” como costumo dizer, me ensinou tudo o que eu precisa fazer e algo mais.

Terminei o estágio com um único sentimento “poder algum dia fazer por alguém o que ela fez por mim”. O exemplo daquela professora até hoje me inspira e faz crer que devemos acreditar nas pessoas, que investir no ser humano vale a pena. Cada vez que conto essa história ainda me emociono.

No ano seguinte quando iniciei o curso de Pedagogia, no primeiro semestre, comecei a trabalhar com Informática em uma escola particular. Isso há oito anos atrás… faço isso até hoje… mas nesses anos muita coisa mudou, aprendi muito com professores e alunos e até hoje as possibilidades que a tecnologia oferece à educação me encanta.

3) Como tem sido a sua experiência como docente?

Posso dizer que minha experiência como professora não tem preço! Sempre tive no meu caminho pessoas que realmente fizeram a diferença. Dificuldades nós todos temos, o que muda é como nos portamos diante delas. Pode parecer romântico, mas fazer o que se gosta influencia e muito no nosso trabalho. Viver a educação é acreditar nas pessoas e para isso não precisamos de recursos tecnológicos, um olhar, um gesto, uma atitude…. Quem não lembra daquele professor que fez a diferença na nossa história de vida.

4) Para você, quais são as mudanças significativas quem vem acontecendo na educação brasileira nos últimos anos?

Sabemos que as diferenças sociais na nossa sociedade são “gritantes”, mas nesses últimos anos o acesso a informação aumentou, a Educação a Distância vem crescendo cada vez mais.

Acredito que a EAD é um dos aspectos mais significativos hoje, não só para a educação, mas para todas as áreas, pois os cursos são oferecidos não só por instituições particulares mas por Universidades públicas.

5) Como vê a educação no futuro próximo?

Acredito que a Educação está sempre mudando. Existe sim uma grande desigualdade econômica e social onde nem todos têm as mesmas condições. Nós precisamos mudar para mudarmos essa “situação”.

Vivemos hoje um momento onde precisamos rever nossos conceitos sobre as formas de ensino. As mudanças hoje vêm acontecendo de forma muito rápida e tende a aumentar cada vez mais. Hoje, mais importante que ter informações é a forma como buscamos, selecionamos e transformamos conhecimentos. O futuro da educação está na nossa frente e precisamos adquirir novas competências para contribuir.

Estamos todos aprendendo a trabalhar com novas ferramentas, aprendendo e ensinando, acertando e errando, pois para o trabalho com as tecnologias não temos receitas prontas. O futuro da educação exige um novo educador, capaz de trabalhar com incertezas e mudanças.



Share This

Se voce eh novo(a) aqui, inscreva-se ao meu RSS feed. Obrigado pela visita!

37 Responses to “Entrevista Com Professores – Vanessa dos Santos Nogueira”

  1. Eloi on Fevereiro 28th, 2008 23:20

    Parabéns Vanessa
    Você me fez retomar boas lembranças. Fui professora do Curso Normal por 20 anos em Santiago, com a história de vida que contaste na entrevista.
    Sou também apaixonada pelo que faço. Hoje trabalho no Lab. de Informática. temos muitas coisas em comum. Bjos.

  2. Hellen Caroline on Agosto 16th, 2008 18:12

    oiii!!!!

    eu queria fazer uma simples entrevista com você até o dia 17/08/08!

    Obs:Não sei falar essa lingua que está no seu site!!!

  3. robenilson cidade on Maio 29th, 2009 8:35

    ola Vanessa, adorei a sua entrevista e vou pegar você como base para o meu fututo como professor.
    faço letras na Ucsal/Salvador/ Bahia no primeiro semestre e ja penso muito grande para o futuro da himanidade.
    foi um prazer participar e deixar os meus elogios.

  4. Vaness Morris on Agosto 25th, 2009 22:58

    Hey Vanessa, (another Vanessa here). I’m doing some research on our name and was wondering if you know any history behind it. Mine was from my great-grandmother, but she’s passed on now so I can’t ask her where it came from. Thanks!

  5. yuri on Setembro 9th, 2009 16:14

    Olá Vanessa
    Vou aproveitar suas perguntas e fazer um trabalho de entrevista do colégio: UNECIM “UNIDADE EDUCACIONAL CORAÇÃO IMACULADO DE MARIA.

  6. grazielly on Setembro 11th, 2009 6:35

    parabéns pelas repostas prova a sua capacidade o seu potencial como professora que Deus te abençõe.

  7. Eloí on Setembro 15th, 2009 10:19

    Olá Vanessa
    Parabéns pelo teu trabalho. Eu sou professora há 30 anos. Sou apaixonada pelo que faço. Acho que o contexto educacional mudou bastante, a comunicação à distancia vem crescendo, as oportunidades continuam, etc . só o que infelizmente não mudou foi a valorização da educação como um bem para humazação do sujeito e as políticas educacionais não estimulam as novas gerações a serem profissionais, embora haja raras exceções, que buscam as mudanças atendendo as necessidades e desejos das populações que estão nas escolas.
    Um bjão p vc!

  8. nathalia on Dezembro 12th, 2009 18:39

    oi Vanessa adorei a sua entrevista, me incentivou bastante vou me formar em pedagogia no próximo ano amo trabalhar com Educação só gostaria que fossemos mais valorizadas!!!! Beijinhossss muito sucesso!!!

  9. any on Janeiro 26th, 2010 16:37

    sabendo que o ldb 9394/96 rege a educaçao brasileira importante paz verificar sua implementação na pratica. como vê a implementação da ldb 9394/96 na escola sobretudo no tocante aos objetivos educacionais.

  10. any on Janeiro 26th, 2010 16:45

    comparando o legal e o real da referida lei, o que considera que fica o desejar e quais condicionante inteferem para tal

  11. Claudia Pires Pereira on Abril 21st, 2010 15:13

    Oi Professora Vanessa tudo bem? Meu nome é Claudia e sou estudante de Pedagogia estou no 3ºSemestre e
    Entrei em seu blog e vi sua entrevista e estou aqui para lhe pedir ajuda para um trabalho de faculdade
    preciso entrevistar um Professor(a) e gostaria que essa Professora fosse você com a seguinte pergunta Qual a tendencia Pedagógica que você busca utilizar em suas aulas? tenho que descrever essa entrevista e descrever que saberes pedagógicos estão relacionados com a pratica docente do Professor.Tambem tenho que apresentar 3 quetões norteadoras formuladas e respondida pelo mesmo Professor.Gostaria de saber se você pode me ajudar meu email claudia_pires2009@yahoo.com.br desde ja agradeço… bju Clau

  12. Marcia on Abril 29th, 2010 16:34

    Olá Vanessa, estou no primeiro periodo de Pedagogia na Unisul-EAD.
    Na disciplina de Didatica, preciso de uma entrevista com um professor sobre os principios de Comenius, Didática Magna e a escola hoje.
    Vc poderia me dar seu depoimento?

  13. Danielle poposuda on Maio 17th, 2010 15:55

    Eu ñ gostei pq eu ñ li pq é muita coisa pra mim ler

  14. Rosario Diniz on Agosto 12th, 2010 9:26

    oi , vc e d+ me espelho nas suas boas experiências d vida.

  15. lourdes maria da conceição on Outubro 6th, 2010 22:04

    Olá vaneça adorei sua entrevista, aproveitei suas resposta e vou fazer a minha também. beijos, thal, thal

  16. wesley on Junho 13th, 2011 7:30

    ola vanessa vc é muito famosa godtei vai lá

  17. Lilian on Junho 20th, 2011 16:33

    Olá Vanessa. Me sinto orgulhosa em ter sido sua aluno no curso de Pedagogia em EaD, Polo de Sobradinho - RS. Enquanto tutora, aprendi muito com vc, e lendo sua entrevista ainda mais. Parabéns e obrigada por td que proporcionaste.

  18. Camila on Outubro 24th, 2011 20:16

    Ola vanessa boa noite adorei sua entrevista preciso fazer uma entrevista com professor gostaria de saber se nao tinha a possibilidade de você ser essa professora entra em contato comigo no meu e-mail por favor.

  19. Camila on Outubro 24th, 2011 20:20

    Boa noite Vanessa gostei muito da sua entrevista sou de São Paulo estou cursando pedagogia no 1 semestre e preciso fazer uma entrevista se poder me dar uma ajuda agradeço se poder entrar em contato no meu e-mail.

  20. rayanne on Novembro 8th, 2011 9:56

    otima suas respostas è bom pq pode-se sigui-la
    por causa de suas escolhas
    se eu da qui pra la mudar de ideia…sem duvida
    te seguirei ès um otimo exemplo

  21. rayanne on Novembro 8th, 2011 9:59

    espero que eu seja com vc ou mellhhoor…
    n te conhecob mais gsto de vc pelas suas escolhas

  22. daniely on Novembro 17th, 2011 14:34

    nossa vc mi ajudo muito beijosssss obj

  23. Ingrid Fernanda Amaral de Morais on Dezembro 1st, 2011 12:15

    Muito obrigada pela ajuda ,espero que esse site continue nos ajudando , sempre e sempre
    Obrigada : A turma agradece.

  24. Ingrid Fernanda Amaral de Morais on Dezembro 1st, 2011 12:25

    Muito obrigada pela ajuda ,espero que esse site continue nos ajudando , sempre e sempre
    Obrigada : A turma agradece.
    Esperamos mas , informações de varios topicos

  25. matheus on Dezembro 1st, 2011 18:27

    muito obrigado pela ajuda

  26. aline cristina gomes on Fevereiro 9th, 2012 9:30

    É ISSO AI MESMO Q VCS TÃO PENSANDOqueria saber como faço uma capa do 1ºbimestre só que represantando a aula de hitória!!!!!SERA QUE PODEM ME AJUDAR…..OBRIGADO POR LER MAS ME AJUDEM

  27. july on Março 9th, 2012 8:38

    obrigada, voce me ajudou muito, eu estava precisando dessas perguntas para um trabalho de redaçao.

  28. rodrigo silva gomes on Março 27th, 2012 16:52

    parabens vanessa me fez muito bem para fazer o meu trabalho.

  29. jessica on Abril 21st, 2012 18:45

    ola eu su a jessica estou cursando pedagogia e meu primeiro ano ja faz tempo que me formei em magisterio estou perdida preciso de um resumo sobre cidade como possibilidade educadora pode me ajudar a escrever isso eu agradeço abrço

  30. jessica on Abril 23rd, 2012 14:09

    gostaria de um resumo a cidade como possibilidade educadora

  31. jessica on Abril 23rd, 2012 14:10

    tenho um trabalho para entrgar hoje

  32. Mariana Luiza on Maio 16th, 2012 14:33

    OOOOOOOOOOOOOOOI ESSAS PERGUNTAS NAO ME AJUDARAM EM NADA. SEJAM EXPECIFICOS !
    OBRIGADA (:

  33. Maria Eduarda on Maio 29th, 2012 9:05

    VALEU ISSO ME AJUDOU MT

  34. Igor on Agosto 28th, 2012 17:45

    com essa entrevista pude ter muitas deias de como entrevistar uma professora que atua a muito tempo nesse ramo.

  35. girlene alves on Setembro 5th, 2012 9:58

    adorei sua entrevistar um bom trabalho,sou auxiliar de sala pretendo mim forma em pedagogia amo trabalhar com crianças …..bjs

  36. paulo ricardo dos santos nogueira on Julho 21st, 2013 10:31

    Parabéns , gostei muito.

  37. Eloí Batista on Julho 23rd, 2013 14:41

    Olá Vanessa
    aproveito para dar-te um alô e falar um pouco sobre formação de professores. Na semana passada fui a São Luiz Gonzaga, fazer uma fala sobre A importância da formação de leitores em todas as áreas de conhecimento em duas escolas públicas. Foi muito legal, saber que todos os professores indiferentemente da área que trabalham se preocupam em ensinar a ler. Fiz um apanhado com diferentes gêneros e discutimos como ler tais gêneros, bem como a produção de cada estrutura textual. foi um dia muito bom e de muita troca…
    um abraço
    Eloí

Deixe seu comentário




Close
E-mail It